Durante a comemoração dos 50 anos da Fiat no Brasil, realizada em Turim, na Itália, o editor do Auto+ João Brigato flagrou um Jeep Renegade e um Jeep Avenger estacionados lado a lado. O encontro inusitado e curioso revela as diferenças entre os dois modelos que, apesar das especulações, não irão disputar o mesmo espaço no Brasil.
Renegade segue no Brasil, diferente da Europa
O Jeep Avenger ganhou papel de protagonista em mercados como Europa, onde substituiu o Renegade com plataforma mais moderna, motores híbridos e opção elétrica. Já nos Estados Unidos e Canadá, o Renegade saiu de linha pela queda nas vendas e pela proximidade de preço com o Compass.
No Brasil, a história é outra. O Renegade continuará em produção em Goiana (PE) e seguirá como SUV compacto, rival de Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Caoa Chery Tiggo 5X.

A Stellantis já confirmou que o Avenger nacional, previsto para estrear no primeiro semestre de 2026, será um modelo abaixo do Renegade e não vai substituí-lo. Inclusive, o Renegade terá facelift em 2026 e uma nova geração global em 2027, já na plataforma STLA Small, preparada para motores a combustão, híbridos e elétricos.
Avenger será o SUV subcompacto da Jeep
Com plataforma CMP, a mesma do Peugeot 208, 2008, Citroën C3, Basalt e Aircross, o Avenger terá porte menor. São 4,08 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 m de entre-eixos.
O Renegade mede 4,26 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,70 m de altura e 2,57 m de entre-eixos, ou seja, 18 cm mais longo e 16 cm mais alto.
Motorizações diferentes
Ainda sem confirmação, mas praticamente certo, o Avenger vai chegar ao Brasil com o motor 1.0 turbo flex T200, de 125/130 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque, associado ao câmbio CVT que simula sete marchas. Além disso, deve contar com sistema semi-híbrido nas versões mais caras de 12V, já usado no Fiat Fastback, Pulse, Peugeot 208 e 2008.
![Jeep Avenger [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/04/jeep_avenger_bev_summit_109_edited-1320x791.jpg)
Enquanto isso, o Renegade segue com os motores já conhecidos 1.3 turbo flex T270 de 176 cv e 27,5 kgfm de torque e adotará também o sistema semi-híbrido de 48V em 2026 com o facelift, mesma técnica que será aplicada à Toro e Compass.
O Jeep Avenger trará um interior moderno e limpo, com central multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos digital, console central minimalista, freio de estacionamento eletrônico e poucos botões físicos.
Dois papéis distintos

O Avenger deve ser produzido em Porto Real (RJ) e chega para disputar espaço entre os SUVs subcompactos, contra o primo Fiat Pulse, Volkswagen Tera, Renault Kardian e também o futuro SUV do Onix.
Acha que o Avenger vai repetir o sucesso do Renegade no Brasil ou terá mais dificuldade em um segmento tão concorrido? Deixe seu comentário!




O renegade nunca é pra sair de linha, o que deve desaparecer dele é O MALDITOTO RESFRIADOR DE CALOR ISTO, sem ele se tornaria imbatível ok.
A grade dúvidano avenger, é com relação a motorização de 125 /130 cv, deixando muito à desejar diante do T 270 turbo de 185 CV do renegade, gostei do avenger mas diante da motorização vai deixa uma lacunas em aberto
Jeep Renegade o único com DNA do JEEP, tem que melhorar a potência, a tecnologia e o conforto, mas o DNA do Jeep só ele tem…
Avenger ótimo
O Renegade deveria ter câmbio CVT. Venderia muito mais.
Quando comprei meu jeep Renegade em 2016, foi paixão a primeira vez, e o Avenger foi a segunda paixão, me chamou a atenção quando nao se cogitava a comercialização dele no Brasil.
Minha opinião sem preços abusivos, vai vender muito!!
Ao invés de darem forma e tamanho pro Renegade vão diminuir e deixar minúsculo ?! É um tcross ?! Piada
Vai ser bom para o nosso mercado, terá mais opções na faixa de preço de mini Suv, junto com:
VW TERA
RENAULT KARDIAN
FIAT PULSE
PEGEOUT 2008
Na faixa equivalentes a esses modelos que eu citei
Vai ser uma jeep compass,na categoria Popular.
Show, ja estou no 3• jeep renegade e nao me arrependo ,novo modelo vai arrebentar a concorrência
Ao meu ver, os faróis redondos e as grades frontais são o cartão de visita e mantém a tradição Jeep, sendo que a montadora deveria observar esses aspectos, que tornam a Jeep, uma marca diferenciada. Sugiro manterem a tradição.