Home » Segredos » Lynk & Co escolheu SUV híbrido grande para começar no Brasil

Segredos

Entre Volvo e Geely

Lynk & Co escolheu SUV híbrido grande para começar no Brasil

Nascida para preencher o espaço entre Geely e Volvo, a Lynk & Co é a responsável pelo nascimento da Zeekr e virá ao Brasil

3 min de leitura

Na enxurrada de fabricantes chinesas que estão a caminho do Brasil, uma delas chama bastante atenção, a Lynk & Co. A marca foi criada pela Geely em 2016, foi uma das primeiras a vender seus carros na Europa, onde concentra o desenvolvimento de seus modelos. E agora, de passaporte carimbado para o Brasil, ela já escolheu seu primeiro carro.

Segundo fontes ligadas à marca, o Lynk & Co 08 será o primeiro carro da marca a ser vendido no Brasil. Sua revelação pública acontecerá ainda em 2025, mas as vendas só em 2026. A pedida por ele se dá pelo fato de que é um modelo híbrido bem moderno da marca. A ideia é fazer volume, diferentemente de sua parente Zeekr que só tem carros elétricos até agora.

Como a operação da Lynk & Co não será tocada da mesma maneira que a Zeekr, a ideia é fazer bastante volume. Por isso, a marca apostará em maior rede de concessionárias, modelos híbridos e uma experiência parecida com o que a Jeep faz: tentar ser o meio termo entre as generalistas e as premium. 

Primo do Volvo XC70

Lynk & Co 08 cobre de traseira
Lynk & Co 08 [divulgação]

O Lynk & Co 08 será o primeiro carro da marca no Brasil por conta do conjunto da obra. Ele é um dos modelos mais recentes da marca, tendo sido lançado em 2023. É um SUV grande, com 4.82 m de comprimento, 1.91 m de largura, 1.68 m de altura e 2.84 m de entre-eixos. Ele é maior que um Jeep Commander em todas as medidas, mas só leva cinco pessoas.

Na China, ele tem sido um sucesso, vendendo 79.287 unidades no ano passado, um salto frente as 32.129 unidades no ano de estreia. O conjunto mecânico também é interessante, contando com motor 1.5 quatro cilindros turbo da Volvo junto a um sistema elétrico, o tornando um híbrido plug-in. 

interior do Lynk & Co 08 [divulgação]
Lynk & Co 08 [divulgação]

Ao todo, são 593 cv e absurdos 92.3 kgfm de torque, que levam o modelo aos 100 km/h em apenas 4.6 segundos. Somente na eletricidade, ele roda 120 km, mas pode chegar a 1.400 km com tanque completo e baterias cheias. Ou seja, rivaliza diretamente com os BYD em termos de autonomia, mas é um carro mais europeu e refinado.

Portfólio vasto

A ideia da Lynk & Co no Brasil é trazer uma gama grande de modelos e fazer volume. Por isso, vários modelos estão no radar. Na China, atualmente, são dez carros e um sistema de nomes muito confuso. A maioria dos modelos são SUVs, mas há dois sedans e uma minivan derivada da Zeekr 009 e da Volvo EM90.

Lynk & Co 06 verde de frente
Lynk & Co 06 [divulgação]

O modelo mais interessante para o Brasil é, sem dúvida, o Lynk & Co 06, um SUV compacto com porte de Volkswagen T-Cross, luxo de Volvo XC40 e motorização híbrida plug-in ou 1.5 três cilindros turbo. Outro modelo que é a cara do Brasil é o 05, que poderia rivalizar diretamente com o GWM Haval H6 GT.

Você acredita que a Lynk & Co pode fazer sucesso no Brasil? Conte nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar