Ao vivo
Home » Segredos » Nova geração da Volkswagen Amarok é flagrada em testes no Maranhão

Segredos

Em 2027

Nova geração da Volkswagen Amarok é flagrada em testes no Maranhão

Picape será produzida na Argentina e estreia em 2027 com base em projeto chinês

3 min de leitura

A nova geração da Volkswagen Amarok foi flagrada novamente em testes no Brasil, dessa vez em São Luís, no Maranhão. O modelo será produzido na Argentina a partir de 2027 e, diferentemente da versão global vendida na África e Europa, terá base da picape chinesa SAIC Maxus Interstellar X. As imagens foram divulgadas pelo Autos Segredos.

Com forte camuflagem, o protótipo confirma que a Volkswagen segue adaptando o projeto chinês para a América do Sul. A nova Amarok será maior do que a atual geração, com cerca de 5,50 metros de comprimento, 3,30 m de entre-eixos e 2 m de largura. 

O modelo atual da Amarok oferece 5,35 m de comprimento, 3,09 de entre-eixos e 1,95 m de largura. Sua caçamba comporta 1.280 litros e 1.104 kg de carga útil.

Teaser da Nova Volkswagen Amarok
Teaser da nova Volkswagen Amarok [Divulgação]

A construção da nova picape será feita sobre chassi e deve contar com visual exclusivo desenhado para América do Sul. Vale lembrar que Amarok no Brasil é uma das picapes menos vendidas — em 2024 foram emplacadas 7.333 unidades, porém na Argentina a picape média figura na sexta posição entre os veículos mais comercializados, com 18.390 unidades vendidas. 

A escolha por adaptar um modelo chinês veio após o fim da parceria com a Ford na América do Sul, que produziu a nova Ranger na Argentina. Como a produção conjunta não avançou, a Volkswagen decidiu seguir sozinha e trouxe um facelift de meia-vida em 2024 para a picape que ficou com cara de Saveiro

Volkswagen Amarok Extreme [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Amarok Extreme [Foto: Auto+ / João Brigato]

Porém, em abril de 2025, a Volkswagen confirmou aporte de US$ 580 milhões para a produção da nova geração da Amarok sul-americana que não terá qualquer relação com a versão global derivada da Ranger.

Apesar do visual ainda encoberto, já dá para notar traços retos, capô elevado e uma frente imponente. Por dentro, a SAIC Maxus original aposta em telas digitais e quase nenhum botão físico, mas a versão da Volkswagen deve adotar um painel mais próximo do padrão da marca, com comandos físicos e visual simplificado.

Maxus Interstellar X [divulgação]

A motorização ainda não foi confirmada, mas a expectativa é de versões turbo a gasolina e, futuramente, híbridas e até elétricas. 

Atualmente, a Amarok vendida no Brasil segue com a mesma geração lançada em 2010, tendo passado por leves reestilizações — a última delas em 2024. 

Acha que a nova geração da Volkswagen Amarok será sucesso no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar