A nova geração da Volkswagen Amarok foi flagrada novamente em testes no Brasil, dessa vez em São Luís, no Maranhão. O modelo será produzido na Argentina a partir de 2027 e, diferentemente da versão global vendida na África e Europa, terá base da picape chinesa SAIC Maxus Interstellar X. As imagens foram divulgadas pelo Autos Segredos.
Com forte camuflagem, o protótipo confirma que a Volkswagen segue adaptando o projeto chinês para a América do Sul. A nova Amarok será maior do que a atual geração, com cerca de 5,50 metros de comprimento, 3,30 m de entre-eixos e 2 m de largura.
O modelo atual da Amarok oferece 5,35 m de comprimento, 3,09 de entre-eixos e 1,95 m de largura. Sua caçamba comporta 1.280 litros e 1.104 kg de carga útil.

A construção da nova picape será feita sobre chassi e deve contar com visual exclusivo desenhado para América do Sul. Vale lembrar que Amarok no Brasil é uma das picapes menos vendidas — em 2024 foram emplacadas 7.333 unidades, porém na Argentina a picape média figura na sexta posição entre os veículos mais comercializados, com 18.390 unidades vendidas.
A escolha por adaptar um modelo chinês veio após o fim da parceria com a Ford na América do Sul, que produziu a nova Ranger na Argentina. Como a produção conjunta não avançou, a Volkswagen decidiu seguir sozinha e trouxe um facelift de meia-vida em 2024 para a picape que ficou com cara de Saveiro.
![Volkswagen Amarok Extreme [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/09/Volkswagen-Amarok-Extreme-15_edited-jpg.webp)
Porém, em abril de 2025, a Volkswagen confirmou aporte de US$ 580 milhões para a produção da nova geração da Amarok sul-americana que não terá qualquer relação com a versão global derivada da Ranger.
Apesar do visual ainda encoberto, já dá para notar traços retos, capô elevado e uma frente imponente. Por dentro, a SAIC Maxus original aposta em telas digitais e quase nenhum botão físico, mas a versão da Volkswagen deve adotar um painel mais próximo do padrão da marca, com comandos físicos e visual simplificado.

A motorização ainda não foi confirmada, mas a expectativa é de versões turbo a gasolina e, futuramente, híbridas e até elétricas.
Atualmente, a Amarok vendida no Brasil segue com a mesma geração lançada em 2010, tendo passado por leves reestilizações — a última delas em 2024.
Acha que a nova geração da Volkswagen Amarok será sucesso no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!



