A Porsche confirmou que o Cayenne elétrico será apresentado oficialmente em setembro, durante o IAA Mobility, em Munique, Alemanha. A nova geração, que será exclusivamente elétrica, é um dos projetos mais ambiciosos da marca de Stuttgart e vai conviver por um tempo com as variantes híbridas e a combustão, pelo menos até a próxima década.
Segundo o Motor1.com, que teve acesso antecipado às informações da marca, o novo Cayenne Electric deve estrear com um conjunto técnico inédito e promete “ajudar a moldar o futuro da condução totalmente elétrica, tornando-a ainda mais confortável”, segundo a marca alemã.
A prévia do modelo aconteceu no Festival de Goodwood e também na subida de Shelsley Walsh, com direito a recorde e presença da piloto Gabriela Jílková, da equipe de Fórmula E da Porsche.
Porsche Cayenne mais potente da história
A Porsche ainda não revelou nenhum número final de potência, mas Richard Hammond, jornalista que atuou no famoso programa inglês Top Gear, disse que será o Cayenne mais potente da história — superando o atual Turbo E-Hybrid de 739 cv e 96,9 kgfm de torque. Além disso, será capaz de rebocar até 3.500 kg.

Tudo isso será viabilizado pela plataforma PPE (Premium Platform Electric), que já equipa o novo Macan elétrico e o Audi Q6 e-tron. Com arquitetura de 800 volts, a estrutura permite recargas ultrarrápidas de até 270 kW, o que pode dar até 255 km de autonomia em apenas 10 minutos. No Macan elétrico, por exemplo, esse sistema já permite ir de 10% a 80% da bateria em cerca de 20 minutos.
Ainda camuflado, o Cayenne elétrico já foi flagrado diversas vezes em testes na Europa, inclusive no circuito de Nürburgring, na Alemanha. O visual lembra bastante o do Macan elétrico, com faróis menores, carroceria mais larga e proporções mais robustas.

A unidade exibida em Goodwood também trazia o sistema Porsche Active Ride, uma suspensão ativa que deixa a carroceria nivelada mesmo em curvas ou frenagens fortes — a mesma tecnologia que já está presente no Taycan e no Panamera.
No interior, a cabine deve ter o padrão já visto nos modelos mais recentes da Porsche, ou seja, painel de instrumento de 12,6 polegadas e central multimídia de 10,9, além de uma tela opcional para o passageiro.
Chegada ao Brasil

A expectativa é que o Cayenne elétrico chegue ao mercado europeu no fim deste ano, com início das vendas em 2026. Para o Brasil, ainda não há confirmação oficial, mas considerando que o Macan elétrico já apareceu por aqui, é provável que o novo Cayenne também desembarque em 2027, e principalmente nas versões topo de linha, que concentram os maiores lucros da marca.
Cayenne atual seguirá firme
Mesmo com a chegada da nova geração elétrica, a Porsche vai continuar com o atual Cayenne por um bom tempo, como ainda ocorre com o Macan. Em entrevista recente, o CEO Oliver Blume afirmou que a estratégia da marca será multi-energia, com versões a combustão, híbridas e elétricas convivendo nos próximos anos.

No caso do Macan, em 2026, a expectativa é que os modelos a combustão deixem o mundo inteiro. Já o 718 Cayman e Boxster terá as versões a combustão descontinuadas ainda em 2025.
Vale lembrar que o Cayenne atual, que está na terceira geração, receberá um novo facelift até o final de 2026, com visual atualizado e tecnologias inspiradas no 911 GTS, como entradas de ar ativas e novas assinaturas de LED.

As versões a combustão continuarão com os motores 3.0 V6 e 4.0 V8 biturbo, enquanto os híbridos plug-in devem ganhar mais autonomia elétrica. Tudo isso para deixar o SUV relevante para quem ainda não estiver preparado para a transição elétrica.
Cayenne é peça-chave para a Porsche
Desde o seu lançamento em 2002, o Cayenne é um dos modelos mais importantes da Porsche, tanto em volume quanto em rentabilidade. Foi ele quem permitiu a expansão da marca para públicos mais amplos e financiou boa parte dos projetos esportivos e elétricos da empresa.

Com a chegada da versão elétrica, a expectativa é ter o mesmo sucesso do Macan elétrico, que já superou as vendas da antiga geração a combustão em diversos mercados, mesmo com quedas nas vendas do Taycan e as incertezas no mercado de elétricos pelo mundo.
Entre o Porsche Cayenne elétrico e a combustão, qual você colocaria na sua garagem? Deixe seu comentário!



