Ao vivo
Home » Segredos » Nova geração do Porsche Cayenne tem data de estreia revelada e deve ser o mais potente da história

Segredos

Somente elétrico

Nova geração do Porsche Cayenne tem data de estreia revelada e deve ser o mais potente da história

Novo modelo vai conviver com versões a combustão e híbridas e será revelado no Salão de Munique

5 min de leitura

A Porsche confirmou que o Cayenne elétrico será apresentado oficialmente em setembro, durante o IAA Mobility, em Munique, Alemanha. A nova geração, que será exclusivamente elétrica, é um dos projetos mais ambiciosos da marca de Stuttgart e vai conviver por um tempo com as variantes híbridas e a combustão, pelo menos até a próxima década.

Segundo o Motor1.com, que teve acesso antecipado às informações da marca, o novo Cayenne Electric deve estrear com um conjunto técnico inédito e promete “ajudar a moldar o futuro da condução totalmente elétrica, tornando-a ainda mais confortável”, segundo a marca alemã. 

A prévia do modelo aconteceu no Festival de Goodwood e também na subida de Shelsley Walsh, com direito a recorde e presença da piloto Gabriela Jílková, da equipe de Fórmula E da Porsche.

Porsche Cayenne mais potente da história

A Porsche ainda não revelou nenhum número final de potência, mas Richard Hammond, jornalista que atuou no famoso programa inglês Top Gear, disse que será o Cayenne mais potente da história — superando o atual Turbo E-Hybrid de 739 cv e 96,9 kgfm de torque. Além disso, será capaz de rebocar até 3.500 kg.

Porsche Cayenne de quarta geração elétrico de lado camuflado com a piloto Gabriela Jílková, da equipe de Fórmula E da Porsche
Porsche Cayenne Electric [Divulgação/Porsche]

Tudo isso será viabilizado pela plataforma PPE (Premium Platform Electric), que já equipa o novo Macan elétrico e o Audi Q6 e-tron. Com arquitetura de 800 volts, a estrutura permite recargas ultrarrápidas de até 270 kW, o que pode dar até 255 km de autonomia em apenas 10 minutos. No Macan elétrico, por exemplo, esse sistema já permite ir de 10% a 80% da bateria em cerca de 20 minutos.

Ainda camuflado, o Cayenne elétrico já foi flagrado diversas vezes em testes na Europa, inclusive no circuito de Nürburgring, na Alemanha. O visual lembra bastante o do Macan elétrico, com faróis menores, carroceria mais larga e proporções mais robustas. 

Porsche Cayenne de quarta geração elétrico de frente em movimento no Festival de Goodwoo
Porsche Cayenne Electric [Divulgação/Porsche]

A unidade exibida em Goodwood também trazia o sistema Porsche Active Ride, uma suspensão ativa que deixa a carroceria nivelada mesmo em curvas ou frenagens fortes — a mesma tecnologia que já está presente no Taycan e no Panamera.

No interior, a cabine deve ter o padrão já visto nos modelos mais recentes da Porsche, ou seja, painel de instrumento de 12,6 polegadas e central multimídia de 10,9, além de uma tela opcional para o passageiro. 

Chegada ao Brasil

Porsche Cayenne
Futura geração do Porsche Cayenne [Divulgação]

A expectativa é que o Cayenne elétrico chegue ao mercado europeu no fim deste ano, com início das vendas em 2026. Para o Brasil, ainda não há confirmação oficial, mas considerando que o Macan elétrico já apareceu por aqui, é provável que o novo Cayenne também desembarque em 2027, e principalmente nas versões topo de linha, que concentram os maiores lucros da marca.

Cayenne atual seguirá firme

Mesmo com a chegada da nova geração elétrica, a Porsche vai continuar com o atual Cayenne por um bom tempo, como ainda ocorre com o Macan. Em entrevista recente, o CEO Oliver Blume afirmou que a estratégia da marca será multi-energia, com versões a combustão, híbridas e elétricas convivendo nos próximos anos. 

Porsche Cayenne
Futura geração do Porsche Cayenne [Divulgação]

No caso do Macan, em 2026, a expectativa é que os modelos a combustão deixem o mundo inteiro. Já o 718 Cayman e Boxster terá as versões a combustão descontinuadas ainda em 2025.

Vale lembrar que o Cayenne atual, que está na terceira geração, receberá um novo facelift até o final de 2026, com visual atualizado e tecnologias inspiradas no 911 GTS, como entradas de ar ativas e novas assinaturas de LED.

Porsche Cayenne 2027 com facelift na cor preta de frente e lado flagrado na Europa
Porsche Cayenne 2027 [www.carscoops.com]

As versões a combustão continuarão com os motores 3.0 V6 e 4.0 V8 biturbo, enquanto os híbridos plug-in devem ganhar mais autonomia elétrica. Tudo isso para deixar o SUV relevante para quem ainda não estiver preparado para a transição elétrica.

Cayenne é peça-chave para a Porsche

Desde o seu lançamento em 2002, o Cayenne é um dos modelos mais importantes da Porsche, tanto em volume quanto em rentabilidade. Foi ele quem permitiu a expansão da marca para públicos mais amplos e financiou boa parte dos projetos esportivos e elétricos da empresa. 

Porsche Cayenne de primeira geração de frente em uma estrada
Porsche Cayenne [Divulgação]

Com a chegada da versão elétrica, a expectativa é ter o mesmo sucesso do Macan elétrico, que já superou as vendas da antiga geração a combustão em diversos mercados, mesmo com quedas nas vendas do Taycan e as incertezas no mercado de elétricos pelo mundo.

Entre o Porsche Cayenne elétrico e a combustão, qual você colocaria na sua garagem? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar