A Renault tem projetos super interessantes com a Dacia, e muitos deles acabam ficando restritos ao Leste Europeu, infelizmente. A grande maioria nem chegamos a ver por aqui, ainda que, recentemente, tenhamos recebido o Kwid E-Tech com visual de Dacia Spring. Porém, mais um exemplo disso é uma perua inédita baseada no Sandero Europeu, que é a versão Dacia do Kardian.
O modelo ainda não tem nome oficial, mas podemos chamá-la de perua do Kardian por usar a mesma estrutura do SUV subcompacto brasileiro. Ela será feita na plataforma CMF-B, compartilhada com o Sandero, Duster e Bigster. Essa base é derivada da RGMP, plataforma do Renault Kardian e do Boreal. É uma arquitetura mais moderna e modular, voltada para mercados emergentes como o Brasil.
De acordo com informações divulgadas pela Autocar, a nova perua da Dacia vai estrear em 2026, com preço abaixo de 25 mil libras (cerca R$ 176 mil). A ideia da fabricante é oferecer um carro espaçoso, confortável e com estilo aventureiro, mas sem o preço alto e o excesso de ostentação dos SUVs médios. Vale lembrar que o Sandero já tem a perua Jogger de sete lugares, mas com visual off-road e teto elevado.

Segundo executivos da Dacia, há um público cada vez maior que gosta de carros grandes, mas não se identifica com o visual imponente e pesado dos SUVs. Esse grupo então busca eficiência, elegância e praticidade, algo que a marca quer entregar com essa nova perua.
Visual e proposta
O carro será robusto e alto, com suspensão elevada, proteções plásticas nas caixas de roda e pneus de perfil mais alto, no estilo Stepway. A ideia é ter o DNA leve do off-road da Dacia, mas sem transformar em um carro caro ou complexo. A ideia é semelhante à do Bigster, que é uma versão alongada do Duster – quase como um SUV perua.

O design também pode seguir o mesmo padrão do Bigster, com linhas retas, frente musculosa e detalhes minimalistas, o suficiente para passar imponência, mas sem perder a simplicidade que é marca registrada da Dacia. Ou pode ser apenas uma variante alongada do Sandero, ficando mais próximo ao Kardian.
O interior deve seguir a mesma filosofia dos compactos da marca, com amplo espaço interno, acabamento prático, materiais resistentes e tela multimídia central integrada a um painel funcional. Nada de luxo exagerado.
Motores e versões

A nova perua será oferecida com opções semi-híbridas e também híbridas plenas, com potências entre 130 e 155 cv. A tração integral pode aparecer em versões mais caras, mas o objetivo principal será em modelos tração dianteira, voltados para o uso urbano e familiar.
A Dacia pretende manter a política de preços baixos e nesse caso pode eliminar equipamentos considerados supérfluos para oferecer um valor competitivo. Com isso, podemos esperar a perua com preço abaixo dos rivais como o Skoda Octavia e o Seat Leon ST, e até mais barata que alguns hatches médios europeus, como o Golf e o Corolla Touring Sports.

Embora o projeto use a base do Kardian e pudesse se encaixar bem em mercados emergentes, a vinda ao Brasil é praticamente descartada. A Renault tem foco total por aqui em SUVs locais, já que o mercado brasileiro descartou a possibilidade de ter uma perua em casa há muito tempo. Mas será que uma versão alongada do Kardian funcionaria por aqui?
E você, gostaria de ver uma perua da Dacia como Renault aqui no Brasil? Deixe seu comentário!



