Home » Segredos » Renault prepara “perua Kardian” custando menos de R$ 180 mil

Segredos

Faria sucesso?

Renault prepara “perua Kardian” custando menos de R$ 180 mil

Novo modelo será uma perua média com visual aventureiro e preço acessível no leste europeu, mas dificilmente chegará ao Brasil

4 min de leitura

A Renault tem projetos super interessantes com a Dacia, e muitos deles acabam ficando restritos ao Leste Europeu, infelizmente. A grande maioria nem chegamos a ver por aqui, ainda que, recentemente, tenhamos recebido o Kwid E-Tech com visual de Dacia Spring. Porém, mais um exemplo disso é uma perua inédita baseada no Sandero Europeu, que é a versão Dacia do Kardian.

O modelo ainda não tem nome oficial, mas podemos chamá-la de perua do Kardian por usar a mesma estrutura do SUV subcompacto brasileiro. Ela será feita na plataforma CMF-B, compartilhada com o Sandero, Duster e Bigster. Essa base é derivada da RGMP, plataforma do Renault Kardian e do Boreal. É uma arquitetura mais moderna e modular, voltada para mercados emergentes como o Brasil.

De acordo com informações divulgadas pela Autocar, a nova perua da Dacia vai estrear em 2026, com preço abaixo de 25 mil libras (cerca R$ 176 mil). A ideia da fabricante é oferecer um carro espaçoso, confortável e com estilo aventureiro, mas sem o preço alto e o excesso de ostentação dos SUVs médios. Vale lembrar que o Sandero já tem a perua Jogger de sete lugares, mas com visual off-road e teto elevado.

Dacia Bigster é o Renault Duster esticado. Na foto, em carroceria azul, parado de traseira
Dacia Bigster [divulgação]

Segundo executivos da Dacia, há um público cada vez maior que gosta de carros grandes, mas não se identifica com o visual imponente e pesado dos SUVs. Esse grupo então busca eficiência, elegância e praticidade, algo que a marca quer entregar com essa nova perua.

Visual e proposta

O carro será robusto e alto, com suspensão elevada, proteções plásticas nas caixas de roda e pneus de perfil mais alto, no estilo Stepway. A ideia é ter o DNA leve do off-road da Dacia, mas sem transformar em um carro caro ou complexo. A ideia é semelhante à do Bigster, que é uma versão alongada do Duster – quase como um SUV perua.

Dacia Bigster é o Renault Duster esticado. Na foto, em carroceria azul, parado de frente
Dacia Bigster [divulgação]

O design também pode seguir o mesmo padrão do Bigster, com linhas retas, frente musculosa e detalhes minimalistas, o suficiente para passar imponência, mas sem perder a simplicidade que é marca registrada da Dacia. Ou pode ser apenas uma variante alongada do Sandero, ficando mais próximo ao Kardian.

O interior deve seguir a mesma filosofia dos compactos da marca, com amplo espaço interno, acabamento prático, materiais resistentes e tela multimídia central integrada a um painel funcional. Nada de luxo exagerado.

Motores e versões

interior do Dacia Jogger 2026 com telas ligadas
Interior do Dacia Jogger 2026 [Divulgação]

A nova perua será oferecida com opções semi-híbridas e também híbridas plenas, com potências entre 130 e 155 cv. A tração integral pode aparecer em versões mais caras, mas o objetivo principal será em modelos tração dianteira, voltados para o uso urbano e familiar.

A Dacia pretende manter a política de preços baixos e nesse caso pode eliminar equipamentos considerados supérfluos para oferecer um valor competitivo. Com isso, podemos esperar a perua com preço abaixo dos rivais como o Skoda Octavia e o Seat Leon ST, e até mais barata que alguns hatches médios europeus, como o Golf e o Corolla Touring Sports.

Dacia Sandero 2026 branco visto de frente e com DRL's ligados
Dacia Sandero 2026 [Divulgação]

Embora o projeto use a base do Kardian e pudesse se encaixar bem em mercados emergentes, a vinda ao Brasil é praticamente descartada. A Renault tem foco total por aqui em SUVs locais, já que o mercado brasileiro descartou a possibilidade de ter uma perua em casa há muito tempo. Mas será que uma versão alongada do Kardian funcionaria por aqui?

E você, gostaria de ver uma perua da Dacia como Renault aqui no Brasil? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar