Home » Segredos » Segredo: Peugeot 3008 brasileiro terá motores 1.3 flex e híbrido

Segredos

O leão brasileiro

Segredo: Peugeot 3008 brasileiro terá motores 1.3 flex e híbrido

Desenvolvido no Brasil, o novo Peugeot 3008 nacional terá os mesmos motores dos carros já feitos em Goiana

3 min de leitura

Além da nova geração do Jeep Compass brasileiro, a Stellantis também prepara o novo Peugeot 3008 nacional. Ele será um carro totalmente inédito, desenvolvido pela engenharia local para ajudar a marca do leão a ganhar terreno e ter um modelo de maior valor agregado acima do 2008. Ele deve chegar em 2028 ou 2029.

Junto ao evento de comemoração dos 10 anos da fábrica de Goiana, no interior do Pernambuco, a Stellantis revelou a série especial do Renegade, anunciou fabricação do Jeep Avenger (que será feita em Porto Real, Rio de Janeiro) e revelou também mudanças na estrutura da planta. 

Na declaração oficial, a Stellantis diz que “entre 2025 e 2030, a planta receberá uma nova marca e 6 novos modelos”. Essa lista é composta por Jeep Commander reestilizado (chega neste ano), Fiat Toro reestilizada (também neste ano), Ram Rampage reestilizada (em 2027), novas gerações de Jeep Compass (2028) e Renegade (2028). 

Peugeot 3008 prata de lado em um gramado
Peugeot 3008 [divulgação]

Até aí temos cinco carros e três marcas, mantendo a mesma composição atual da fábrica de Goiana. Contudo, a nova montadora e o sexto modelo é o Peugeot 3008. O Auto+ antecipou essa informação em janeiro de 2025 e agora obteve mais informações sobre o futuro SUV franco-brasileiro. Vale lembrar que, a versão elétrica que ilustra o post, será vendida no Brasil em breve como importado.

Alma de Compass, visual de Peugeot

O Peugeot 3008 brasileiro será construído sobre a plataforma modular Small Wide 4×4. É uma base diferente da EMP2 / STLA Medium do 3008 europeu e do Jeep Compass destinado ao Velho Continente. O uso dessa base se dá por conta da maior robustez, custos diluídos e possibilidade de 4×4 com reduzida (algo que o Peugeot não terá).

Peugeot 3008 branco de traseira
Peugeot 3008 [divulgação]

Aliás, o 3008 brasileiro só terá tração nas quatro rodas na versão híbrida plug-in por conta do uso de motor elétrico na traseira. Ele será combinado ao já conhecido 1.3 turbo flex que será usado também pelas versões de base do modelo. Há chance também de uma variante HEV para o francês. 

Ou seja, espere por pelo menos três versões (Active, Allure e GT) com motor 1.3 quatro cilindros turbo flex e uma variante mais cara (provavelmente a própria GT) com sistema híbrido PHEV. A Peugeot não vai usar o motor 2.0 turbo do Compass Blackhawk para não invadir o espaço do primo.

Peugeot 3008 interior
Peugeot 3008 [divulgação]

Estratégia complementar

Outro ponto interessante sobre a visão da Stellantis para encaixar o Peugeot 3008 no Brasil é sua carroceria. Ele será um SUV cupê, assim como o modelo europeu. A ideia é oferecer um carroceria mais esportiva e despojada, com foco em uso on-road, além de interior futurista e tão sofisticado quanto os Jeep.

Com isso, ele não invade o público do Compass e, indiretamente, serve como compensação da Fiat em ter desistido de fazer o Fastback derivado da Toro para torná-lo um irmão do Pulse. O preço deve ser bem competitivo e próximo ao Compass, tudo para fazer a Peugeot ganhar mais mercado no Brasil.

Peugeot 3008 [divulgação]

Você acredita no sucesso do Peugeot 3008 no Brasil? Conte nos comentários.


YouTube video

17 comentários em “Segredo: Peugeot 3008 brasileiro terá motores 1.3 flex e híbrido”

  1. PETRONIO DA SILVA LEITE

    Assim como o 2008, carro ESPETACULAR, melhor custo benefício na categoria. Comprei um em março de 2025 e já estou visando esse fantástico 3008. Ao sucesso!

  2. Rafael

    Infelizmente brasileiro não aprecia carro como 3008 um baita carro a cima de qualquer outro em sua categoria.
    PEGEOUT hoje é uma das melhores marca com seus carros, trazendo inovação e sofisticação em todos os sentidos, para que gosta e valoriza um carro de ponta vale o investimento.

    • JOHANNES CARLOS SANTOS VAN GEFFEN

      Era um carro que compraria fácil. Pra mim , designer sem igual . Toda a linha 2008, 3008 e a 5008 são espetaculares.

    • Robson

      Com esse motor 1.3 turbo aí…sem chance!

  3. Gabriel

    Acho que é um tiro no pé usar a small wide. Sempre comprei peugeot por estar mais alinhado com as tecnologias oferecidas na Europa, principalmente na linha 300/3000. Deveriam trazer a STLA medium no 3008 e no 408, importados mesmo, o sistema híbrido e motor thp já estão prontos!

  4. Nahim Melek Serhal

    Sou fã do design Peugeot, embora nunca tenha tido um carro da marca. Sempre traz estilo único (sem copiar ninguém) tanto interna quanto externamente. Mas comete alguns deslizes, como o teto de vidro do 208 que não abre, uma ou outra falha tecnológica, prazos longos para entregar o veículo adquirido e sempre um preço um pouco acima, deixando as pessoas optarem por marcas mais “confiáveis”.

    • Claudiomiro

      Tenha um peugeot e deixará de ser fã.

      • Márcio

        Já estou no meu terceiro, um 2008 GT, e sou cada vez mais fã da marca.

  5. CLAUDIO NEIL VIEIRA DE SOUZA

    Estou no estou no terceiro 3008 e não me arrependo de nada. O meu último é um vermelho e preto GT. Muito lindo e sem nenhum problema. Só estou com uma dúvida: o próximo 3008 so vira entre 2028 e 2030 ?

    • Márcio

      Também estou no meu terceiro Peugeot e super satisfeito. Tive um 206 Feline, um 308 Allure e agora um 2008 GT. Se tudo der certo, meu proximo será esse novo 2008!

  6. Nelson

    A estratégia da Stellantis, no meu entendimento, com a adoção de mecânicas mais consagradas e acessíveis na rede brasileira, vai quebrar o preconceito do brasileiro com a marca (sou da época que brasileiro adorava satirizar carro 4 portas (táxi) e carro com teto solar (carro de corno) e foram impiedosos com a Peugeot…E compravam aos montes aquelas merdas de pé de boi, despidas de qualquer conforto, design, tecnologia , refrigeradas a ar da VW com motor dentro da cabine…

    • Claudio

      Você deve ter a minha idade
      Kkkkk

  7. Júlio A A De Mari

    Algo que a Stellantis ( Fiat) sempre fez muito bem no Brasil é construir carros robustos que atendem as necessidades do público brasileiro e acredito que novamente será bem sucedida
    Infelizmente essa nova plataforma STLA medium parece ter sido criada de acordo com a tendência de ser o último passo para a total eletrificação sem o eixo cardã, porém isso mudou e pelo visto a solução no Brasil é manter a small wide remodelada por um tempo , e nesse cenário com certeza o 3008 seria uma opção pra mim na troca do meu Compass

  8. Carlos

    Olha ja tive Peugeot 308 ha muito tempo nao tive problemas a nao ser a depreciação.
    E entre outros como Golf, Cruze e agora um Corolla Cross.
    Mas juro que cheguei a pensar no 3008 porem o valor não estava tão atraente e como o último foi produzido em 2023 ai desisti.
    Cheguei a andar no belo 2008 uma delicia porem como sai de um 1.4 turbo bem alinhado o Cruze nao urtiga pois ir para um carro 1.0 nao me satisfez, mas a beleza interna, design me agradam muito porem qro qualidade como freio eletrônico, acabamento soft, ajuste de bancos elétricos e porta malas tbem enfim se chegar em preço justo o 3008 sera uma grande oportunidade se tiver custo bom e estas diferenças de um carro de luxo. Como uma BMW.
    Enfim espero, gosto do estilo Svu Cupe porem precisamos aguardar os diferenciais, que poderia chegar antes no Brasil, pq só daqui 3 anos seloko ate lá ja teremos outros modelos mais modernos

  9. Roberto Formolo

    Já tive um 3008 em 2018 e um GT ano 22 . Excelente carro. Aguardo a chegada do modelo novo PHEV. Troquei por outra marca por falta de opção da Peugeot.

  10. Juarez Mercante

    Estou no meu segundo 3008. Mas se abrasileirarem demais o carro, com as propostas ora noticiadas, vou desistir dele. Gosto daquele que é feito na França e que faz sucesso na Europa e em alguns países latino-americanos (Chile principalmente).

  11. André Alves

    Sou proprietário de 3008 GT 2022, carro perfeito, só trocaria por Lexus ou Volvo ou pelo novo modelo 3008, que chegue logo aqui no Brasil.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar