Lançado no fim de maio, o Volkswagen Tera chegou para disputar espaço no segmento de SUVs compactos de entrada. Só que, logo de cara, o modelo apresentou uma lacuna curiosa entre versões, com uma diferença de R$ 10 mil entre a 170 TSI manual, que custa R$ 116.990, e a Comfort, por R$ 126.990 — ambas com o mesmo motor 1.0 turbo flex de até 116 cv. Porém, esse espaço será preenchido.
A informação antecipada pelo Auto Segredos revela que a Volkswagen vai resolver esse vão entre as versões, e irá lançar uma nova configuração automática da 170 TSI, ainda sem nome definido, já que pode ser chamada apenas de 170 TSI AT, ou até ganhar o nome Sense, como ocorre nas linhas T-Cross e Nivus.
A versão 170 TSI é a mais barata com motor turbo, mas tem câmbio manual de cinco marchas e pacote mais enxuto. Já a Comfort aposta no conforto de câmbio automático Aisin de seis marchas, multimídia VW Play, piloto automático adaptativo, chave presencial, rodas de liga leve de 16 polegadas e sensor de estacionamento. A diferença entre elas é clara nos equipamentos.
![Volkswagen Tera Comfort [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/05/volkswagen-tera-comfort-08-1320x743.webp)
Segundo a publicação, a ideia da marca é oferecer uma opção automática mais acessível, com preço abaixo dos R$ 120 mil e principalmente voltada ao público PCD. Essa versão vai manter o motor 1.0 170 TSI (turbo flex) de três cilindros, que desenvolve 109/116 cv (gasolina/etanol) e 16,8 kgfm. O câmbio será o mesmo da versão Comfort. Ou seja, um automático de seis marchas.
O Tera oferece cinco versões: 1.0 MPI manual (R$ 103.990), 170 TSI manual (R$ 116.990), Comfort (R$ 126.990), High (R$ 139.990) e High com kit The Town (R$ 142.290). A configuração de entrada tem motor 1.0 aspirado de 77/84 cv e 9,4/10,3 kgfm de torque, além do câmbio manual de cinco marchas. Os demais usam sempre o 1.0 turbo 170 TSI.

A diferença de R$ 13 mil entre o MPI e a 170 TSI é explicada pela presença do motor turbo. Já os R$ 10 mil entre a 170 TSI e a Comfort ficaram sem uma ponte intermediária — até agora. A nova versão automática da 170 TSI não deve demorar muito para ser anunciada. Quando isso acontecer, o Tera terá um leque ainda mais completo e preços mais progressivos.
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