Enquanto na Europa a nova geração da Volkswagen Amarok se transformou da Rangerok — apelido dado por ser uma Ford Ranger que fala alemão — aqui na América Latina a nova geração será derivada de uma caminhonete da MG. Rodando em testes intensos no Brasil, a nova Amarok 2027 foi vista no nordeste rodando junto ao modelo antigo com motor V6.
Flagra no Piauí revela estratégia da Volkswagen
O flagra feito por Saulo Monteiro em Parnaíba, no Piauí, revela que a Volkswagen quer preservar parte do legado da atual geração no modelo novo. Tanto que escalou uma Amarok V6 atual para rodar junto da nova caminhonete. Será que assim ela manterá o título de rainha do asfalto?
A nova geração terá como base a caminhonete MG U9, que é vendida em alguns mercados como Maxus Terron 9 ou Maxus Interstellar X. Inclusive, a SAIC pode vender a picape média aqui no Brasil como Maxus ou MG, mesmo com a presença da Volkswagen Amarok. Sua produção atualmente acontece somente na China, mas como VW será feita na Argentina.

Estrutura semi monobloco foca no desempenho em asfalto
A caminhonete é do tipo chassi sob carroceria, porém com uma estrutura semi monobloco. Com isso, ela é mais rígida e tem melhor performance em asfalto quando comparada a picapes médias tradicionais – algo que combina com a aura estradeira da Amarok. Um dos diferenciais, inclusive, é que o fundo da caçamba deita e dá acesso ao interior.
Motorização V6 diesel ainda é o maior mistério
Mecanicamente ainda é mistério o que a Volkswagen fará com a nova Amarok 2027. Afinal, a caminhonete chinesa tem somente um motor 2.5 quatro cilindros turbo como opção mecânica diesel. Há também uma variante híbrida plug-in (PHEV) com gasolina e outra 100% elétrica. Mas o cliente de Amarok quer, e espera, por um V6 diesel bem potente.

Com isso, a marca pode fazer algum tipo de adaptação e usar o atual motor 3.0 V6 turbo diesel na estrutura da Maxus para fazer a Amarok. É esperado também todo um acerto de suspensão e direção completamente diferente para a Volkswagen. Afinal, carros chineses tendem a ser muito molengas, o total oposto da pegada de dirigibilidade de um VW.
Você acredita que a VW Amarok 2027 vai fazer sucesso? Conte nos comentários.


