Com dois produtos extremamente envelhecidos em linha, a Volkswagen pretende dar uma forte guinada na categoria de caminhonetes. Não é segredo para ninguém que a Saveiro e a Amarok terão substitutas e que já circulam em testes. Mas o que surpreendeu é que a sucessora da Saveiro, que pode chamar Tarok ou Udara, deve ganhar uma versão Robust.
Em entrevista à revista Quatro Rodas, Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, revelou que “Nós estamos anunciando uma grande ofensiva de picapes, não vou dizer onde exatamente ela vai se posicionar, mas a Volkswagen está investindo também em picapes agora, não é só uma”.
O executivo ainda completou dizendo que “nós [Volkswagen] sempre trabalhamos com picape de entrada, até com Amarok, então teremos picapes para todos”. A revelação veio logo depois de uma pergunta sobre o futuro da Saveiro, se ela sairia de linha em breve tal qual Gol e Voyage.
![Volkswagen Tarok [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/volkswagen_tarok_concept_edited-1200x721.jpg)
Indo de arrasta
Ou seja, a vida da caminhonete veterana está por um fio enquanto sua sucessora já está em fase avançada de testes. Um recente flagra revelou que a futura Tarok ou Udara, como vem sendo chamada, terá suspensão por feixe de molas tal qual a Fiat Strada e como as caminhonetes médias.
Ainda que ela seja posicionada como um produto intermediário, no porte de Fiat Toro e da futura Renault Niagara, a caminhonete da Volkswagen terá o tipo de suspensão mais robusto que favorece o uso de cargas em detrimento da esportividade de rodagem. Com isso, será que ela terá chance de uma versão cabine simples?

Teoricamente não, mas a Volkswagen pode aproveitar a oportunidade de ter a única caminhonete intermediária de duas portas do mercado. O que ainda está em dúvida é sobre sua plataforma. Teoricamente ela usaria a MQB-A0 de Polo, T-Cross, Nivus e Virtus. Só que os testes dela andam sendo feitos em corpo de Tiguan, que usa a MQB.
Outra plataforma?
Recentemente planos da Volkswagen vazaram revelando que os atuais produtos MQB-A0 migrarão para a plataforma MQB com o objetivo de se tornarem carros maiores e terem acesso à eletrificação (sistemas MHEV, HEV e PHEV) que só existem para a MQB. Com isso, a sucessora da Saveiro já pode vir na plataforma mais moderna.

O lançamento da futura Udara / Tarok da Volkswagen deve ocorrer já em 2026, sendo que o início de sua fabricação na planta de São José dos Pinhais já tem data marcada para começar no próximo ano. A Saveiro, hoje feita em São Bernardo do Campo, deve sair de linha concomitantemente à chegada de sua sucessora. O nome Saveiro, para a nova picape, está descartado.
O que acha da nova caminhonete da Volkswagen? Vai vender bem? Conte nos comentários.
![Volkswagen Saveiro Extreme [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Volkswagen-Saveiro-Extreme-18_edited-1200x720.jpg)


Pode até ter versão Robusto, mas só por aumentar bastante de tamanho e trocar para uma plataforma mais moderna, já vai ser bem mais cara que a Saveiro. Por isso não creio que atrapalhe as versões de entrada da Strada. Na verdade, com o fim da Saveiro, a Fiat pode subir nem os preços já que não terá mais concorrência.