Destaque Novidades

Toyota assina contrato com Fiat e Peugeot para vender seus carros

Divisão comercial da Stellantis já fornece dois modelos para a Toyota e lista aumentará para três com novo acordo
Toyota Fiorino? [Auto+ / João Brigato]
Toyota Fiorino? [Auto+ / João Brigato]

A Toyota já percebeu que, para economizar dinheiro no desenvolvimento de novos carros em nichos de mercado, é melhor recorrer a um parceiro. Fez isso com o Supra feito junto da BMW e já se tornou uma constante com a divisão indiana da marca que recorre a modelos da Suzuki. Mas agora a parceria com Peugeot e Fiat por causa da Stellantis vai crescer.

Toyota e Stellantis assinaram um acordo de cooperação para que a marca japonesa possa vender mais um modelo comercial desenvolvido pelo grupo liderado por Peugeot e Fiat. Atualmente a Toyota tem dois modelos que não passam de variantes levemente reestilizadas e rebatizadas dos modelos do grupo franco-italiano. Mas o acordo passará a três.

O namoro entre Toyota e PSA começou com a ProAce em 2013 e que está em sua segunda geração desde 2016. Ela é a versão Toyota das vans Peugeot Expert e Citroën Jumpy, vendidas no Brasil, mas que também tem como irmãs a Opel/Vauxhall Vivaro e a Fiat Scudo. Versões luxuosas de passageiros desses modelos tem outro nome, exceto da Toyota.

Toyota ProAce [divulgação]
Toyota ProAce [divulgação]
Essa cooperação entre Toyota e depois quando o grupo virou Stellantis se expandiu em 2019 com o lançamento da ProAce City. O modelo é intimamente ligado às novas gerações de Peugeot Partner/Rifter, Citroën Berlingo e Opel/Vauxhall Combo. A nova geração do Fiat Doblò também nascerá a partir desse projeto.

Contudo, para 2024 um novo modelo Toyota nascerá a partir de equivalentes Stellantis. A marca japonesa venderá, pela primeira vez na história, uma van de grande porte para concorrer com Ford Transit e Mercedes-Benz Sprinter. Ainda sem nome divulgado, podendo usar ProAce junto a algum sobrenome, o novo modelo surgirá a partir de conhecidos do Brasil.

Toyota ProAce City [divulgação]
Toyota ProAce City [divulgação]

Carreira longa e agora na Toyota

Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper darão origem à nova van da Toyota, tal qual servem como base para a Opel/Vauxhal Movano. Ainda não ficou claro se essa nova van da Toyota será baseada na atual geração da Ducato / Boxer / Jumper ou se já se trata de um novo modelo em desenvolvimento.

A Toyota revelou que o modelo será lançado em 2024 e que terá versão totalmente elétrica. Hoje todas as vans da Stellantis possuem versão eletrificada. Contudo, a atual geração do quarteto foi lançada em 2006 e reestilizada pela última vez em 2014. Vale lembrar que vans tem um tempo de duração no mercado bem maior do que carros de passeio.

Fiat Ducato [divulgação]
Fiat Ducato [divulgação]
A primeira geração da Fiat Ducato e as equivalentes Peugeot e Citroën (que tiveram nomes diferentes antes) foi de 1981 a 1994, resistindo por 13 anos. Já a segunda geração, que foi vendida no Brasil pelas três marcas, ficou de 1994 a 2006 na Europa, marcando 12 anos – contudo no nosso país ela sobreviveu até 2016, chegando a 22 anos de longevidade.

Na atual geração, já são 16 anos – ou seja, é a mais longeva de toda a história das vans da Stellantis. Por isso, as chances de que a Toyota só use a próxima encarnação dos modelos é mais alta do que aproveitar a atual.

>>Fiat Mobi atinge 400 mil unidades produzidas no Brasil

>>Partner Rapid não parece, mas é ideia genial da Peugeot | Impressões

>>Oficial: Abarth Pulse é começo da nova marca da Stellantis Brasil

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • O “namoro” entre PSA e Toyota é bem mais antigo… basta mencionar o Toyota Aygo 2005, na prática idêntico ao Citroën C1 e ao então Peugeot 107, inclusive com as mesmas motorizações e saindo da mesmíssima linha de produção da PSA denominada “Toyota Peugeot Citroën Automobile (TPCA)”, em Kolín, na República Checa, ou Tchéquia.
    Abraços