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Outras opções no páreo!

5 carros para comprar pelo preço do VW Tera 170 TSI

O Volkswagen Tera 170 TSI manual cobra a partir de R$ 116.990 e selecionamos cinco opções na mesma faixa de preço

5 min de leitura

O Volkswagen Tera estreou no primeiro semestre deste ano em três versões: MPI, 170 TSI MT, Comfort TSI AT, High TSI AT e High TSI AT Outift Thw Town. Sustentado pela plataforma MQB, a novidade transmite 4,15 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,47 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade volumétrica para 350 litros.

Entre os itens de série da configuração 170 TSI MT estão frenagem autônoma de emergência, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, detector de fadiga, faróis em LED, direção elétrica, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas e rodas de aço aro 16 polegadas cobertas por calotas.

A lista ainda contempla central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, banco do motorista com ajuste de altura e banco traseiro rebatível. Sob o capô, a opção 170 TSI (a partir de R$ 116.990) traz motor 1.0 turbo de três cilindros, combinado ao câmbio manual de cinco marchas, entregando até 116 cv e 16,8 kgfm com etanol. A tração é dianteira. Mas que outros modelos podem ser comprados na mesma faixa de preço?

Volkswagen Tera TSI branco parado de traseira
Volkswagen Tera TSI MT [Auto+ / João Brigato]

Fiat Pulse Turbo 200 – R$ 116.990

Fiat Pulse T200 2026 prata parado de frente é um rival na faixa de preço do Volkswagen Tera 170 TSI
Fiat Pulse T200 2026 [Divulgação]

O Fiat Pulse Turbo 200 emprega um propulsor 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, acoplado a uma transmissão CVT com simulação de sete marchas. O conjunto entrega até 130 cv e 20,4 kgfm (etanol), com relação peso-potência de 9,49 kg/cv — enquanto o Volkswagen Tera 170 TSI registra cerca de 9,74 kg/cv.

Entre os itens de série estão central multimídia de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio (de 10,1″ no Tera), quadro de instrumentos de 3,5 polegadas, quatro airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sinalização de frenagem de emergência e monitoramento da pressão dos pneus.

Renault Kardian Evolution MT – R$ 112.690

Renault Kardian manual laranja estacionado compete diretamente com o Volkswagen Tera 170 TSI
Renault Kardian Manual [Auto+ / João Brigato]

O Renault Kardian Evolution com câmbio manual traz barras de teto modulares, rodas de 16 polegadas com calotas, banco do motorista ajustável em altura, quadro de instrumentos digital de sete polegadas e central multimídia de oito polegadas com espelhamento sem fio. Vem equipado ainda com seis airbags, sensor de pressão dos pneus, assistente de frenagem de emergência com alerta visual e sonoro, além de faróis em LED.

O motor 1.0 turbo de três cilindros, com injeção direta, atua com câmbio manual de seis marchas para entregar até 125 cv e 22,4 kgfm quando abastecido com o combustível vegetal. A relação peso-potência é de 9,30 kg/cv. A tração também é dianteira.

Honda City Hatchback LX – R$ 117.500

Honda City Hatchback LX vermelho visto do alto com fundo branco
Honda City Hatchback LX [Divulgação]

O Honda City Hatchback LX também se posiciona na mesma faixa de preço do Tera 170 TSI. Entre os destaques, estão a central multimídia de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, alerta de pressão dos pneus e o sistema Magic Seat, que amplia a versatilidade da cabine com diferentes formas de rebatimento dos bancos.

Sob o capô, o propulsor um quatro cilindros 1.5 16V naturalmente aspirado, que trabalha em conjunto ao câmbio CVT com simulação de sete marchas. O conjunto gera até 126 cv e 15,8 kgfm (etanol). E o modo de condução ECON torna as respostas ao pedal do acelerador mais suaves. Segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o consumo na estrada pode chegar a 14,8 km/l.

Nissan Kicks Play 1.6 Active Plus CVT – R$ 117.990

Nissan Kicks Play Active Plus preto, visto de lado e com fundo branco
Nissan Kicks Play Active Plus CVT [Divulgação]

Enquanto a nova geração do Nissan Kicks já chegou ao mercado, a antiga permanece em linha com o nome Play. Um de seus trunfos é o porta-malas de 432 litros, um dos maiores do segmento. Entre os itens de série estão seis airbags, central multimídia de 7″, controle de estabilidade e bancos com tecnologia Zero Gravity desenvolvida pela NASA (National Aeronautics and Space Administration).

O motor 1.6 de quatro cilindros aspirado gera até 113 cv e 15,2 kgfm (etanol), trabalhando com câmbio continuamente variável (CVT). As rodas de aço aro 16 são cobertas por calotas. Segundo o Inmetro, o modelo faz até 13,7 km/l na estrada.

Jeep Renegade Sport T270 – R$ 118.290

Jeep Renegade Sport [divulgação]
Jeep Renegade Sport [Divulgação]

O Jeep Renegade é um dos SUVs compactos mais queridos do Brasil. De série, a versão Sport T270 oferece controle eletrônico de tração, estabilidade e anticapotamento, faróis full LED, freio de estacionamento eletrônico, direção elétrica e freios a disco nas quatro rodas.

O motor é o 1.3 turbo de quatro cilindros com injeção direta, recalibrado para atender à norma Proconve L8. Ele entrega até 176 cv com etanol e possui sistema Start-Stop para reduzir consumo e emissões. O ponto fraco é o porta-malas, com apenas 320 litros. Em contrapartida, o visual robusto é complementado pelas rodas de liga leve aro 17 com pneus de medidas 215/60.

Qual desses modelos você escolheria? Compartilhe sua opinião nos comentários e diga também o que achou do Volkswagen Tera!


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22 comentários em “5 carros para comprar pelo preço do VW Tera 170 TSI”

  1. José Rissati Acosta

    O único a vale a pena e o City hatchback, e o Nissan Kicks os outros são todos iguais, motor três cilindros é fria.

    • Miraldo

      Não amigo, o jeep Renagade o motor é 1.3 quatro cilindros OK

    • Luiz Carlos Santos Marquetti

      José, vc está enganado quanto ao Renegade que é 4 cilindros e 1.3 Turbo

    • José Luiz

      O Renegade é 1.3, é 4 cilindros expert.

    • Davi

      Vc não sabe o que está falando. Tenho um UP TSI (3 cilindros), e é, de longe, o melhor carro que já tive. E não foram poucos!!

    • Luiz Fernando

      O Renegade tem motor de quatro cilindros e é muito mais potente.

    • Erly

      Qual é o problema do motor três cilindros?

  2. José netto

    Concordo que este motor 1.0 é furada…o City ficaria melhor com uma opção de câmbio mecânico…

  3. Miraldo

    Não amigo, o jeep Renagade o motor é 1.3 quatro cilindros OK

  4. Luiz Felipe

    Sem câmera de re na versão confort, decidi ficar com meu 208 grife 2022, carro top

  5. Roberto Grande

    Os consumidores com mais de 60 anos não fazem tanta questão de multitecnologias digitais que somente aumentam os preços dos veículos zero km

  6. Renato Carminati

    Desses todos talvez o Honda !!

  7. Hermes Dallagnol

    Não é concebivel que carros populares custem tanto, onde o acabamento interior é de plástico, motor fraco e desempenho igual a uma tartaruga . Com preços acima de 100 mil é preferível comprar um usado novo …

  8. Helio torres

    Dos seis carros, incluindo o tera, só compraria o city.

  9. Carlos

    Sem dúvida eu iria de city ou nissan ckiks

  10. Altair

    Tive prazer de fazer test drive no Renegade 1.3 turbo, excelente motor, só não sei quanto aos defeitos, sinceramente desconheço um melhor.

  11. ANTONIO WILSON

    Esqueceram o HB20 Platinum de propósito??

  12. P.c.

    Tendencioso não colocou os dados do Renegado”, consumo mais alto.
    Só compensa o Honda e Nissan.

  13. Aniclecio

    Concordo. Motor 3 cilindros pode ser uma grande roubada. Principalmente se você for ficar muito tempo com o carro e precisar fazer uma retífica. O motor tem pouca densidade de massa e pode ser inviável fazer uma retífica.

  14. Ismael

    Compraria o jeep renegade

  15. Oséas

    Bom comparativo 5 carros no preço do tera melhor seria o City

  16. Graciele

    Já estou com o meu Pulse a mais de 1 ano, andei 80 mil km, um excelente carro! Vou fazer um test drive no Tera pra comparar!

  17. Lukas

    Show ❤️

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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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