Quando o assunto é carro no Brasil, não dá pra negar que o SUV virou febre. Muita gente associa automaticamente esse tipo de carro à ideia de espaço, conforto e status. Só que nem sempre isso é verdade. Há quem se esqueça de que os bons e velhos sedãs dão muito mais espaço interno, porta-malas generoso e, em muitos casos, equipamentos que fazem inveja até a SUVs mais caros.
Pensando nisso, o Auto+ separou cinco sedãs usados, de até R$ 80 mil, segundo a tabela Fipe de agosto, que entregam confiabilidade mecânica, espaço de sobra e até são perfeitos para quem pensa em trabalhar com aplicativos.
Honda Civic LXR 2.0 2016 – R$ 77.725
![Honda Civic [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/10/honda_civic_sedan_47_edited-1200x720.jpg)
O Honda Civic sempre foi um dos carros queridinhos dos brasileiros no mercado de usados. A décima geração, produzida em Sumaré (SP), tem sua presença com design moderno, bom nível de acabamento e confiabilidade mecânica que é marca registrada da Honda.
Debaixo do capô, traz o motor 2.0 flex de 150/155 cv e torque de 19,3/ 19,5 kgfm (gasolina/etanol), acoplado a um câmbio automático de cinco marchas. O Civic também é o único desta lista com suspensão independente nas quatro rodas, o que permite um rodar firme e confortável.

Com 4,52 m de comprimento, 2,66 m de entre-eixos e porta-malas de 449 litros, o espaço é mais que suficiente para família ou para rodar como Uber. E o pacote de equipamentos também é razoável, com airbags frontais, controles de tração e estabilidade, câmera de ré e piloto automático.
Chevrolet Cruze LT 1.4 Turbo 2017 – R$ 77.987

O Chevrolet Cruze sempre foi um carro subestimado, mas entrega muito mais do que parece. A segunda geração trouxe um visual mais moderno e o competente motor 1.4 turbo flex, com 150/153 cv e torque de 24/ 24,5 kgfm, aliado a um câmbio automático de seis marchas.
O conjunto garante bom desempenho, com 0 a 100 km/h em 9 segundos e velocidade máxima de 214 km/h. Com 4,66 m de comprimento e entre-eixos de 2,70 m, ainda oferece um ótimo porta-malas de 440 litros.

Equipamentos não faltam. Airbags frontais e laterais, controles de tração e estabilidade, sensores de estacionamento, piloto automático e até multimídia com Android Auto e Apple CarPlay com fio.
Kia Cerato SX 1.6 2018 – R$ 76.068

Outro modelo que acaba sendo esquecido, mas que pode ser um baita achado, é o Kia Cerato da terceira geração. Sob o capô, o motor 1.6 flex entrega 122/128 cv e 16/16,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.
Nas dimensões, são 4,56 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos e porta-malas de 421 litros. E, mesmo sendo importado, o Cerato 2018 vinha com um pacote interessante, com ar-condicionado digital de duas zonas, piloto automático, airbags, ABS e sensores de estacionamento traseiro. Só pecava na multimídia, que não vinha.
Volkswagen Jetta Comfortline 1.4 TSI 2016 – R$ 75.045

O Volkswagen Jetta sempre teve um público fiel, e essa versão Comfortline 1.4 TSI é prova disso. O motor 1.4 turbo a gasolina entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. O desempenho é animador pelo 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e máxima de 203 km/h.
O espaço também é um ponto forte, com 4,65 m de comprimento, entre-eixos de 2,65 m e porta-malas de 510 litros — o maior da lista.

Bem equipado, já vinha com airbags frontais e laterais, ABS, sensores dianteiros e traseiros, piloto automático, multimídia com espelhamento e ar-condicionado.
Toyota Corolla GLi 1.8 2016 – R$ 77.195

Fechando a lista, ele que dispensa apresentações — Toyota Corolla. O sedã mais confiável do mercado brasileiro entrega motor 1.8 flex com 139/144 cv e torque de 17,7/18,4 kgfm, acoplado ao câmbio CVT que simula sete marchas.
Nas medidas, são 4,62 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos e um porta-malas de 470 litros. É espaçoso, confortável e, claro, sinônimo de liquidez no mercado de usados. Na versão GLi 2016, o pacote é mais simples, mas ainda traz ABS, airbags, ar-condicionado e direção elétrica.
E você, escolheria algum sedã da lista ou iria em um SUV novo? Deixe sua opinião nos comentários!



