A Chevrolet vem enfrentando dificuldades para emplacar seus carros elétricos no Brasil. O mercado está cada vez mais tomado por marcas chinesas que oferecem SUVs bem equipados, com preços agressivos e boa autonomia, deixando as montadoras tradicionais em desvantagem. Quem perde muito devido ao valor altíssimo é o Chevrolet Equinox EV, que recebeu baixa de R$ 90.200 no preço para tentar ganhar fôlego nas vendas.
Vendas abaixo do esperado
O Equinox EV foi lançado em outubro de 2024 importado do México, mas não conseguiu repetir o sucesso de outros SUVs elétricos. No ano passado, emplacou apenas 46 unidades, sendo novembro o seu melhor mês, com 29 exemplares vendidos.
Desde janeiro de 2025, a situação piorou — o SUV não passa de 10 emplacamentos mensais, com média de apenas 7 unidades por mês. O principal fator é o preço. No lançamento, já custava R$ 419.000, e atualmente está tabelado em R$ 440.190, valor altíssimo quando comparado com a concorrência. Por isso, na tentativa de impulsionar as vendas, a Chevrolet abaixou o preço em R$ 90.200 do Equinox EV, reduzindo para R$ 349.990.

Com isso, o modelo se aproxima de rivais premium, como o Mini Countryman elétrico (R$ 340.990), e também encara chineses fortes na categoria, como o Zeekr X Flagship (R$ 339.000) e o BMW iX1 (R$ 362.950). Mesmo assim, segue posicionado em uma faixa bem competitiva, onde preço e valor agregado pesam muito na decisão do consumidor.
Como é o Chevrolet Equinox EV
Apesar da dificuldade de mercado, o Equinox EV é um SUV muito competente. Ele utiliza a plataforma Ultium, base dos modelos elétricos da GM, também presente em veículos da Cadillac e no Chevrolet Blazer EV (R$ 503.190).

A bateria tem 85 kWh de capacidade, alimenta dois motores elétricos que entregam 292 cv e 46 kgfm de torque. Esse conjunto permite ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.
A autonomia homologada é de 443 km de acordo com Inmetro. O modelo aceita recargas em corrente alternada (AC) de até 22 kW ou em corrente contínua (DC) de até 150 kW.

Com 4,84 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 1,64 m de altura e entre-eixos de 2,95 m, o Equinox EV tem porte de SUV grande. O porta-malas comporta 441 litros.
Estratégia da GM
Para tentar entregar diversidade carros elétricos no Brasil, a GM investiu em uma joint venture com a SAIC e a Wuling, trazendo novos produtos com a gravata e ajustes da marca para competir. Um deles é o Chevrolet Spark EUV, que custa R$ 166.990 e mira no BYD Dolphin e GWM Ora 03. Outro modelo que chegará ao mercado em breve é o Captiva, agora como SUV elétrico.
Com esse novo preço, você compraria o Chevrolet Equinox EV? Deixe seu comentário!




Mesmo com desconto de R$ 90 mil, o Equinox EV ainda é muito caro. Além disso, os concorrentes elétricos na faixa de R$ 350 mil já incluem marcas premium, o que dificulta a escolha do Chevrolet.