Ao vivo
Home » Vendas e Preços » China exporta mais carros do que importa e montadoras internacionais se enfurecem

Vendas e Preços

A China vai dominar tudo?

China exporta mais carros do que importa e montadoras internacionais se enfurecem

Se antes a China era um terreno próspero para marcas internacionais crescerem, agora as locais que dominam

2 min de leitura

Foi-se o tempo na China em que as fabricantes internacionais poderiam explorar o terreno sem restrição. Afinal, antigamente as marcas locais eram consideradas de segunda linha e bem aquém dos produtos internacionais importados ou produzidos localmente. Mas agora o jogo virou completamente.

Segundo dados fornecidos pela Associação de Concessionárias da China, as importações estão despencando vertiginosamente, ao mesmo passo que as importações estão crescendo. O Brasil, inclusive, é um dos destinos preferidos das fabricantes chinesas, que estão chegando ao nosso país aos baldes.

Só para se ter uma noção, em maio o Brasil foi o país que mais consumiu carros importados da China, com 35.478 unidades exportadas, mas não necessariamente vendidas. Nas vendas de maio, temos 9.403 carros que são da BYD, 3.217 unidades são da GWM e o restante é dividido entre as novas marcas chinesas (como Omoda e Jaecoo ou GAC).

Jaecoo 7 Prestige [Auto+ / João Brigato]

Por aqui, também temos modelos de marcas internacionais produzidos na China, como Ford Territory e Volvo XC60. Seguido do Brasil temos a Bélgica com 30.405 carros chineses exportados para lá em maio, Filipinas com 21.517 unidades, Reino Unido com 21.456 unidades, México com 14.587 unidades e Austrália com 14.250 carros chineses.

Em maio, as importações de carros para a China caíram 25% para 47 mil unidades Já as exportações cresceram, marcando 296 mil carros feitos na China e levados a outros países somente em maio. Ainda assim, a exportação é forte, com 70.037 carros vindos do Japão somente em maio, seguido de 41.675 carros alemães e 25.833 carros eslovacos. 

GWM Haval H9 diesel prata de frente - SUVs do Salão de Xangai que vêm ao Brasil - SUVs chineses
GWM Haval H9 [divulgação]

Com o fortíssimo crescimento das fabricantes chinesas no mercado interno, especialmente entre os modelos de luxo, o país tem consumido cada vez menos modelos internacionais e mais modelos locais. A Volkswagen, por exemplo, que sempre foi a marca mais vendida da China, cedeu seu lugar para a BYD há cerca de um ano e a situação se tornou irreversível.

Você acha que haverá um equilíbrio comercial entre outros países e a China? Conte nos comentários. 


YouTube video

6 comentários em “China exporta mais carros do que importa e montadoras internacionais se enfurecem”

  1. Kamiza

    Qdo era o contrário eles achavam lindo…

  2. Murilo Soares

    Brasileiro é trouxa mesmo, compra qualquer coisa, basta estar na moda.

    • Douglas

      Trouxa é seu argumento. Qual montadora aqui é nossa? Que por fazer carro aqui ainda vende muito mais caro e ultrapassado.

  3. Luiz

    A China precisa desbancar os americanos para corrigir as distorções o mais rápido possivel.

  4. Ricardo

    Já encomendei meu Tiggo 7.. chega de pagar caríssimo em carros todos de plástico. Viram o novo Nissan Quicks de entrada? 165K com banco de tecido e volante de plástico. Vão explorar em outro lugar. Que a china bote esses caras abaixo

  5. Wanderson Carlos Fauster

    O ruim dos veículos chinês e que eles só se preocupante em vender o carro vc não consegue um pós venda minimamente decente até pra conseguir um pneu e uma luta se precisar de uma lanterna vc troca de carro pq não encontra nada com facilidade sempre demora meses e quase sempre são grosseiros no trato com o cliente

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar