Home » Vendas e Preços » Europa declara guerra à BYD, GWM e outras chinesas

Destaque

Europa declara guerra à BYD, GWM e outras chinesas

A BYD e outras marcas chinesas entraram no radar da comissão europeia. Nas próximas semanas, investigadores vão para a China com o objetivo de examinar algumas das principais marcas de automóveis do país. O foco ...

3 min de leitura

A BYD e outras marcas chinesas entraram no radar da comissão europeia. Nas próximas semanas, investigadores vão para a China com o objetivo de examinar algumas das principais marcas de automóveis do país. O foco está em descobrir se essas fabricantes chinesas possuem uma vantagem competitiva injusta em relação às concorrentes europeias.

As marcas BYD, Geely e SAIC são as principais investigadas, mas também há rumores de que a GWM será a próxima. No entanto, é curioso notar que as fabricantes europeias e americanas que produzem carros elétricos na China, não serão investigadas. É o caso de Tesla, Renault e BMW.

A iniciativa partiu da própria comissão europeia, que busca esclarecer se os veículos elétricos chineses recebem subsídios estatais que lhes conferem uma vantagem econômica desleal nos preços praticados na Europa. Essa investigação foi lançada em outubro do ano passado e deve durar pouco mais de um ano.

BYD Han [divulgação]
BYD Han [divulgação]

BYD e chinesas na mira

Os fabricantes de automóveis chineses já responderam a questionários elaborados pela comissão europeia. Agora, os investigadores viajarão à China para verificar se as respostas condizem com o que será verificado nas fábricas.

A notícia dessa investigação não foi bem digerida pelos chineses. As autoridades reagiram com indignação à investigação, afirmando que a medida é protecionista. Porém, diversas fabricantes europeias se mostraram favoráveis ao processo, principalmente porque a investigação favorece seus interesses.

ORA 03 Skin
GWM ORA 03 Skin [Divulgação

De acordo com a Reuters, as vendas de carros fabricados na China agora representam 8% de todos os veículos vendidos na União Europeia, e esse número pode chegar a 15% até 2025. 

No ano passado, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, alertou sobre a ameaça que os carros chineses representam para os fabricantes europeus, já que alguns modelos são até 20% mais baratos que os rivais fabricados na Europa. 

Geely Pand Knight [divulgação]
Geely Pand Knight [divulgação]

Como é possível notar, não é somente no Brasil que o sucesso das marcas chinesas, principalmente BYD e GWM, tem incomodado as fabricantes tradicionais. Resta saber quem realmente será beneficiado com as investigações europeias e com o imposto de importação no mercado brasileiro.

Concorda que a BYD e outras chinesas devem ser investigadas? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> BYD constrói navio para exportar seus carros na China

>> Carros franceses perdem menos valor do que os concorrentes

>> Que carro nunca deveria ter sido lançado? | Pergunta da Semana

 

24 comentários em “Europa declara guerra à BYD, GWM e outras chinesas”

  1. Antonio Souza

    Todas as fabricantes, deitadas no berço esplêndido de sua história, engordando a grossos goles, paradas no seu tempo passado, agora engolem sexo e gritam agitados braços.
    O mundo gira muito rápido nesses dias. Quem não acompanhar, perecerá.

    • Quintino de Almeida

      É necessário que façam a investigação. Provavelmente, com isso, vão chegar a conclusão que o que eles tem a fazer é enxugar custos e aplicar mais tecnologia nos modelos. Com o mercado não se brinca.

    • VALDEMIR GOMES

      Acostumados a oferecer produtos caros com pequenas maquiagens estéticas agora estão tomando uma lavada em tecnologia, fato! Aprendam ou saiam do mercado

    • Ronaldo

      Fabricantes convencionais querem subsídios para aumentar seus lucros exorbitantes, mas não deixam chineses terem. Todos sabemos que china se reinventar muito rápido.

  2. Isaque Alves

    Mercado meus amigos simplesmente o Mercado se autorregulando. Preços absurdamente altos de todos os carros chama atenção de empreendedores que veem uma oportunidade de fazer dinheiro. Quem diria que um regime COMUNISTA daria uma boa aula de CAPITALISMO. Quem ganha somos nós consumidores.

  3. Marconi

    Subsidiadas pelo Governo fica fácil oferecer produtos semelhantes com um preço agressivo, eh o mesmo que estão fazendo com o aço brasileiro, enfraquecendo nossa indústria siderúrgica.

    • François Luciano Bordignon

      Em 2019 a GM faliu! Quem salvou a empresa foi o governo americano com verbas estatais. O ocidente está pagando a língua por não saber jogar com as próprias regras do jogo capitalista.

  4. David

    Tem que investigar as nacionais, do pq de ser tão caro?

  5. Adriano Sachet

    Pra deixar claro, concordo com a matéria e a investigação, mas gostaria de destacar alguns pontos:
    1. CEO da Stellantis reclamando de concorrência desleal? No Brasil a Stellantis faz concorrência desleal, sendo isenta de impostos inclusive fora do NE;
    2. 20% mais barato é pouco se olharmos a realidade da China – custo de MO, escala de produção e legislação ambiental, trabalhista. Eles tem o custo muito menos sem protecionismo;
    Por fim, a única acao protecionista é está iniciativa européia .

  6. Fernando

    Engraçado, porque os europeus e americanos e japoneses não baixam os preços dos seus carros?????
    Passaram os últimos 60 anos explorando nós consumidores e pararam no tempo.

  7. Balbino

    Europeus e norte americanos gastam muito dinheiro com infanticídios/genocídios e guerras, o que encarece tudo nesses países. A China não.

  8. Maxwell

    Não concordo. Porque as outras fabricantes não podem baixar os seus preços? Querem dizer que já estão vendendo os carros com o preço no mínimo de lucro? Sei não, pra mim isso tudo é pra não baixar os preços de seus veículos.

  9. Paulo Ricardo

    Sou a favor dos fabricantes de outros países parar de meter a faca no consumidor e se adaptarem ao mercado, as marcas chinesas vão engolir esse mercado protecionista.

  10. Edouard Mekhalian

    Não, quem tem que ser investigado diante deste cenário, são todas as montadoras tradicionais e ocidentais do pq fabricam e vendem produtos tão caros e praticamente inacessíveis para grande parte da população brasileira.

  11. Valdemir Gomes

    O envio de royalties p sustentar os gordos salários de diretores e CEOs em suas matrizes implica em custos mais altos, basta cortarem as mamatas q conseguem ganhar em competividade certo… No mais, chorar pode, só não podem ser medíocres, e viva o capitalismo!

  12. Artur Russ Filho

    A Europa simplesmente está cara demais. Cara até para o Europeu!
    Tem gente que não aguenta pagar aluguel na cidade em que mora e trabalha.

    • Henrique

      Europa vai colapsar, não produz nada alta inflação e protecionista de montadora ultrapassada, fora os danos causados pelo motor a diesel …

    • Antônio Carlos

      O continente Europeu está a cada década mais inviável, pois sustenta padrões de vida com valores altos bancados na obtenção de baratos recursos alimentícios e minerais e energéticos de outras partes do globo, e cada vez tendo que ser protecionista em produtos e serviços.

  13. Jobes Luiz de Carvalho

    Eu não concordo, a menos que sejam investigados todas fabricantes. Mesmo porquê iremos saber o porquê dos preços caros desses.

  14. Marcelo Salino

    E desde quando o consumidor é beneficiado de alguma maneira?
    O imposto de importação brasileiro é uma demonstração de que o governo não quer baixar o preço dos veículos para o consumidor. Para o governo é muito mais cômodo bajular as montadoras aqui instaladas e ainda aumentar a sua arrecadação com o imposto mais alto. Como se já não fosse alto. Aqui no Brasil o consumidor nunca é colocado em primeiro lugar. Quem quiser comprar um carro que lute. Aqui parece impossível a ideia de deixar o mercado de auto regular. O governo adora intervir, ainda mais se tiver algum benefício em troca.

  15. EDUARDO LUCENA DA SILVA

    …se o carro é bom será ótimo para o consumidor!…é a Lei da Oferta e procura!…incomoda mesmo, porque o domínio das empresas já consagradas na fabricação de automóveis, vai dando lugar aos Chinglings!!!…eu compraria com certeza!!!…??

  16. Antonio

    Lendo essa matéria lembro -me da Ford, que depois de sugar os brasileiros com automóveis caríssimos e qualidade muito aquem dos vendidos lá fora, sabendo que não iria mais se beneficiar da isenção de impostos, pegou o chapéu e deu no pé.

  17. Antônio Cláudio

    Quem não tem competência não se estabelece, já dizia o velho ditado. Aprendam a fazer carros e baratear os custos porq isso será tendência daki pra frente.

  18. Marcial Rosolen

    Carro simples que custava antes da pandemia 45.000 hoje 80.000
    Carro elétrico 200.000 se não entra as chinesa nunca iremos ver carros com valor de 100.000.
    Isto é a verdade as montadoras estão com dor de cotovelo pois vão ter que abaixar os preços

Deixe um comentário