Vendas e Preços

Fiat Cronos alcança feito incrível no mercado brasileiro

Um dos sedãs compactos mais vendidos, o Cronos atingiu uma marca importante e que fez a marca italiana sorrir de orelha a orelha

Audi SQ8 Sportback e-tron [divulgação]
Audi SQ8 Sportback e-tron [divulgação]

O Fiat Cronos alcançou uma nova grande marca no mercado brasileiro. Nos últimos dias, o sedã chegou a 150 mil unidades vendidas no Brasil desde que foi lançado, além de ter alcançado a marca de 300 mil carros feitos na fábrica de Córdoba, na Argentina. 

Feito no país vizinho, o Cronos também é exportado para outros mercados, sendo vendido na própria Argentina. Inclusive, por lá o sedã foi o carro mais vendido em 2022, o que ajuda a explicar a quantidade de unidades produzidas na fábrica dos hermanos.

No entanto, por mais que não seja o líder absoluto no Brasil, o sedã passa por um bom momento. Por aqui, o modelo é o segundo mais vendido em sua categoria, de acordo com os dados da Fenabrave. O três volumes só perde para o Chevrolet Onix Plus, mas soma mais emplacamentos no acumulado do ano que o Hyundai HB20S e o Volkswagen Virtus juntos.

Fiat Cronos Drive [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos Drive [Auto+ / João Brigato]
Em abril, o modelo aumentou ainda mais sua participação, já que viu suas vendas crescerem em 22%. Coincidentemente, as vendas do modelo emplacaram de vez depois que o câmbio automático CVT e o motor 1.0 passaram a fazer parte do portfólio do modelo.

Atualmente, o Cronos conta com o motor 1.0 Firefly três cilindros flex aspirado, que é oferecido nas versões sem nome e Drive. É o mesmo motor usado no irmão Fiat Argo, no Peugeot 208 e no Citroën C3, entregando 77 cv e 10,9 kgfm de torque.

Fiat Cronos Drive [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos Drive [Auto+ / João Brigato]
Há ainda opção do motor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado. Esse propulsor acompanha o sedã desde seu lançamento, mas recentemente foi atualizado e entrega 107 cv e 14,2 kgfm. Ele está disponível com câmbio manual de cinco marchas, igual ao 1.0 aspirado, ou CVT. As versões são Drive, S-Design e Precision.

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