Vendas e Preços

Venda de sedãs cresce em 2023; é o fim do domínio dos SUVs?

Mais esportivos nos últimos anos, os sedãs podem ter encontrado um nicho de mercado para se manterem vivos

Honda Civic e:HEV [divulgação]
Honda Civic e:HEV [divulgação]

A morte dos sedãs é algo que muitos já apontaram como inevitável, influenciado pelo mercado. Com os consumidores ansiosos por SUVs e crossovers, os modelos de três volumes tradicionais, como o Chevrolet Impala, Ford Focus e Fusion e Mazda6, por exemplo, foram todos descontinuados em alguns mercados.

Porém, de acordo com o Centro de Pesquisas e Dados Automotivos da Automotive News, o sedã pode estar pronto para uma volta por cima. Desde 2002, crossovers, picapes e SUVs vêm superando as vendas de automóveis (sedãs, cupês, conversíveis, hatches e esportivos) nos Estados Unidos.

No entanto, no primeiro trimestre de 2023, as vendas dos automóveis voltaram a aumentar, alcançando uma parcela de 21,4%, em comparação com o mínimo de 19,6% registrado em 2021.

Volkswagen Jetta GLI [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Jetta GLI [Auto+ / João Brigato]
Esses são ganhos aparentemente pequenos que podem ser atribuídos a uma anomalia de mercado – afinal, os veículos leves ainda representam cerca de 60% das vendas totais. Mas pode haver outros motivos para a recuperação dos sedãs e carrocerias tradicionais.

Sedãs esportivos e carros elétricos

Um deles está relacionado à sensação de sedãs serem vistos como modelos mais descolados. Depois de duas décadas de domínio de crossovers e SUVs, os jovens compradores à procura do primeiro carro não querem ser vistos dirigindo a mesma coisa que seus pais tinham.

Além disso, os automóveis tradicionais fazem mais sentido em face da revolução de veículos elétricos. Os sedãs são mais aerodinâmicos e terão uma autonomia maior do que seus SUVs equivalentes.

Toyota Corolla [divulgação]
Toyota Corolla [divulgação]
Tyson Jominy, vice-presidente de dados e análise da J.D. Power, sugere que podemos estar em um ponto de êxtase por alguns anos e que, a longo prazo, os sedãs continuarão a fazer parte da linha de produtos dos fabricantes, mesmo que não haja tanta variedade de modelos quanto antes. “Ainda acredito que você conseguirá encontrar um sedã. Só não vai ser como antes, onde você tinha um Fiesta, um Focus, um Fusion e um Taurus”, disse Jominy.

SUVs mais caros 

Outra razão pela qual os sedãs podem estar ganhando um pouco mais de atenção é graças ao preço elevado dos novos carros. Diversos fatores contribuíram para os preços inflacionados, incluindo a escassez global de chips. Mas, com os populares crossovers subindo de preço, muitos estão dando outra olhada nas alternativas de quatro portas.

BMW M3 2021 [divulgação]
BMW M3 [divulgação]
Os fabricantes que escolheram permanecer com suas marcas sedãs, como o Elantra e o Sonata da Hyundai, tiveram aumento em suas vendas nos EUA no primeiro trimestre em 47% e 87%, respectivamente. Enquanto isso, a Toyota disse que permanecerá comprometida em servir àqueles que preferem sedãs, enquanto a Honda também viu alguns clientes voltarem para o Civic e Accord.

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