Todo o barulho que o Volkswagen Tera fez no seu lançamento deveria se refletir em vendas altíssimas no primeiro mês cheio de comercialização. Contudo, junho ainda enfrenta acumulo de pedidos e entregas do SUV subcompacto. Com isso, ele ainda está longe de ser um dos SUVs mais vendidos do Brasil.
No ranking de vendas divulgado com dados da Fenabrave, o Volkswagen Tera é o 13° SUV mais vendido do Brasil com 2.555 unidades emplacadas. Ele fica fora do top 10 no final da matéria e ainda está longe de ser um candidato a entrar na lista, visto que Nissan Kicks (3.394 unidades) e CAOA Chery Tiggo 7 (2.589 unidades) estão à frente dele.
Todavia, a Volkswagen não tem o que reclamar. O T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil com 8.629 unidades comercializadas. É um número muito expressivo, a ponto de colocá-lo como terceiro carro mais vendido do Brasil. Além disso, fica quase 2 mil unidades à frente do segundo colocado, o Hyundai Creta.

Por falar nisso, o SUV sul-coreano teve um momento de forte ascenção, indo de quinto para segundo lugar. Contudo, criou-se um efeito gangorra, no qual o Honda HR-V caiu de segundo para terceiro lugar. Tivemos também o Jeep Compass despencando de terceiro lugar para oitavo e deixando para o Toyota Corolla Cross o título de SUV médio mais vendido do Brasil.
Entre os SUVs subcompactos, o Fiat Fastback segue como líder em sexto lugar, mesma posição do mês passado. Ele é seguido pelo VW Nivus, que também não se mexeu. O Chevrolet Tracker acelerou de oitavo para quinto lugar, mesmo prestes a ser reestilizado. Além disso, o Fiat Pulse entrou no top 10, mas jogou o Jeep Renegade um degrau abaixo.

SUVs mais vendidos do Brasil em junho de 2025:
1. Volkswagen T-Cross – 8.629 unidades
2. Hyundai Creta – 6.415 unidades
3. Honda HR-V – 6.179 unidades
4. Toyota Corolla Cross – 5.335 unidades
5. Chevrolet Tracker – 4.993 unidades
6. Fiat Fastback – 4.930 unidades
7. Volkswagen Nivus – 4.731 unidades
8. Jeep Compass – 4.546 unidades
9. Fiat Pulse – 3.823 unidades
10. Jeep Renegade – 3.411 unidades
Qual sua aposta para o SUV mais vendido do Brasil em 2025? Conte nos comentários.


