Depois de meses prometendo muito e entregando pouco, o Volkswagen Tera finalmente parece cumprir as expectativas do papel que lhe foi atribuído. Lançado como novo ícone da marca com peso igual ao Gol e ao Fusca, o VW Tera finalmente se tornou o SUV mais vendido do Brasil. O problema disso é que o T-Cross despencou nas vendas.
Se antes o Volkswagen T-Cross liderava o segmento com folga, em setembro ele amargou a nona posição com um gosto amargo. A subida do Tera à liderança fez com que ele encostasse nas vendas do Jeep Renegade – outro que já foi líder e hoje em dia vende aquém do que merece.
Entre os SUVs médios, o Toyota Corolla Cross segue dando um banho no Jeep Compass. Mas a situação da fábrica de motores da marca japonesa pode afetar fortemente as vendas de seu SUV, que em setembro foi o segundo mais vendido do ranking geral. Nissan Kicks estaciona em terceiro graças ao trabalho conjunto da velha e da nova geração.
![Nissan Kicks Platinum 2026 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/06/nissan-kicks-2026-25-1320x743.webp)
Já o Chevrolet Tracker perdeu para o Hyundai Creta nas vendas de setembro, mas o modelo deve ganhar um importante reforço nas vendas agora que a GM reviu os preços. Temos ainda Fiat Fastback levando vantagem frente ao Jeep Compass e se tornando o SUV mais vendido da Stellantis no Brasil. Os dados foram fornecidos pela Fenabrave.
SUVs mais vendidos do Brasil em setembro de 2025
1. Volkswagen Tera – 7.610 unidades
2. Toyota Corolla Cross – 7.282 unidades
3. Nissan Kicks – 6.319 unidades
4. Hyundai Creta – 5.953 unidades
5. Chevrolet Tracker – 5.657 unidades
6. Fiat Fastback – 5.344 unidades
7. Jeep Compass – 5.291 unidades
8. Honda HR-V – 5.041 unidades
9. Volkswagen T-Cross – 4.736 unidades
10. Jeep Renegade – 4.547 unidades
Qual sua aposta para o SUV mais vendido do Brasil em 2025? Conte nos comentários.
![Volkswagen Tera High Outfit [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/06/volkswagen-tera-high-outfit-avaliacao-13-1320x743.webp)


Muito bonito esse carro.
Tera não é SUV…. não tem altura pra isso. Nem na classe B-DUV se enquadra. Todo seco e custando caro….. brasileiro é muito bu##0 mesmo.