O Volkswagen Tera mal chegou e já bateu o recorde de vender 12 mil unidades em apenas 50 minutos. A estreia aconteceu na noite de quinta-feira (5), no chamado maior “Open Doors” feito pela montadora, com vendas simultâneas nas 472 concessionárias da rede e já ultrapassa o Fiat Pulse no mês de maio e o Renault Kardian no acumulado do ano até o mês passado.
Já faz barulho no nascimento
Para ter ideia da magnitude, o Tera vendeu em menos de uma hora mais do que o triplo do Fiat Pulse conseguiu vender em todo o mês de maio (3.352 unidades). E não fica muito longe do SUV da Fiat no acumulado do ano até maio: 16.442 emplacamentos. Os dados são da Fenabrave.
O resultado também é maior que as vendas mensais da Strada, veículo mais vendido do Brasil, que emplacou 11.854 unidades no mesmo mês. E supera o Renault Kardian não só no mês, mas no ano inteiro. Até maio, o SUV da Renault acumula 9.044 unidades.

Ou seja, em apenas 50 minutos, o Tera vendeu 32,7% a mais que o Renault Kardian no acumulado de 2025 até maio e já soma 73% das vendas totais do Fiat Pulse em maio.
Se dividirmos os 12 mil pedidos feitos em 50 minutos pelo equivalente a um mês de vendas (30 dias), o Tera teria vendido, em média, 400 unidades por dia. Para efeito de comparação, o Polo – carro de passeio mais comercializado do país neste ano – emplacou 12.911 unidades em maio, o que dá pouco mais de 430 por dia.
Com esse número, o Tera se torna automaticamente o 5º carro mais vendido da Volkswagen no ano até maio, atrás apenas de Polo (45.724), T‑Cross (35.903), Saveiro (24.298) e Nivus (17.698). No ranking geral, já figura como o 24º modelo mais vendido do Brasil em 2025.

E se fosse considerado no ranking apenas com base nesses 50 minutos, ele teria sido o SUV mais vendido de maio, passando o próprio T-Cross, que teve 9.410 emplacamentos no mês. Já no ranking entre os SUVs mais vendidos, o Tera, nesses 50 minutos, se figura como o 13º SUV mais emplacado do Brasil no acumulado do ano até maio.
O Tera estreia o segmento de SUV compacto de entrada no Brasil, faixa que cresceu 309% nos últimos dez anos e hoje representa 25% de todos os carros vendidos no país. Ele também faz parte do plano de 17 novos modelos da Volkswagen na América do Sul até 2028, com investimento de R$ 20 bilhões na região — só no Brasil, R$ 16 bilhões e 16 lançamentos.

Produzido em Taubaté (SP), o SUV gerou 260 novos empregos diretos e outros 2.600 indiretos. Além do mercado brasileiro, o Tera será exportado para mais de 20 países.
Versões e preços do Volkswagen Tera
No lançamento, a versão MPI teve um lote inicial de 999 unidades com preço promocional de R$ 99.990. Agora, parte de R$ 103.990. As outras opções são a TSI de R$ 116.990, a Comfort de R$ 126.990, a High, que custa R$ 139.990 e por fim a High com pacote Outfit The Town Edition de R$ 142.290.

Todas as versões trazem itens de série como seis airbags, freio ABS, controle de tração e estabilidade, ar-condicionado, direção elétrica multifuncional, piloto automático, painel de instrumento digital, assistente de partida em rampa, porta USB dupla e sensores traseiros.
A partir da Comfort, o modelo já inclui chave presencial, botão de partida e acabamento interno com materiais de melhor qualidade. A versão topo de linha adiciona rodas escuras, bancos com revestimento premium e visual exclusivo da edição “The Town”.
Sob o capô, o Tera traz o conhecido motor que já equipa o Polo Track, o 1.0 MPI de 77/84 cv na versão MPI, com câmbio manual de cinco marchas. Já as opções com motor 1.0 TSI de 109/116 cv podem ter câmbio manual ou automático de seis velocidades.
Você teria um Volkswagen Tera na garagem? Deixe sua opinião nos comentários!



