Home » Vendas e Preços » Volkswagen Tera vende 12 mil unidades em 50 minutos e já bate Fiat Pulse Renault Kardian

Vendas e Preços

Já marcou um grande território

Volkswagen Tera vende 12 mil unidades em 50 minutos e já bate Fiat Pulse Renault Kardian

Novo VW Tera teve estreia e já se posiciona como o 5º modelo mais vendido da marca em 2025, superando Fiat Pulse e Renault Kardian

4 min de leitura

O Volkswagen Tera mal chegou e já bateu o recorde de vender 12 mil unidades em apenas 50 minutos. A estreia aconteceu na noite de quinta-feira (5), no chamado maior “Open Doors” feito pela montadora, com vendas simultâneas nas 472 concessionárias da rede e já ultrapassa o Fiat Pulse no mês de maio e o Renault Kardian no acumulado do ano até o mês passado.

Já faz barulho no nascimento

Para ter ideia da magnitude, o Tera vendeu em menos de uma hora mais do que o triplo do Fiat Pulse conseguiu vender em todo o mês de maio (3.352 unidades). E não fica muito longe do SUV da Fiat no acumulado do ano até maio: 16.442 emplacamentos. Os dados são da Fenabrave. 

O resultado também é maior que as vendas mensais da Strada, veículo mais vendido do Brasil, que emplacou 11.854 unidades no mesmo mês. E supera o Renault Kardian não só no mês, mas no ano inteiro. Até maio, o SUV da Renault acumula 9.044 unidades. 

Volkswagen Tera TSI branco de traseira
Volkswagen Tera TSI [Auto+ / João Brigato]

Ou seja, em apenas 50 minutos, o Tera vendeu 32,7% a mais que o Renault Kardian no acumulado de 2025 até maio e já soma 73% das vendas totais do Fiat Pulse em maio.

Se dividirmos os 12 mil pedidos feitos em 50 minutos pelo equivalente a um mês de vendas (30 dias), o Tera teria vendido, em média, 400 unidades por dia. Para efeito de comparação, o Polo – carro de passeio mais comercializado do país neste ano – emplacou 12.911 unidades em maio, o que dá pouco mais de 430 por dia.

Com esse número, o Tera se torna automaticamente o 5º carro mais vendido da Volkswagen no ano até maio, atrás apenas de Polo (45.724), T‑Cross (35.903), Saveiro (24.298) e Nivus (17.698). No ranking geral, já figura como o 24º modelo mais vendido do Brasil em 2025. 

Volkswagen Tera Comfort azul de frente
Volkswagen Tera Comfort [Auto+ / João Brigato]

E se fosse considerado no ranking apenas com base nesses 50 minutos, ele teria sido o SUV mais vendido de maio, passando o próprio T-Cross, que teve 9.410 emplacamentos no mês. Já no ranking entre os SUVs mais vendidos, o Tera, nesses 50 minutos, se figura como o 13º SUV mais emplacado do Brasil no acumulado do ano até maio. 

O Tera estreia o segmento de SUV compacto de entrada no Brasil, faixa que cresceu 309% nos últimos dez anos e hoje representa 25% de todos os carros vendidos no país. Ele também faz parte do plano de 17 novos modelos da Volkswagen na América do Sul até 2028, com investimento de R$ 20 bilhões na região — só no Brasil, R$ 16 bilhões e 16 lançamentos. 

Volkswagen Tera [divulgação]

Produzido em Taubaté (SP), o SUV gerou 260 novos empregos diretos e outros 2.600 indiretos. Além do mercado brasileiro, o Tera será exportado para mais de 20 países.

Versões e preços do Volkswagen Tera

No lançamento, a versão MPI teve um lote inicial de 999 unidades com preço promocional de R$ 99.990. Agora, parte de R$ 103.990. As outras opções são a TSI de R$ 116.990, a Comfort de R$ 126.990, a High, que custa R$ 139.990 e por fim a High  com pacote Outfit The Town Edition de R$ 142.290.

Todas as versões trazem itens de série como seis airbags, freio ABS, controle de tração e estabilidade, ar-condicionado, direção elétrica multifuncional, piloto automático, painel de instrumento digital, assistente de partida em rampa, porta USB dupla e sensores traseiros. 

A partir da Comfort, o modelo já inclui chave presencial, botão de partida e acabamento interno com materiais de melhor qualidade. A versão topo de linha adiciona rodas escuras, bancos com revestimento premium e visual exclusivo da edição “The Town”.

Sob o capô, o Tera traz o conhecido motor que já equipa o Polo Track, o 1.0 MPI de 77/84 cv na versão MPI, com câmbio manual de cinco marchas. Já as opções com motor 1.0 TSI de 109/116 cv podem ter câmbio manual ou automático de seis velocidades.

Você teria um Volkswagen Tera na garagem? Deixe sua opinião nos comentários! 


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar