Destaque

Volvo quer matar logo os carros a combustão

CEO da Volvo está confiante no crescimento das vendas e na procura por carros elétricos e a marca quer eliminar logo os modelos a combustão

Volvo EX30 [divulgação]
Volvo EX30 [divulgação]

A era dos carros elétricos chegou de vez e veio para ficar. Contudo, recentemente, a procura por veículos com essa propulsão sofreu uma forte queda em sua procura. Mesmo assim, o CEO da Volvo, afirmou que cada vez mais os eletrificados vão vender mais. Jim Rowan foi ainda mais longe e afirmou que na década de 2030, as vendas serão 100% de carros elétricos.

Jim esteve presente no Fórum de Mercados Globais da Reuters na Suíça. Durante seu discurso, o empresário se mostrou confiante no crescimento das vendas de elétricos em todo o mundo, mas em especial no mercado europeu. Ele também revelou que a montadora sueca não vai entrar nessa guerra de preços altos nos modelos eletrificados, pois a marca já possui um lucro notável com todas as vendas deles.

Rowan quis tranquilizar ao público ao contar que mesmo com as interrupções nas rotas marítimas através do Mar Vemelho, os compradores dos carros da Volvo não vão sofrer com aumento nos preços e que a marca vai cobrir os custos adicionais. Os planos da marca são os seguintes: ainda na década de 2020, suas vendas de carros elétricos atingirão 50% em todo o mundo. E a partir de 2030, essa porcentagem será de 100% de forma global.

Volvo XC40 Recharge Plus P6 [Auto+ / Renan Melo]
Volvo XC40 Recharge Plus P6 [Auto+ / Renan Melo]

EX30 será o curinga da Volvo

Por mais que a empresa sueca queira chegar em ainda mais mercados e ver seus clientes satisfeitos, ela terá de paralisar momentaneamente a produção dos modelos XC40 Recharge e C40 Recharge. O motivo dessa paralisação na fábrica de Ghent, na Bélgica, é que houve uma demora acima do normal para a entrega das caixas de transmissões dos modelos. Assim que a situação normalizar, os elétricos voltarão a serem produzidos.

Apresentado ao mundo em meados de 2023, um dos responsáveis e a carta na manga da Volvo para bombar as vendas de elétricos é o SUV EX30. Ele que é um SUV compacto, traz a tecnologia eletrificada e o preço atrativo como seus principais diferenciais. Sua bateria pode ter 51 kWh ou 69 kWh e são unidos com um motor elétrico de 275 cv e 34,9 kgfm de torque para o mercado brasileiro. Ainda em estágio de pré-venda, o EX30 tem preços a partir de R$ 229.950 e que chegam em R$ 293.950.

EX30
Volvo EX30 [Divulgação]

Você teria um carro elétrico? Gosta dos carros da Volvo? Conte nos comentários

>>Por que caminhonetes e picapes são proibidas no Uber?

>>BYD mudará sistema híbrido plug-in por medo de vazamentos

>>Valores de seguro dos carros mais vendidos do Brasil cai 20%