Destaque

BYD mudará sistema híbrido plug-in por medo de vazamentos

Conjunto híbrido plug-in da BYD terá um de seus componentes modificados, tudo para que o cliente da marca não tenha problemas de vazamento

carros
BYD Tan [Auto+/ João Brigato]

Os atuais carros híbridos plug-in da BYD contam com células de bateria do tipo bolsa, mas isso vai mudar logo mais. A montadora chinesa está preocupada com possíveis problemas nesse componente e por isso quer mudar o conjunto. Entre as possíveis dores de cabeça, os modelos como o SUV Tan, podem sofrer com vazamentos neste conjunto de motor.

Por enquanto, nenhum grave problema foi detectado. Contudo, os especialistas da marca entenderam que as células do tipo bolsa podem gerar um possível vazamento de electrólitos. E para evitar danos aos modelos que utilizam essa propulsão, a montadora optou por iniciar a produção de baterias prismáticas. As plantas de Shaanxi e Zhejiang já produzem essa nova bateria.

É válido ressaltar que todos os modelos híbridos plug-in atuais da BYD utilizam as células bolsa. A fabricante até já tinha passado por um momento conturbado por causa delas em meados de 2022. Desse modo, foi obrigada a realizar um recall em 60 mil unidades do SUV Tan, pois ele podia ter um defeito na bateria e haver fuga térmica. Mas, para não interromper a entrega e nem a produção dos carros atuais, a fábrica de Qinghai continuará fabricando as células do tipo bolsa até o começo de 2025, segundo apuração do portal Reuters.

BYD Tan [Auto+ / João Brigato]
BYD Tan [Auto+ / João Brigato]

BYD vai seguir Volkswagen e sua rival Tesla

Essa nova bateria a ser produzida pela fabricante chinesa é bem semelhante com a bateria Blade, aquela que equipa os modelos 100% elétricos, como é o caso do Dolphin. São poucos os consumidores internacionais que contarão com essas novidades em seus modelos, pois 98% dos carros PHEV da marca foram vendidos na China e apenas 2% foram exportados e alguns poucos ainda vieram ao Brasil.

Com mais essa novidade em sua linha de produção, a BYD tende a seguir os planos da Volkswagen e da Tesla. Desde 2021, a montadora alemã aboliu o uso dessas células do tipo bolsa em seus modelos eletrificados. Já Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, afirmou há um tempo que é contra o uso desse tipo de componente em seus carros eletrificados.

BYD Tan [Auto+ / João Brigato]
BYD Tan [Auto+ / João Brigato]

Como ficarão os carros da marca chinesa com essa novidade? Conte nos comentários

>>Como funcionam os controles de tração e estabilidade?

>>Quais carros podem ser usados como Uber Black ou Comfort?

>>Segredo: Renault prepara SUV de 7 lugares contra BYD Song Plus