Destaque Novidades Racing

As 7 vidas que Alonso já gastou na Fórmula 1

Acidente na Bélgica domingo passado foi mais um na extensa lista de pancadas assustadoras do piloto espanhol
(divulgação)

Fernando Alonso vai deixar a Fórmula 1 ao final deste ano e será lembrado para sempre como bicampeão mundial que é (ganhou os campeonatos de 2005 e 2006). Mas a verdade é que ele também pode respirar aliviado por ter escapado ileso de alguns acidentes terríveis.

O mais recente foi no GP da Bélgica, disputado domingo passado em Spa-Francorchamps. Alonso foi atingido por Nico Hulkenberg e saiu voando sobre o carro de Charles Leclerc. Por pouco, a roda dianteira direita do espanhol não atingiu a cabeça de Leclerc.

Foi feio, mas está tudo mundo bem, graças à segurança dos carros de Fórmula 1 modernos (que contam inclusive com o halo, aquela proteção ultrarresistente que parece uma tira de chinelo e vai sobre o piloto).

E já que está tudo em ordem, que tal olhar com um pouco de bom humor para os maiores sustos que o Alonso já levou na carreira? Confira nossa lista.

 

Acidente em Interlagos, em 2003 (divulgação)

1. Interlagos, 2003

Essa corrida teve um caos típico do Grande Prêmio do Brasil. Na pista molhada, Mark Webber perdeu o controle do carro e bateu no muro da Subida dos Boxes. Alonso atropelou os destroços e… pau na barreira de pneus do lado interno da pista. Ele ainda foi o terceiro colocado (porque a corrida foi encerrada naquele instante, em bandeira vermelha, e ficou valendo o resultado de duas voltas antes), mas teve de faltar ao pódio porque estava zureta da pancada.

 

Acidente em Spa, em 2012 (divulgação)

2. Spa-Francorchamps, 2012

Romain Grosjean calculou mal a freada para a primeira curva e saiu acertando todo mundo como se fosse uma bola de boliche. Decolou e passou voando por cima da cabeça de Alonso, triscando no capacete dele. Esse acidente rendeu punição severa a Grosjean – que foi impedido de participar da prova seguinte – e ajudou também a reforçar a discussão em torno da adoção do halo, que seria efetivada agora em 2018.

 

Acidente em Abu Dhabi, em 2013 (divulgação)

3. Abu Dhabi, 2013

Não é uma fantasia de peru de Natal. É só o Fernando Alonso se preparando para exames mais detalhados. É que ele sofreu um impacto de mais de 28 vezes a força da gravidade depois de saltar em uma zebra do circuito de Abu Dhabi. Não foi propriamente um acidente, mas foi tão sério que o piloto espanhol teve de ser levado para o hospital assim que terminou a corrida e passou uns bons dias sentindo dores, cancelando inclusive compromissos profissionais.

 

Acidente em Barcelona, em 2015 (divulgação)

4. Barcelona, 2015

Esse acidente permanece um mistério. Na pré-temporada, Alonso perdeu o controle do carro na curva 3 do circuito de Barcelona e deu de lado no muro. Pelas poucas imagens disponíveis, não parecia nada grave. Mas o piloto passou três noites internado e por recomendação médica não disputou a corrida de abertura daquela temporada.

 

Acidente em Spielberg, em 2015 (divulgação)

5. Spielberg, 2015

Na vida é assim: uma hora você está por baixo, outra hora você está por cima. Aqui, Alonso decolou sobre o carro de Kimi Raikkonen na primeira volta do GP da Áustria. Apesar da imagem assustadora, os dois bateram a poeira dos ombros e voltaram de boa para os boxes.

 

Acidente em Melbourne, em 2016 (divulgação)

6. Melbourne, 2016

Alonso errou a freada e acertou em cheio a traseira do carro de Esteban Gutierrez. Escapou da pista, decolou ao tocar na caixa de brita e só foi parar no muro do outro lado, de cabeça para baixo e com o carro completamente destruído. Ele escreveu no Instagram: “Estou consciente de que hoje gastei uma das vidas que me restavam”. Foi mesmo!

 

Acidente em Spa-Francorchamps, neste ano (divulgação)

7. Spa-Francorchamps, 2018

Nico Hulkenberg perdeu o ponto de freada e atingiu em cheio o carro de Alonso, que decolou e saiu voando sobre Charles Leclerc. Nada grave, como vocês já sabem, mas um tremendo de um susto para quem está apenas a alguns meses de deixar a Fórmula 1.

Veja mais:

>> Stock Car concentra ex-pilotos de Fórmula 1

>> Mercedes-AMG Project One: um Fórmula 1 para as ruas

>> Max Verstappen: um piloto ousado na F-1

Sobre o autor

Tiago Mendonça

Tiago Mendonça

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Jocar