Destaque

Ataque russo deve impactar o preço da gasolina no mundo

Preço do petróleo disparou depois que as explosões foram relatadas na Ucrânia

ataque russo
[divulgação]

O ataque russo à Ucrânia tem gerado grandes preocupações na política mundial, já que a Rússia é uma das maiores potências militares do planeta. No entanto, uma guerra entre os dois países pode causar um grande impacto em diversas outras áreas, como é o caso do preço do barril do petróleo.

Nesta quinta-feira (24), o valor superou os US$ 100 pela primeira vez desde 2014, logo após os militares russos terem iniciado o avanço no território ucrâniano. O problema é que a Rússia é um dos maiores exportadores de petróleo no mundo, sendo responsável por 12% da oferta mundial do material.

Dessa forma, o temor é que a crise no leste europeu possa causar um desabastecimento do petróleo. Sem contar que por ser considerado um ativo seguro, assim como o ouro e o dólar, o óleo acaba se valorizando em cenários de crise, por conta do aumento da procura por parte dos investidores.

ataque russo
[divulgação]

Impacto nos combustíveis

Por ser um derivado do petróleo, a gasolina pode sofrer um aumento em seu preço em todo o planeta. Afinal, com a matéria-prima se tornando mais cara, a tendência é que o produto final também tenha reajustes. E isso causa uma preocupação no Brasil, já que o combustível tem subido constantemente de preço desde que a pandemia da covid-19 se instaurou.

Além da gasolina, o diesel e o gás natural veicular, outros derivados do petróleo, são outros combustíveis que correm risco de sofrerem aumentos nos preços por conta dos ataques russos. O medo é que os todos os combustíveis subam no planeta e atinjam um patamar nunca antes visto, contribuindo ainda mais para o aumento da inflação e do juros em boa parte dos países.

Resta saber como serão os próximos dias e quais os impactos que as ações da Rússia vão causar na Ucrânia e em todo o mundo, já que diversas nações podem ser impactadas. E o mundo automotivo não estaria de fora desta crise.

Stellantis lançará 17 carros até 2023 entre Jeep, Fiat, Peugeot e mais

Quem são os rivais do Honda City Hatch no Brasil?

Nova Nissan Frontier 2023 será lançada em abril no Brasil