Automobilismo

Verstappen não precisa mais vencer para ser tricampeão em 2023

Com a vantagem atual para Sergio Pérez, Max Verstappen não precisa de mais nenhuma vitória para conquistar o título desse ano

Max Verstappen no GP da Espanha [divulgação]
Max Verstappen no GP da Espanha [divulgação]

Max Verstappen tem uma vantagem considerável no campeonato de pilotos deste ano. Com a vitória de domingo, no GP da Bélgica, o holandês chegou aos 314 pontos, 125 a mais que o vice-líder, seu companheiro de Red Bull, Sergio Pérez. Dessa forma, já é possível traçar alguns cenários para pensarmos quando o piloto pode conquistar o título.

Com a Fórmula 1 de férias até 21 de agosto, e caminhando para o fim do campeonato, já é possível imaginar quando Verstappen vai fechar a conta para ser campeão. Restando 10 provas para o final do campeonato, e mais três corridas Sprint, ainda tem 284 pontos em disputa, considerando os 25 da vitória, os 8 dados para quem vence as corridas mais curtas e o ponto extra para quem faz a volta mais rápida.

Dessa forma, a pontuação máxima de Verstappen é 598 pontos. Já Pérez só consegue chegar aos 473 pontos. Com este cenário, mesmo que Sergio vença e faça a volta mais rápida em todas as etapas, Max consegue o título se for segundo colocado em todas as provas, inclusive na Sprint. E ainda seria campeão por antecipação, fechando a conta no GP de Las Vegas, penúltima etapa do ano.

Verstappen vence o GP de Mônaco [divulgação]
Verstappen vence o GP de Mônaco [divulgação]

Verstappen campeão em Cingapura

Caso mantenha sua sequência de vitórias, Verstappen pode ser campeão a partir do GP de Cingapura, isso se Pérez conseguir um bom desempenho nessas três corridas. No entanto, é pouco provável que isso aconteça, porque o mexicano precisaria fazer poucos pontos até lá, o que até pode ocorrer, mas como o carro da Red Bull é imbatível, pelo menos algum pódio Pérez deve conseguir.

Sendo assim, o mais provável é que o primeiro match point de Max seja na etapa seguinte, no Japão. Imaginando o melhor cenário possível, ele precisa vencer as quatro próximas corridas e torcer para Pérez fazer no máximo 49 pontos até lá. Se o mexicano foi quarto colocado nessas quatro provas, soma 48 pontos e vê Max ser campeão com seis provas de antecipação.

Dobradinha da Red Bull na Bélgica [divulgação]
Dobradinha da Red Bull na Bélgica [divulgação]

Como nas últimas quatro corridas Pérez fez 53 pontos, até é possível o título ser conquistado no Japão. Entretanto, as maiores chances são a partir do GP do Catar, principalmente imaginando que Max tem a grande possibilidade de seguir enfileirando vitórias. 

E você, acredita que Verstappen será campeão em qual etapa? Ou acha que ainda é possível que Pérez consiga reverter a situação? Deixe sua opinião nos comentários.

>> Chevrolet tira Onix Plus de linha por preconceito com motor 3 cilindros na China

>> Verstappen vence GP da Bélgica e fica perto de recorde

>> Harley-Davidson lança sua moto mais barata no Brasil