Assim como o Toyota Corolla é o dominante no segmento de sedans médios generalistas, o BMW Série 3 é o rei de sua categoria entre os modelos de luxo. Mercedes-Benz Classe C, Volvo S60 e, até então, Audi A4 sempre correram por fora. Mas agora com o novo Audi A5, a marca das quatro argolas finalmente tem uma briga justa ao Série 3.
Tudo bem que ele segue sendo um carro nascido com tração dianteira, mas que aqui no Brasil conta somente com opção de tração nas quatro rodas. Oferecido em versão única por R$ 379.990, o Audi A5 agora traz o que há de melhor no modelo da geração anterior e deixa a caretice do A4 para trás.
Mais que suficiente
Debaixo do capô do Audi A5, a marca das quatro argolas deu a ele a evolução do motor 2.0 quatro cilindros turbo que a marca usa há tempos. Ele agora entrega 272 cv e 40,8 kgfm de torque, sendo mais do que suficiente para o uso do sedan. São precisos 5.9 segundos para chegar aos 100 km/h, enquanto a velocidade máxima é de 210 km/h.

Tudo isso é gerenciado por uma transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas. O interessante do conjunto é que o A5 tem força de sobra e trocas de marcha muito suaves. Só que o Audi exita um pouco antes de sair. Ao pisar fundo no acelerador, ele parece entregar só 70% da força. Como se perguntasse: “tem certeza que você quer tudo isso?”.
Ao notar que o motorista mantém o pé no fundo do acelerador, ai sim ele começa a entregar todo seu poderio. O motor não foi eletrificado e não há outra opção de conjunto mecânico para o Audi A5 no Brasil, ao menos nesse primeiro momento.

Dinâmica mais interessante
Um dos pontos nos quais a Audi acertou muito no novo A5 é em dinâmica. Ele é esportivo sem ser duro demais, tem direção bem comunicativa sem ser pesada e ainda entrega ótima performance em curvas. A tração quattro deixa o sedan na mão todo o tempo e garante ótima estabilidade.
Em altas velocidades, o Audi A5 cruza estradas como se fosse brincadeira para ele. É muito estável e comportado, além de ter pouco ruído de vento. Destaque ainda para os sistemas de auxílio à condução que são bem calibrados. Exceto o sistema de manutenção em faixa, que é chato e te faz ficar no centro da via o tempo todo e corrige com força excessiva.
![Audi A5 2026 [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/08/audi-a5-2026-18-1320x743.webp)
Modernidades necessárias

Ao contrário do nítido movimento que tem acontecido com algumas marcas de luxo, a Audi não partiu para o minimalismo exagerado que leva a perda de qualidade de acabamento. O interior do A5 ainda é bem feito e moderno na medida certa. Temos duas telas gigantes paralelas, uma para a central, outra para o painel de instrumentos.
A central multimídia, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, tem a tela levemente inclinada para o motorista e concentra os comandos do ar-condicionado na parte inferior. Bem que a marca poderia manter comandos físicos, mas isso foi uma tendência que ela abraçou. Pelo menos há ajustes para os espelhos em uma central de comandos na porta.



O volante de base achatada dá um certo charme à cabine do Audi A5, enquanto os plásticos em preto brilhante já se mostram datados. Os bancos são bem confortáveis e contam com bons ajustes elétricos. Já o teto panorâmico com função de efeito jateado eletrônico é genial e prático, não exigindo cortina para tapar o sol.
Em espaço interno, o Audi A5 deve. A segunda fileira é apertada e a área para a cabeça se tornou limitada. Ao menos o porta-malas de 465 litros agora abre o vidro junto da tampa do porta-malas. Esse tipo de abertura ajuda muito a colocar cargas maiores ou mais pesadas, mas mantém o estilo clássico de sedan. Uma sacada genial da Audi.

Veredicto
Por R$ 379.990, o Audi A5 começa mais caro que o BMW Série 3, que parte de R$ 346.950, mas é menos potente e tem apenas tração traseira. Já comparado ao Mercedes-Benz Classe C, ele é mais barato e mais refinado. Ou seja, se torna um carro que o comprador de BMW e Mercedes pode ter como um meio termo.
Gostoso de andar, bem moderno e bonito, o Audi A5 finalmente tem a personalidade que o A4 sempre abdicou.
![Audi A5 2026 [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/08/audi-a5-2026-18-1320x743.webp)
Você teria um Audi A5? Conte nos comentários.



2025, e esse carro vem sem os faróis Matrix? Um volante horroroso(vejam os volantes Mercedes e Bmw).
O Volvo S60 T5 em 2019, já trazia potência e os maravilhosos faróis matrix.
A Audi trouxe para o Brasil um subproduto, já que lá fora o A5 vem completo.