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Rápido no gatilho!

Audi SQ5 prova que SUV pode ser esportivo | Impressões

O Audi SQ5 voltou ao Brasil e, pela primeira vez, o SUV oferece a configuração esportiva na carroceria Sportback

7 min de leitura

Há quem torça o nariz para SUVs com corpo e alma esportivos. Mas os fabricantes alemães comprovam que é possível associar desempenho a uma posição de dirigir mais elevada. Afinal, ao longo das décadas, Audi, BMW e Mercedes-Benz já ofereceram utilitários esportivos com credenciais suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em poucos segundos.

Neste ano, a Audi trouxe 13 novos modelos ao Brasil. Entre eles está a nova geração do SUV médio Q5, que retorna ao mercado nacional com a linguagem visual mais recente da marca de Ingolstadt, inaugurada pelo Q6 e-tron. Ele oferece versões 2.0 de 272 cv e a esportiva SQ5, equipada com um V6 3.0 sobrealimentado de 367 cv, disponível nas carrocerias SUV e Sportback.

À época da pré-venda, os preços do Audi SQ5 eram de R$ 624.990 para a carroceria SUV e R$ 639.990 para a Sportback, cuja diferença está no estilo SUV cupê com a queda mais acentuada do teto. Agora, os valores passaram a R$ 629.990 e R$ 644.990, respectivamente. Ou seja, um acréscimo de R$ 5.000.

Audi SQ5 Sportback azul parado de traseira
Audi SQ5 Sportback [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Na ponta do lápis, o Audi SQ5 disputa espaço diretamente com o BMW X3 M50i xDrive, tabelado em R$ 625.950, e equipado com um propulsor de seis cilindros em linha 3.0 turbo com injeção direta (código B58B30) entregando 381 cv e 55,06 kgfm, capaz de atingir os 100 km/h em 4,6 segundos.

Um SUV pode ser esportivo, sim!

O Audi SQ5 contra-ataca com um V6 3.0 turbo e injeção direta (código EA839), aliado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas. São 367 cv e 56,1 kgfm, força suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, 0,1 s mais rápido que o rival. E o que impressiona é a maneira como esse desempenho é entregue!

Pela primeira vez, o SQ5 chega ao Brasil na carroceria Sportback. Com a sobriedade típica do design alemão, mostra o caimento suave do teto. Tudo sem exageros, os acabamentos externos em alumínio fosco aparecem nas molduras das janelas, nas capas dos retrovisores, na porção inferior das portas e também nas extremidades do para-choque dianteiro e na grade do radiador Singleframe.

Além disso, o emblema da Audi em tonalidade clara e em 2D segue a de outros modelos do fabricante, como do RS3 Sedan, por exemplo. Se a estética está associada à segurança, os faróis afilados são full-LED Matrix oferecendo diferentes assinaturas luminosas. Fica ao gosto do freguês, podendo ser escolhidas pelo multimídia. 

A silhueta de SUV cupê é reforçada pelas belas rodas Audi Sport de 21 polegadas calçadas por pneus de medidas 255/40 em ambos os eixos. Atrás, o Audi SQ5 exibe quatro saídas de escape ovais, além das lanternas OLED conectadas, que, assim como os faróis, também podem assumir diferentes assinaturas. Igual aos faróis, fica ao gosto do consumidor.

Audi SQ5 Sportback [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Audi SQ5 trocou de plataforma

Antes construído sobre a plataforma MLB, o Audi SQ5 agora utiliza a base PPC (Premium Platform Combustion). O SUV cupê mede 4,71 m de comprimento, 1,90 m de largura e traz entre-eixos de 2,82 m. O porta-malas oferece uma capacidade volumétrica de 520 litros, podendo chegar a 1.473 litros com o rebatimento do banco traseiro.

A silhueta cupê do SQ5 Sportback resulta em 1.644 mm de altura, levemente inferior aos 1.649 mm do SQ5 SUV. Em relação ao antecessor, que media 4,67 m de um para-choque a para-choque, ele espichou 3,5 cm no comprimento, enquanto o entre-eixos praticamente se manteve, passando de 2,81 m para 2,82 m, o que transmite um bom espaço para as pernas e os joelhos dos passageiros traseiros, mesmo com um porém.

A explicação está no túnel central elevado, que tira o conforto e a habitabilidade do quinto ocupante. Ainda assim, há saídas de ar dedicadas aos passageiros traseiros e controle de temperatura. Já o teto solar panorâmico aumenta a sensação de maior contato com o meio exterior.

A cabine entrega um acabamento com esmero e não faltam telas. São três: multimídia de 14,5 polegadas, quadro de instrumentos totalmente digital de 11,9 polegadas e uma terceira dedicada exclusivamente ao carona, com 10,9 polegadas e controle de privacidade. O sistema de áudio, fornecido pela Bang & Olufsen, reúne 16 alto-falantes.

Audi SQ5 Sportback [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Ao volante

Com o V6 3.0 sobrealimentado de 367 cv, o Audi SQ5 Sportback mostra fôlego de sobra e emite o ronco característico dos seis cilindros. Ágil nas respostas, acelera com facilidade graças à relação peso-potência de 5,56 kg/cv e ao torque de 56,1 kgfm disponível já a 1.700 rpm e mantido até 4.000 rpm. Uma mesa de força para empurrar o SUV cupê com vontade.

Sem hesitações, o Audi SQ5 Sportback entrega arrancadas e retomadas vigorosas, auxiliado pelo câmbio S Tronic de dupla embreagem e sete marchas, que trabalha brevemente, seja nas mudanças ou nas reduções. Além disso, o motorista pode selecionar diferentes modos de condução, que alteram a forma como o desempenho é entregue ao volante.

Audi SQ5 Sportback [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

No modo Normal, o Audi SQ5 Sportback se comporta de maneira suave, com trocas de marcha rápidas e direção leve. Ao trocar para o programa Sport, o SUV de Ingolstadt revela outra personalidade: a rotação sobe, o que era tranquilo fica mais agressivo e o ronco mais evidente eleva a experiência de condução sui generis do Audi SQ5 Sportback.

Rápido e eficiente, o Audi SQ5 Sportback ainda garante uma dinâmica exemplar ao contornar curvas com mínima rolagem da carroceria e uma dianteira precisa, que aponta com facilidade para onde o motorista deseja. Além de acelerar com vigor, transmite exatamente tudo o que está passando por baixo do carro.

Audi SQ5 Sportback [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

A direção bem afinada do Audi SQ5 Sportback

A calibração da direção merece elogios: o volante tem ótima empunhadura e traz as seções superior e inferior achatadas. O contato com o solo, garantido pelas rodas de 21 polegadas com pneus 255/40, proporciona excelente aderência, enquanto a tração quattro Ultra se encarrega de distribuir a força entre os eixos com precisão deixando o SUV cupê da Audi grudado no chão.

Já os freios dianteiros de 360 mm garantem frenagens eficientes, sem a tendência de a dianteira mergulhar em desacelerações mais fortes. Um outro mérito também do conjunto de suspensões. Caso algo dê errado, em segurança, o Audi SQ5 Sportback reúne um amplo pacote de assistências à condução em prol da vida dos ocupantes.

Entre os anjos da guarda, há sistemas semiautônomos de condução, incluindo alerta de saída involuntária de faixa, controle de velocidade adaptativo, câmera de 360º e Head-Up Display (HUD), que projeta informações essenciais no para-brisa, como a velocidade. Também estão disponíveis assistentes de desvio, de conversão, de manobras traseiras e de tráfego cruzado.

Veredicto

Após um período afastado do nosso mercado, o Audi SQ5 está de volta, e, pela primeira vez, na carroceria Sportback. Entra, assim, na onda dos SUVs cupês, entregando um comportamento radical para quem busca versatilidade, aliás, sem abrir mão da diversão ao volante.

Impulsionado pelo conjunto formado pelo V6 3.0 e o câmbio de dupla embreagem mais tração quattro Ultra, acelera com disposição de quem ignora o próprio porte, garantindo desempenho nas viagens em família e praticidade no uso cotidiano. A prova de que, sim, um SUV pode ter corpo e alma esportivos!

Audi SQ5 Sportback azul parado de dianteira
Audi SQ5 Sportback [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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