Não existe mais hatch médio fabricado no Brasil há anos. Só marcas de luxo investem nesse segmento por conta da Europa, mas a Chevrolet ainda tenta com o Cruze RS produzido na Argentina. Só que infelizmente isso não vai durar muito.
A produção do Chevrolet Cruze no mundo inteiro já foi encerrada e o modelo começa a mostrar rugas aqui no Brasil. É um segmento decadente e que não vai renascer, tanto que a GM matou todas as versões do hatch em favor da nova RS e criou um problema para si.
Primeiro que por R$ 164.090, ele ficou mais caro que o Tracker Premier e que o Onix Premier, ambos bem mais equipados do que ele. É que para adorar as vestes esportivas, a GM tirou park assist, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, entre outros itens que existiam no Premier.
![Chevrolet Cruze RS [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/Chevrolet-Cruze-RS-14-750x450.jpg)
Oposto do Tracker
Tive contato diversas vezes e de maneira longa com o Tracker. E, sinceramente, ele não é dos mais empolgantes SUVs para dirigir. Me lembro da primeira avaliação onde o chamei de sorvete de creme da Häagen-Dazs: algo bom, bem feito, mas sem graça.
![Chevrolet Cruze RS [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/Chevrolet-Cruze-RS-2-750x450.jpg)
O motor 1.4 quatro cilindros turbo flex de 153 cv e 24,5 kgfm de torque é esperto. O Cruze não nega fogo, acelera bem e faz retomadas sem esforço. Mas o câmbio não acompanha. O que poderia ter pegada esportiva, segue por uma tocada careta e conservadora.
![Chevrolet Cruze RS [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/Chevrolet-Cruze-RS-11-750x450.jpg)
Na estrada, baixa o giro a menos de 2 mil rpm a 100 km/h. Como resultado tem consumo bom: 14 km/l na gasolina e 10,7 km/l no etanol. As médias na cidade ficam em 10,1 km/l com gasolina, mas caem para 7 km/l com etanol, de acordo com nossos testes.
![Chevrolet Cruze RS [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/Chevrolet-Cruze-RS-17-750x450.jpg)
Alma de hatch
Mas se motor e câmbio são iguais aos do sedã, o que faz do hatch diferente? O acerto de direção e suspensão em prol de uma dinâmica em curva melhor, como um bom hatch médio deve ser.
A suspensão é bem mais durinha que o típico Chevrolet, tornando o Cruze RS algo mais próximo a um Volkswagen. Direção também segue essa toada, mais direta e firme. Como resultado, ele é equilibrado em curvas e tem comportamento neutro.
![Chevrolet Cruze RS [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/Chevrolet-Cruze-RS-23-750x450.jpg)
Suficiente para menos
A baixa de equipamentos em relação à versão Premier, e até em comparação ao Onix Premier e ao Tracker Premier, faz do Cruze RS um modelo com baixo custo-benefício. Ele tem o básico que se espera da categoria.
Vem de série com ar-condicionado digital de uma zona, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay com fio, teto solar (bem pequeno), bancos revestidos em couro, volante com ajuste de altura e profundidade, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.
Há ainda faróis com acendimento automático, sensor de chuva, luz diurna de LED, chave presencial com partida remota, Wi-Fi e Spotify integrado à central multimídia. Merecia mais itens de tecnologia e conforto que ele já teve e que o sedã mantém na Premier.
![Chevrolet Cruze RS [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/Chevrolet-Cruze-RS-8-750x450.jpg)
Peso da idade
Equipamentos o Cruze RS fica só na média, agora quando falamos em interior, a idade pesa e muito. Ele já não era referência em acabamento na categoria quando tinha concorrentes. Plásticos duros usam textura levemente emborrachada para disfarçar sua simplicidade, ao passo que há pouco couro no painel e portas para dar sofisticação.
Encaixes são bem feitos e os materiais usados tem qualidade, mas Golf e Focus faziam o Cruze passar vergonha. Pena que morreram. A idade do projeto também já se torna evidente ao passo que ele não tem saída de ar atrás ou entradas USB na traseira.
![Chevrolet Cruze RS [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/Chevrolet-Cruze-RS-24-750x450.jpg)
Ele tem volante de desenho antiquado, com botões de borracha que dão aspecto simplório. Há de convir que são melhores que os botões touch do Jetta GLI, mas não são o mundo ideal. Mas elogio a qualidade excelente do couro do volante e bancos.
Espaço não é seu forte, mas é suficiente. Menos o porta-malas, que é pequeno de 290 litros – igual ao de um Kwid, porém bem mais raso. Na segunda fileira, eu com 1,87 m, me sento atrás de um motorista de mesma altura sem raspar a cabeça no teto. Mas um passageiro no meio se torna impossível.
Veredicto
Se você é uma pessoa racional e pensa puramente com a carteira na hora de comprar um carro, pule esse e o próximo parágrafo. Agora, se é emocional, gosta de dirigir e ainda acha que os hatches médios valem uma chance, tenho uma boa notícia.
![[Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/Chevrolet-Cruze-RS-6-750x450.jpg)
Mas ao custar o que custa e ser menos equipado que um Onix, a própria Chevrolet colocou o último prego no caixão do Cruze e dos hatches médios. Sem espaço como um Tracker, não há como justificar racionalmente levar ele ao invés dos irmãos. Mas nem tudo na vida é feito de razão…ainda bem.
![[Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/Chevrolet-Cruze-RS-16-750x450.jpg)
>>Honda City Hatch quer donos de Cruze Sport6 e Onix para si | Avaliação
>>Chevrolet Tracker Premier 1.2 é custo-benefício e só | Avaliação
>>Era o turbo que lhe faltava, Honda HR-V 2023 | Impressões


![Chevrolet Cruze RS [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Chevrolet-Cruze-RS-9-1200x720.jpg)









Simplesmente lindo!