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Hyundai Creta Ultimate 2025 resolveu uma polêmica criando outra | Avaliação

Visual controverso deixou de fazer parte da realidade do Hyundai Creta, mas agora o modelo se tornou polêmico pelo câmbio

8 min de leitura

O Hyundai Creta sempre foi uma das grandes estrelas do segmento de SUVs compactos. Ele nunca liderou porque sempre havia um grande porém em relação a ele. A primeira geração tinha motor 1.6 beberrão e fraco. Já o modelo atual não vendia mais porque era feio. Só que agora a Hyundai radicalizou no design…mas criou outra polêmica. Confira a avaliação do novo Hyundai Creta Ultimate.

Nas outras oportunidades que tive de testar o Hyundai Creta, ele sempre se apresentou como um modelo muito bom para a sua categoria, mas sem nenhum grande destaque. Ele era como o Toyota Corolla dos SUVs: competente, confortável, sem nenhum defeito gritante e uma compra segura e confiável.

Só que ele nunca teve algo que verdadeiramente o destacasse nesse concorridíssimo segmento. Fora o visual polêmico da segunda geração. Agora pesadamente renovado, o Hyundai Creta Ultimate passa por uma nova avaliação para mostrar se, de fato, ele evoluiu ou não. Mas já adianto: agora a polêmica é outra.

Hyundai Creta Ultimate cinza com teto preto estacionado de traseira mostrando a frente com um jardim ao fundo
Hyundai Creta Ultimate [Auto+ / João Brigato

Oi Tucson, tudo bem?

Para substituir o defasado e sedento motor 2.0 quatro cilindros aspirado, o Hyundai Creta Ultimate pegou emprestado o conjunto mecânico do Tucson. Trata-se de um motor 1.6 quatro cilindros turbo de 193 cv e 27 kgfm de torque. Com esses números, ele se torna o SUV compacto mais potente do Brasil.

Só que perde em torque para o trio Stellantis composto por Jeep Renegade, Fiat Fastback Abarth (e Limited Edition Powered by Abarth) e Pulse Abarth, que contam com 27,5 kgfm no 1.3 turbo. A penalidade frente a todos os concorrentes é que o novo Creta Ultimate bebe apenas gasolina. O 2.0 aspirado de antes era flex.

motor 1.6 turbo a gasolina do Hyundai Creta Ultimate
Hyundai Creta Ultimate [Auto+ / João Brigato

A vantagem é um consumo comedido de 11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada. Contudo, durante a nossa avaliação, o Hyundai Creta Ultimate não passou de 9,8 km/l. Isso que, em geral, os números do INMETRO ficam um pouco abaixo da realidade. No caso do consumo do novo SUV, foi o contrário.

Na dinâmica, temos um motor que é extremamente suave, sem vibrações e linear na entrega de torque. O Creta demora a sair da inércia por conta do mapa do acelerador, mas quando ganha velocidade, não para. As retomadas são rápidas e a contento, tendo como principal atributo o fato de ele não parecer se esforçar para andar bem.

Hyundai Creta Ultimate cinza com teto preto estacionado mostrando a frente com um jardim ao fundo
Hyundai Creta Ultimate [Auto+ / João Brigato

A polêmica sobre o novo Hyundai Creta Ultimate

Antes de seguir com essa avaliação do Hyundai Creta, precisamos falar sobre o câmbio. Ele é um automatizado de dupla embreagem com sete marchas, o mesmo que o Tucson usa. É uma transmissão já conhecida por alguns problemas e, para o delírio negativo da internet, é uma caixa seca.

A Hyundai, contudo, defende trata-se de uma nova geração a qual tem funcionamento excelente. O câmbio reage rapidamente quando o pedal de acelerador é pressionado com mais afinco. Mas tem complexo de CVT, gostando de baixar o giro do motor sempre que possível.

manopla de câmbio do Hyundai Creta
Hyundai Creta Ultimate [Auto+ / João Brigato

O longo prazo ainda é cedo demais para cravar, mas muitos compradores do Hyundai Creta Ultimate podem deixar de levar a versão mais potente e rápida justamente por conta do câmbio de dupla embreagem ou pelo fato de não ser flex. Vale lembrar que os modelos 1.0 três cilindros turbo seguem flex e usam câmbio automático de seis marchas tradicional.

Dinamicamente atraente

Dentre todos os SUVs compactos de ponta no Brasil, o Hyundai Creta é o mais confortável. Ele não segue a mesma escola da firmeza e esportividade de Volkswagen T-Cross e Honda HR-V, mas também fica longe do jeitão SUV parrudo do Jeep Renegade. Como o Chevrolet Tracker, a pegada do sul-coreano é o conforto.

traseira do novo Hyundai creta mostrando as lanternas conectadas
Hyundai Creta Ultimate [Auto+ / João Brigato

A suspensão do Creta absorve bem os impactos, tendo nitidamente evoluído em relação ao modelo anterior. O mesmo vale para o isolamento acústico, que se tornou mais refinado no novo SUV. Essa, na real, é sua pegada: transmitir sofisticação e a sensação de que é um carro mais caro do que os R$ 189.990 que a Hyundai cobra pelo Ultimate.

Leve, a direção responde bem aos comandos do motorista e não parece morta como no Tucson. Vale destacar o fato de que o Creta Ultimate conta com sistema de correção de faixa ou de centralização de faixa, sendo escolhidos diretamente por um botão no volante. Ambos funcionam muito bem e de maneira orgânica.

Hyundai Creta Ultimate cinza com teto preto estacionado mostrando a frente com um jardim ao fundo
Hyundai Creta Ultimate [Auto+ / João Brigato

Equipamentos do novo Hyundai Creta Ultimate são bons

Por falar em equipamentos, a versão topo de linha do novo Creta é equipada com seis airbags, sistema de câmeras 360° de excelente qualidade, controle de tração e estabilidade, assistente de farol alto, acendimento automático dos faróis full-LED, alerta de saída segura, monitoramento de pressão dos pneus e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.

Há ainda indicador de fadiga, alerta de ponto cego, câmera adicional em cada retrovisor, frenagem autônoma de emergência, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel digital, chave presencial, volante com ajuste de altura e profundidade.

Hyundai Creta Ultimate cinza com teto preto estacionado de traseira mostrando a laetral com um jardim ao fundo
Hyundai Creta Ultimate [Auto+ / João Brigato

A lista de itens de série do Creta Ultimate ainda traz banco do motorista com regulagem elétrica (exceto, altura) e ventilação, teto solar, troca de marcha no volante, vidros elétricos nas quatro portas com função um toque, retrovisor elétrico com rebatimento automático, bancos revestidos em couro, start-stop, partida remota e freio de estacionamento elétrico.

Questão de aparência

Algo bastante positivo no Hyundai Creta Ultimate é o interior. O modelo não tem o melhor acabamento da categoria, afinal, não tem nenhum material macio ao toque. Mas todos os plásticos usados são de qualidade, bem encaixados e com texturas interessantes. Na versão topo de linha, a cabine mescla elementos em cinza de tom médio e claro.

interior do Hyundai Creta Ultimate com detalhes em cinza claro e cinza escuro
Hyundai Creta Ultimate [Auto+ / João Brigato

O couro usado nos bancos e no volante é um dos melhores da categoria, ainda que inferior ao do Jeep Renegade. Tudo isso contribuiu para uma sensação de carro mais refinado. Além disso, o SUV compacto traz um belo par de telas. A central multimídia tem mostradores bem claros e que mudam o estilo de acordo com o modo de condução (são três).

Já a central multimídia manteve layout parecido com o anterior, mas tela mais larga e achatada. É cheia de recursos e com qualidade invejável para vários modelos. Só não era mais necessário manter os botões de atalho na parte inferior, que se mesclam com os comandos do ar-condicionado e pesam no visual.

Entretanto, é elogiável o fato de que a Hyundai não sucumbiu à terrível tendência atual de conjugar comandos do ar-condicionado e do rádio na central multimídia. O Creta tem botões para regular o volume da mídia, comandos separados para cada zona do ar-condicionado e comandos recorrentes. Ainda bem.

Como é o espaço do Hyundai Creta?

Quando o assunto é espaço interno, pelo fato de que o Hyundai Creta ser um dos maiores SUVs compactos do segmento, ele manda bem. O motorista conta com regulagem elétrica no banco, menos para altura. Uma economia totalmente inexplicável. Mas, a vastidão de ajustes permite que pessoas de diversos portes dirijam na melhor posição.

O espaço traseiro do Hyundai Creta também é bom para a categoria. Quem senta atrás consegue ter bom espaço para a cabeça e também para os ombros, mesmo com um motorista alto à frente. Já o porta-malas carrega 422 litros e tem como destaque o fato de ter a tampa do porta-malas rente ao piso.

Veredicto

Nesta avaliação, o Hyundai Creta mostrou que verdadeiramente mudou onde deveria. O acabamento não é referência na categoria, mas transparece uma sensação bem mais sofisticada do que antes. O visual pouco ortodoxo ficou muito melhor do que outrora e agora o motor 1.6 turbo faz jus a uma versão topo de linha.

Hyundai Creta Ultimate cinza com teto preto estacionado mostrando a frente com um jardim ao fundo
Hyundai Creta Ultimate [Auto+ / João Brigato

Mesmo custando salgados R$ 189.990, é uma compra que vale a pena. O SUV é bem equipado e fácil de agradar à maioria do público consumidor. Se a vontade da Hyundai é liderar o segmento, hoje papel do T-Cross, somente agora o Creta tem credenciais de sobra para isso. 

A questão do câmbio é, de fato, polêmica. Contudo, é preciso esperar o tempo passar e algumas unidades andarem bastante para entender se esse será um problema para o SUV compacto ou não. No funcionamento, não há nenhum problema. Mas é que o Creta não consegue ficar longe de uma polêmica. 

traseira do novo Hyundai creta mostrando as lanternas conectadas
Hyundai Creta Ultimate [Auto+ / João Brigato

Você teria um Hyundai Creta? Conte nos comentários.


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12 comentários em “Hyundai Creta Ultimate 2025 resolveu uma polêmica criando outra | Avaliação”

  1. arqueologiafurg

    Coreano e com câmbio automatizado de dupla embreagem, o tipo mais problemático já inventado, nem que viesse com motor de F1. A Hyundai nada tem de brilhante, mas essa armadilha veicular exagerou.

  2. Reynaldo

    Na minha opinião continua feio, não me agradou esse visual, mas convenhamos é 1000x melhor que o anterior. Esse motor pode ser excelente, mas não é flex, portanto dificulta um pouco as vendas e por isso deveria ser menos beberrão já que não é uma gambiarra para usar etanol e gadolina. E tem esse câmbio de dupla embreagem a seco, estopim para matar o carro no berço. Não compraria de jeito algum.

  3. Mauricio Ferrari

    Sabe muito pouco. A Hyundai já construiu uma imagem de construção sólida dos seus carros e powertrain. Quem compra Hyundai não terá receio da embreagem a seco. Fora do país essa embreagem é muito usada por ela e por várias outras marcas com histórico de sucesso. Quem compra outras marcas mas se sente atraído pela Creta, na maioria vai arriscar. É praticamente certo que vão se apaixonar pelo carro.
    No modelo anterior, a tal polêmica por ela ser "feia", parece que só alimentou mais curiosidade e interesse pelo modelo, e vendeu que nem pãozinho quente

    Hoje muitos que achavam feia, são apaixonados pelo modelo

    Quanto mais criticam, mais ela vende

    • arqueologiafurg

      Ruinday e imagem sólida só podem coexistir no mesmo texto se for de autoria de anencéfalos que consideram “moloster” carro esportivo ou estão sendo pagos para mentir e o fazem com satisfação por não terem sido ensinados a amar a verdade. Vou me lembrar de não ajudar você quando estiveres a pé ao lado de um fedorento HB20 fumegante!

      • Mauricio Ferrari

        Hahahahahahaha!!! Cara, obrigado pelas risadas. Seu comentário poético realmente alegrou meu dia, e provavelmente de todos que lerem essa pérola!
        Teria você sido vítima de algum carro problemático da Hyundai, que lhe fez se tornar essa pessoa tão amargurada….
        Acho que não. Mais provável que esteja só zoando mesmo
        Valeu!
        Se quiser continuar, será um deleite observar o que a mente humana é capaz de imaginar, criar e escrever atrás de um teclado e uma tela
        Tenha um excelente dia, lhe desejo de coração

        • arqueologiafurg

          Ainda bem que você gostou, sinal que sua visão estética ou sua moralidade ainda tem salvação ao contrário da dos toscos, geralmente bozolinos, que respondem a discordância com a boa suja que desenvolveram na periferia de origem. Lamento não conseguir gostar da Hyundai, por ver no mercado coisa melhor com preço equivalente.

          • Ubiraci Pimenta de Araújo

            A insistente associação à política, revela uma mente doente, uma pessoa que já vendeu o seu subjetivismo a uma ideologia política, uma correia de transmissão

          • arqueologiafurg

            Se tivesse estudado mais e entendido o que a escola tentou te ensinar, saberias que a partir das Civilização Grega o cidadão é prioritariamente um ser político ou um idiota perdido na sociedade, então sobre qualquer assunto minha opinião sempre será pautada pelo viés político do momento que vivo. Só Neofascistas e similares não conseguem viver sob a égide da política, eu consigo e prefiro.

  4. Robério Mendes de Lima

    Não o compraria de jeito algum, principalmente pelo preço e porque o motor não é flex e nossa gasolina é batizada, ou seja: certamente apresentará problemas futuros.

  5. Ibsen Marques

    Chamar alguém de anencéfalo só porque discorda de você é que me parece coisa de bozolino. Não vi nenhum xingamento no comentário crítico. Em todo caso nenhum for dos apresenta evidências científicas e estatísticas de que estão certos.

    • arqueologiafurg

      Perdoe a terminologia chula, mas os idiotas bozoides é que costumam defender o indefensável e como considero, acordo imprensa automotiva mundial a transmissão desta carroça da ruinday um lixo de proporções anencefalas, posso ter exagerado na dose e esquecido que pode ser um caso de drogadicao e não ausência de neurônios.

  6. Mauricio Ferrari

    Prezado Ibsen;
    De fato, nos meus primeiros dois comentários não utilizei de embasamentos técnicos. Mas posso fazer um pouco isso agora. A Hyundai conseguiu alcançar o respeito e boas vendas em alguns dos mais exigentes mercados em poucas décadas. É tida como uma marca generalista confiável e moderna, o que não faz dela a melhor ou infalível. Mas o que observo de modo geral é que há uma solidez considerável nos carros dela vendidos no Brasil. A Creta por exemplo tem sido muito elogiada pela grande maioria dos proprietários, e obviamente haverá uma minoria que teve azar com o carro, ou em alguns casos, só incompetência no uso mesmo. No meu caso, a satisfação é tão grande com minha 2.0 que tenho certo receio de sair da marca e pegar algo que não entrega a tranquilidade e satisfação semelhantes.
    Também tem HB20 na família, e sinto a mesma coisa guardadas as proporções, já que o hatch é uma base menor e mais simples.
    Entendo o suficiente de carros e de mecânica pra saber que algo é ruim ou bom, então recomendo a marca sim.

Os comentários estão encerrado.

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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