Ao vivo
Home » Avaliação » Jetour T1 tem proposta interessante, mas…| Impressões

Avaliação

Pronto para se aventurar

Jetour T1 tem proposta interessante, mas…| Impressões

Depois de mostra o S06, a Jetour revelou o SUV off-road T1. Ele tem visual parrudo, motor PHEV e vários itens de série. Contudo...

6 min de leitura

O mercado automotivo é composto por carros com pegadas variadas. Assim, cada um deles atende uma determinada parcela do público. Nesse meio, temos os aventureiros, aqueles veículos que gostam de se enfiar na lama e nas aventuras do off-road. Um modelo acessível com esta pegada é o Ford Bronco Sport e agora os brasileiros vão conhecer de perto o Jetour T1.

Este novo SUV chinês chega com desenho quadrado, ar parrudo e motorização híbrida plug-in para tentar se destacar entre os chineses eletrificados. Porém, ele peca ao ter vontade de se aventurar e não ter tração 4×4. Será que ser um SUV PHEV 4×2 aventureiro fará dele o melhor negócio ante o Bronco Sport?

Vamos olhar

Um diferencial dos carros da Jetour está no design. Assim como o S06, o T1 usa de linhas atuais para atrair olhares do público. Na dianteira, ele tem capô elevado e o nome da marca em destaque. Aliás, a versão mais cara, a Premium, traz iluminação dinâmica em sua grade. Grande, a peça tem acabamento escurecido e interliga os faróis.

dianteira do Jetour T1
Detalhes do Jetour T1 [Auto+/ Felipe Yamauchi]

Esses são quadrados e sistema de LED. O para-choque é saliente e a parte inferior é pintada de preta. O Jetour T1 tem ainda faróis de neblina e sensor de estacionamento dianteiro. Dos lados, ele conta com estribo para ajudar no acesso a cabine e linha de cintura alta. As janelas são amplas, o que ajuda na visualização do mundo externo.

As caixas de rodas são demarcadas e as rodas são de 19 polegadas em dois tons. Os pneus possuem medidas 235/60 R19. O SUV ainda dispõe de rack de teto e teto solar na parte de cima. Atrás, as lanternas são interligadas, escurecidas e quadradas. Inclusive, a peça escurecida que as interliga pode te lembrar do Volvo EX30.

A tampa do porta-malas tem linhas mais encorpadas e o para-choque é pronunciado. A cabine tem linhas mais verticais e o acabamento é macio em diversas superfícies. Outro chamariz são os diversos porta-objetos, o que reforça sua pegada familiar. Sobre tamanho, o T1 tem 4,70 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,84 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. O porta-malas leva 574 litros.

Tem disposição, mas…

Sob o capô, tanto o Jetour T1 Advance quanto o Premium contam com conjunto híbrido plug-in. Ele combina o motor 1.5 turbo com injeção direta de 135 cv e 20,4 kgfm de torque com um propulsor elétrico. Este segundo tem 204 cv e 31,6 kgfm. Juntos, rendem 315 cv e 52 kgfm. Ou seja, é a mesma motorização do S06.

Além disso, sua transmissão 1-DHT o ajuda a enfrentar os diferentes terrenos. Contudo, mesmo tendo apelo off-road, sua tração é 4×2. Existe a possibilidade dele ter tração 4×4, mas mais para frente. A bateria tem 26,7 kWh de capacidade e a autonomia elétrica é de 88 km. De acordo com a Jetour, o alcance combinado é de 1.200 km e o tanque de combustível é de 70 litros.

Motor do Jetour T1
Motor do Jetour T1 [Auto+/ Felipe Yamauchi]

Sobre consumo, a marca chinesa revelou que o T1 em modo híbrido pode fazer 12,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. Hoje, ele só bebe gasolina e mais para frente poderá ter motor flex. Embora não tenha pretensão, o 0 a 100 km/h é feito em 8,7 segundos. Um número que impressiona pelo porte do SUV. A velocidade máxima é de 180 km/h.

Sua suspensão passou por calibração e não é molenga. Aliás, ela enfrenta bem as adversidades de pistas off-road, mesmo que o SUV não seja capaz de se aventurar em missões complicadas. O volante não é tão pesado e é responsivo. Ainda que seja alto, o Jetour T1 tem boa estabilidade e não sai de frente ou de trás nas curvas.

Roda do Jetour T1
Roda do Jetour T1 [Auto+/ Felipe Yamauchi]

Porém, ele pesa duas toneladas. Então, sofre um pouco para ter respostas mais ágeis, mesmo no modo Sport. Ele ainda tem outros três modos de condução. O ângulo de entrada e o de saída são de 28° e a altura em relação ao solo é de 19 cm. Assim, o T1 enfrenta sem medo as valetas e os buracos. Surpreendentemente, ele suporta travessia em áreas alagadas de até 70 cm.

É para impressionar

Desde a versão mais acessível, o Jetour T1 traz piloto automático adaptativo, Auto Hold e ar-condicionado de duas zonas e saídas para a segunda fileira. Assistente de estacionamento 540° e bancos dianteiros com regulagem elétrica e ventilação se destacam. Frenagem autônoma, alerta de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro são chamarizes.

O novo rival do Ford Bronco ainda tem chave presencial e monitoramento da pressão dos pneus. A variante Premium é a mais cara e traz carregador de celular por indução e tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos. Teto solar, sistema de som Sony e iluminação ambiente complementam a lista.

Seu painel de instrumentos tem 10,25 polegadas em qualquer variante. Ele mostra os itens ADAS em funcionamento, a porcentagem da bateria e o nível do tanque de combustível. O monitor é de fácil leitura, o que ajuda na conveniência. Além disso, ele tem uma espécie de cobertura do painel. Assim, fica fácil de ler as informações sem se atrapalhar com o reflexo.

Ao seu lado está a central multimídia de 15,6 polegadas. Ela tem acabamento destacado, respostas rápidas e uma barra fixa com comandos do ar-condicionado. Ela mostra tanto itens de lazer quando informações do SUV. Todavia, para regular os retrovisores, você terá de mexer na tela, o que desfavorece a segurança. E pouco abaixo dela está uma bancada repleta de comandos físicos, facilitando a convivência com o SUV.

Veredicto

O Jetour T1 tem uma proposta interessante. Ele é um carro que pensa no meio ambiente e também tem vontade de se aventurar. A penalidade fica por conta da ausência da tração 4×4, o que o ajudaria a se destacar ainda mais no saturado mercado de SUVs. Por outro lado, ele se destaca pelo conjunto híbrido plug-in, visual parrudo e diversos itens de série.

Com preços entre R$ 249.900 e R$ 264.900, o T1 se destaca mais por outros atributos do que pela performance em si no off-road. É um modelo que tem bastante força comercial pelo visual, mas que não tem potencial para assustar tanto o Ford Bronco Sport e seu legado de aventureiro.

Jetour T1 prata visto de frente
Jetour T1 [Auto+/ Felipe Yamauchi]

Você teria o Jetour T1 na sua garagem? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar