Home » Avaliação » Novo Honda WR-V é uma mudança completa de hábito | Impressões

Avaliação

Novos ares!

Novo Honda WR-V é uma mudança completa de hábito | Impressões

O novo Honda WR-V mudou completamente de identidade, oferecendo duas versões, ótimo espaço interno e uma dirigibilidade condizente

8 min de leitura

O Honda WR-V, ou Winsome Runabout Vehicle, chegou às concessionárias em março de 2017 e, à época, dividindo os olhares e as opiniões com o Fit, além de compartilhar as linhas de produção das fábricas de Sumaré e Itirapina no interior de São Paulo, encerrou a trajetória em nosso mercado em 2021.

Com a chegada de novos SUVs compactos ao mercado e o fato de que o HR-V se tornou um carro caro para a categoria, a Honda trouxe o WR-V em uma nova geração. Totalmente diferente do modelo anterior, ele traz identidade visual mais quadrada e ele chega a ser maior até que alguns SUVs compactos, sendo uma das apostas a relação custo-benefício.

Sim, pois no desafio da fita métrica o novo Honda WR-V entrega amplitude com 4,32 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Ou seja, é maior diante o Hyundai Creta Comfort (iniciais R$ 151.290), por exemplo, versão de entrada, que mede 4,33 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,61 m de entre-eixos, para comparar.

Novo Honda WR-V EXL parado de traseira no parque eólico da Honda
Honda WR-V EXL [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Honda WR-V e a habitabilidade

Além da plataforma Honda Global Small Car, compartilhada com o City Hatch e o City Sedan, além do HR-V um dos atrativos do novo Honda WR-V está no aproveitamento do espaço da cabine, assim como na qualidade construtiva e os itens oferecidos pelas duas versões EX e EXL.

Ao abrir a porta, o desenho dos bancos, com espumas de boa densidade, apoio lombar e laterais bem desenhados, não cansa após longos períodos ao volante e coopera na ergonomia de quem viaja a bordo do novo Honda WR-V. O mesmo vale para o conforto de todos os encostos de cabeça (bem) macios. Ponto positivo.

Painel do Novo Honda WR-V EXL
Honda WR-V EXL [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

A ergonomia segue o padrão do fabricante, oferecendo comandos bem posicionados à mão e bons plásticos empregados ao acabamento, além do quadro de instrumentos digital de sete polegadas e velocímetro analógico, banco traseiro bipartido, multimídia de dez polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio mais câmera de ré e, ao lado, duas entradas USB-A frontais para conexão ou carregamento.

De série, a versão EX (R$ 144.900) inclui faróis full-LED, chave presencial e partida por botão, ar-condicionado digital de uma zona, rodas de 17 polegadas, saída de ar para os ocupantes traseiros, seis airbags, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa e sistema de permanência em faixa, faróis com acendimento automático e luz alta automática, além de sensor de ré.

Multimídia de dez polegadas do novo Honda WR-V EXL
Honda WR-V EXL [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Porta-malas e espaço para quem viaja atrás

Subindo para a versão topo de linha EXL (R$ 149.900), ela adiciona barras de teto, faróis de neblina em LED, volante e bancos revestidos em couro, carregador de celular por indução e apoio de braço no banco traseiro com porta-copos. Ao contrário de outros modelos da Honda, o WR-V, conhecido como Elevate em mercados estrangeiros, não possui o sistema Magic Seat, que facilita o transporte de objetos volumosos.

Mesmo sem esse prático sistema de modulação dos bancos, a área dedicada ao transporte de cargas entrega 458 litros, superior aos 422 litros do Hyundai Creta Comfort e também acima de outro SUV compacto, o Nissan Kicks Play, com 432 litros. Ou seja, a capacidade volumétrica do porta-malas do Honda WR-V é um atrativo de compra aos interessados em um utilitário esportivo.

O que ajuda na tarefa de carregar ou descarregar o compartimento de cargas é a boca larga e o assoalho baixo. Porém, assim como acontecia no WR-V antigo e no Fit antes de receber o para-choque traseiro mais pronunciado, a tampa do porta-malas pode amassar com facilidade ao encostar em obstáculos ou em pequenas colisões.

Paralelamente a isso, quem viaja na segunda fileira de bancos encontra um bom espaço para a cabeça, bem como para as pernas e os joelhos, graças aos 2,65 m de entre-eixos, uma medida até maior que a do Jeep Renegade Altitude, com 2,57 m, e também lado a lado ao Peugeot 2008 Allure, que transmite 2,61 m, e do Caoa Chery Tiggo 5X com 2,63 m. Há saídas de ar dedicadas para quem viaja na segunda fileira.

Espaço traseiro do novo Honda WR-V EXL
Honda WR-V EXL [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Ao volante

Bem resolvido externamente, com um design mais quadrado, e também pela habitabilidade da cabine, ao volante o novo Honda WR-V entrega uma condução condizente com a proposta, ao compartilhar o motor da dupla City Hatch e City Sedan.

Ou seja, sob o capô está o motor de quatro cilindros 1.5 DI-iVTEC naturalmente aspirado, trabalhando em conjunto com a caixa continuamente variável (CVT). Embora sem o fôlego extra proporcionado pelo uso do turbocompressor, entrega até 126 cv e 15,8 kgfm quando abastecido com etanol e ainda boas reações ao volante pela relação peso-potência de 10,14 kg/cv.

Um carro que trafega de forma linear e progressiva, com baixa emissão de ruídos em baixas e médias rotações, embora o isolamento acústico da dupla City Hatch e City Sedan filtre melhor os barulhos e deixe de lado os ruídos indesejados.

Mesmo assim, anda bem, exigindo apenas que o motorista negocie com o pedal do acelerador em determinados momentos. Afinal, o novo Honda WR-V embala sem atrasos, enquanto o contato com o solo é mérito das rodas de liga leve 17 polegadas, calçadas com pneus 215/55 (o estepe de uso temporário tem medidas 145/90).

Rodas de 17 polegadas do novo Honda WR-V EXL
Honda WR-V EXL [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Novo Honda WR-V é quadrado é bom de chão 

Embora tenha uma carroceria mais alta, oferecendo 1,65 m, o novo Honda WR-V não mostra uma tendência de inclinar nas curvas, apesar dos amortecedores irem para o lado do conforto. É uma calibração de suspensão no meio termo, mas que vai para o lado do conforto, sem abdicar da dinâmica.  Mesmo em contorno de curva mais forte, ele é um SUV com disposição e previsível, sem pregar sustos ao condutor.

A tração é dianteira, enquanto o conjunto de suspensão emprega arquitetura McPherson à frente e eixo de torção atrás. Pode não transmitir o refinamento de um conjunto Multilink, mas cumpre bem o papel de assegurar o conforto dos até cinco ocupantes. Contudo, como é o consumo do novo Honda WR-V?

Novo Honda WR-V EXL parado de frente no parque eólico da Honda
Honda WR-V EXL [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

De acordo com o Programa de Etiquetagem do Inmetro, o novo Honda WR-V faz 8,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada com etanol, enquanto na gasolina registra 12 km/l e 12,8 km/l, respectivamente. Só que ao trafegar em trajetos rodoviários, durante nosso primeiro contato, a versão EXL cravou médias superiores aos 13 km/l no percurso em direção ao Parque Eólico da Honda, na cidade de Xangri-Lá (RS).

A visibilidade lateral é favorecida pelo desenho e pelo tamanho dos retrovisores. Além disso, eles são deslocados da coluna A, o que melhora o campo de visão e reduz um ponto cego, algo que pode livrar o motorista de um atropelamento ou de ralar as rodas na guia.

Honda WR-V EXL [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Veredicto

Inegavelmente, o novo Honda WR-V só manteve o nome, pois é um carro completamente novo das rodas ao teto. Um rival que pode, sim, ofuscar outros utilitários esportivos à venda em nosso mercado e também tem condições de bater de frente com o Toyota Yaris Cross. Tudo indica que ele deve conquistar bons números em nosso mercado.

Além disso, oferece um visual completamente transformado com linhas quadradas e também oferecendo uma habitabilidade superior inclusive em relação ao Honda HR-V. O Honda WR-V será o primeiro carro da marca japonesa com seis anos de garantia. Segundo a marca, a garantia é total, sem limite de quilometragem nem itens excluídos da cobertura, fora, claro, componentes de desgaste natural.

O que você achou do novo Honda WR-V? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video


Deixe um comentário

Assuntos

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar