Dentro do portfólio de marcas da Stellantis, a Peugeot está posicionada em um patamar intermediário. Ela não é totalmente generalista como Fiat, Citroën e Opel. Mas também não está entre as marcas de luxo como Alfa Romeo, DS e Lancia. A francesa fica em um patamar intermediário. Quase premium. E é ali que está o Peugeot 3008 GT Pack.
Por R$ 269.990 ele se afasta (e muito) da seara de preços dos SUVs médios de base como Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross. Na realidade ele briga com modelos peso-pesado como Honda CR-V, Toyota RAV4 e também com algumas versões de Volvo XC40, Audi Q3 e BMW X1. Mas um Peugeot com preço de carro premium vale à pena?
Aquele patamar mais alto
Grande parte da culpa do preço elevado do Peugeot 3008 tem a ver com o fato de que ele é produzido na França. Ou seja, paga o preço absurdo do Euro para chegar ao Brasil. É o mesmo mal acometido pelo Honda CR-V, que vem dos EUA, e do Toyota RAV4 que vem do Japão. Mas a Peugeot arranjou um jeito de tentar justificar essa cifra alta.
![Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/08/Peugeot-3008-GT-Pack-14_edited-750x450.jpg)
A cabine do 3008 foi pensada para envolver o motorista em um casulo próprio, dando uma sensação de condução de um carro mais baixo e esportivo. O console central envolve o motorista com um aplique metalizado no qual se funde com os botões estilo teclas de piano.
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Destaque nos bancos dianteiros para a presença de massageadores. Com cinco modos diferentes, o Peugeot 3008 acaricia suas costas por quanto tempo quiser e sem reclamar. Os bancos são bastante macios, com diversas regulagens, incluindo de comprimento da poltrona – algo geralmente visto somente no segmento premium.
Recheado com mimos
A montagem da cabine é excepcional e a tecnologia embarcada segue a contento. O 3008 GT Pack tem painel de instrumentos totalmente digital e configurável – pena não ser a versão 3D do 208, que teria efeito visual ainda melhor. Há carregador de celular por indução, ar-condicionado digital de duas zonas controlado pela central multimídia e GPS.
Além disso, ele traz câmera dianteira e traseira, alerta de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, porta-luvas refrigerado com capacidade para duas garrafas de 1,5 litros, porta-malas com abertura elétrica, teto solar panorâmico, chave presencial, seis airbags, controle de tração e estabilidade e frenagem de emergência.
Ou seja, quanto ao pacote de itens de série, o Peugeot 3008 não deve nada a modelos do segmento premium. Um detalhe interessante é que ele traz piloto automático adaptativo com função stop and go (para e acelera totalmente sozinho) e sistema de manutenção em faixa bastante preciso e permissivo. Mas ele não faz curvas totalmente sozinho como os Volvo.
Em questão de espaço interno, entretanto, o Peugeot 3008 é apenas ok. Quem se senta na dianteira tem uma vastidão de espaço e é bem recebido. Já os passageiros traseiros tem espaço suficiente para as pernas e cabeça. Não é tão espaçoso quanto um Honda CR-V, mas está longe do aperto do Toyota Corolla Cross.
Já o porta-malas de 520 litros é ótimo para a categoria. Ele tem piso regulável em altura. Com ele na posição mais alta, os se dobrar os bancos traseiros, é formada uma superfície plana e sem vãos, liberando 1.482 litros de espaço. Os bancos são dobrados facilmente por alavancas na lateral do porta-malas. E a abertura elétrica por senso no pé realmente funciona (ao contrário de muitos outros carros por aí).
Às vezes se põe à mesa
Beleza é algo relativo, mas não há como negar que o Peugeot 3008 seja um dos SUVs mais bonitos já fabricados – se bobear o mais bonito disponível no mercado hoje. Ele tem uma pegada esportiva e elegante ao mesmo tempo, com doses de ousadia que só uma marca francesa tem coragem de fazer.
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A carroceria musculosa e com vincos fortes foi ainda mais ressaltada pelas rodas de liga-leve de 19 polegadas e pela belíssima cor Azul Vertigo (R$ 1.890 extra). Atrás, o novo 3008 tem lanternas translúcidas em LED que só ganham contornos vermelhos com o carro ligado. A ligação entre elas é feita por um aplique plástico preto.
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Se até agora o Peugeot 3008 até convence como um carro premium, na hora da direção é que vem o quase. Não que ele não seja gostoso de dirigir, muito pelo contrário, mas é que em alguns pontos há uma certa falta. Isso faz com que ele se mantenha justo no patamar intermediário.
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Por que não, Peugeot?
Debaixo do capô está o já conhecido motor 1.6 THP quatro cilindros turbo. Só que, inexplicavelmente, a Peugeot resolveu não colocar a versão flex desse propulsor, ou seja, é a variante antiga, que bebe apenas gasolina e entrega 165 cv e 24,5 kgfm de torque. No Citroën C4 Cactus esse motor o transforma em um foguetinho, no 3008 é apenas suficiente.
O SUV médio da Peugeot tem boa performance e acelera sem vacilos. Faz retomadas a contento e ainda entrega boa economia de combustível. Nossas médias com gasolina em cidade e estrada ficaram na casa dos 9,1 km/l. Vale o elogio para o ótimo casamento entre o motor THP e o câmbio automático de seis marchas.
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É aí que vem o quase
Com pegada mais esportiva, a direção pequenininha permite fazer curvas mais ágeis com o Peugeot. Junte isso a combinação de pneus de perfil mais baixo e duro por causa das rodas de 19 polegadas e à suspensão firminha e verá que o 3008 tem mais perfil de hatch grandão do que de SUV na hora de dirigir.
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Um dos itens mais legais do Peugeot 3008 está no sistema de LEDs adaptativos dos faróis. Mais sofisticado que o do Taos Highline, ele regula altura e intensidade do facho automaticamente sem intervenção do motorista. Ao dar seta, ele ilumina parte da lateral justamente para o lado que ele seguirá.
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Veredicto
O Peugeot 3008 GT Pack é a prova cabal da estratégia da Stellantis para a marca do leão. Ele é verdadeiramente acima da média quando comparado aos rivais de marcas não de luxo. Ao mesmo tempo, entrega refinamento e equipamento no mesmo patamar das marcas mais refinadas. O preço, fica quase lá também.
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Esse carro é demais muito lindo
Uma Audi Q3 (que de premium não tem nada) não chega nem aos pés desse 3008….