Recentemente, a Chery levou um grupo de jornalistas brasileiros para a China com o objetivo de anunciar que as marcas Jaecoo, Omoda e Exeed serão ofertadas no nosso país em breve. O que chamou atenção no anúncio, no entanto, é que a CAOA não estava incluída nos planos. Mas isso despertou a ira do grupo brasileiro.
Em comunicado oficial enviado ao Guia do Carro, a CAOA nitidamente está insatisfeita com as atitudes da Chery e deve tomar medidas para barrá-la. Além de reforçar o crescimento da Chery no Brasil graças ao trabalho da CAOA, o que a fez entrar no top 10 de marcas mais vendidas, o grupo reforçou o acordo feito entre as duas partes.
Na mensagem, a CAOA diz que “Omoda, Jaecoo e Exeed pertencem à Chery Group, assim como outras marcas, a Jetour, de veículos de passeio e a Karry de veículos pesados. Da mesma forma como a CAOA já opera com os veículos CAOA Chery, todas essas demais marcas só poderão ser produzidas/ importadas e comercializadas exclusivamente pela CAOA aqui no Brasil”.
![Exeed RX [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/exeed_rx_4_edited-750x450.jpg)
Será que vai barrar?
Ou seja, há um tipo de amarração feita entre CAOA e Chery que pode impedir que a marca chinesa traga as novas Omoda, Jaecoo e Exeed sem qualquer tipo de intervenção da CAOA. O comunicado ainda reforça que “a comercialização de novos modelos da Chery Group no Brasil sempre esteve nos planos da CAOA. Neste momento, a CAOA, estuda e avalia tornar viável a implantação e venda desses modelos para o consumidor brasileiro”.
Há também o ponto de que a CAOA vem testando o Omoda C5 há um bom tempo no Brasil. O grupo brasileiro reforça isso dizendo que “a CAOA já conta com veículos protótipos em sua planta de Anápolis em fase de testes. Mas, ainda não há uma data definida para o lançamento desses novos produtos em território brasileiro”.
![Omoda C5 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/omoda_c5_597_edited-750x450.jpg)
Contudo, do lado Omoda, Jaecoo e Exeed, não parece haver problemas. Inclusive, os planos da matriz é trazer toda operação independente, com 40 concessionárias abertas já no ano que vem só para as duas marcas de base. A produção nacional também está nos planos, usando a fábrica de Jacareí, que é parte da CAOA, ou abrindo outra planta.
Acha que a briga entre CAOA e Chery vai prejudicar a vinda das novas marcas? Conte nos comentários
>>Chery quer emancipação da CAOA e trará três marcas ao Brasil


Eu disse que trazer essas marcas não iam dar certo!!!! Caoa por favor tragam esses carros pro Brasil
E não Deixa virarem marcas
A Caoa não gostou!!!
E agora será que vai existir marcas mesmo da chery fora da caoa
Não entendo como marcas como Renault (essa, pagou uma fortuna para se livrar da CAOA), Hyundai (continua amarrada a CAOA, que parece não ter estratégia para a marca e segue prejudicanda a linha mais cara da coreana) e Chery podem ter sido enroladas pela empresa brasileira. No caso da coreana, uma arbitragem internacional acabou dando razão a CAOA. Hoje, em vista de tudo que a empresa brasileira NÃO FAZ, parece que ela “sentou em cima” da marca coreana, aguardando uma oferta bilionária para largar o osso. Mesmíssimo golpe que aplicou na Renault e que parece querer repetir contra os chineses. Com um retrospecto como o da CAOA, será que os chineses também caíram nessa?
Antes do grupo CAOA a marca só era conhecida por entusiastas.
A Cherry já tinha aprontado quando veio para cá , um pessoal de Salto SP ficou na mão porque a Cherry esperou a marca se firmar no país pra depois tomar na mão grande e agora está fazendo o mesmo, alguém tem que botar esses chineses no lugar deles .
A CAOA fez muito pior com a Hyundai…
Matou todos os carros Hyundai que eram importados para vender Tiggo…Feitos na fábrica que a Hyundai montou em Anápolis…
Espero que volte a ser o que era.
Essa turma do Goiás não vale o que o gato enterra
Mas isso ia acabar acontecendo mais cedo ou mais tarde, se você analisar, as chinesas estão vindo com a mesma estrategia de inserção que a Hyundai usou anos atrás, mas com produtos melhores e preços mais competitivos, a diferença é que na china, a estrategia de volume de vendas é muito mais praticada do que a margem de lucro, devido ao grande numero de marcas que estão por lá.. Resumo da opera, Chery abriu o mercado brasileiro para produtos chineses com a ajuda da CAOA, desde então o mercado chinês já teve uma drástica mudança, o que incentivou outras marcas a se internacionalizar, dado a filosofia do mercado brasileiro, o que se percebe é que a Chery vem perdendo espaço a cada dia por conta de produtos mais tecnológicos chegando por aqui, o que vejo é que a CAOA pode ter brecado novos produtos afim de aproveitar a vida útil dos modelos, afinal, se fossem permitidos projetos como fusca, uno entre outros, ainda estariam disponíveis no mercado..
Acho que as 2 marcas podem conviver bem no Brasil, as brigas por modelos novos devem ser acomodadas pelas 2 marcas. A COA não deve deixar o pais agora que firmou sua marca e qualidade.
A Chery tem que correr atras do prejuízo com modelos de mais qualidade e preços competitivos.
Temos espaço para todos, as marcas nacionais que tem que correr para melhorar os preços e qualidade dos seus produtos. A competitividade é boa pois derruba os preços exorbitantes dos carros novos no Brasil.
A carta diz que CAOA e Chery continuam juntas, não vi nenhum problema na relação por nenhum dos lados.
Segue o baile.