Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 carros amados pela crítica, mas que foram fracassos de vendas

Curiosidades

Amor e vendas

5 carros amados pela crítica, mas que foram fracassos de vendas

Apesar de amados pela imprensa e por entusiastas, o público não comprou esses carros fantásticos que se tornaram raridades

3 min de leitura

Um carro ser sucesso de crítica, não necessariamente resulta em um sucesso de público. Isso porque vários automóveis super elogiados pela mídia e vencedores de inúmeros comparativos não foram sucesso de vendas: a ponto de se tornarem fracassos e terem saído de linha.

Mas que carros já foram considerados campeões da imprensa, mas um fracasso nas lojas? Confira na lista a seguir.

Renault Fluence

Renault Fluence [divulgação]
Renault Fluence [divulgação]

Em uma época na qual o Toyota Corolla não era considerado um carro moderno, a Renault chegou com o Fluence. Um sedan médio quase grande, com ótimo acabamento, mecânica japonesa confiável, visual bonito e…vendas fraquíssimas. Tão traumatizante para a Renault vencer um monte de comparativos, mas não vender nada que ela desistiu do segmento de sedans médios no Brasil por completo.

Volkswagen Golf Variant

Volkswagen Golf Variant Highline [divulgação]
Volkswagen Golf Variant Highline [divulgação]

Pergunte a qualquer jornalista sobre a Volkswagen Golf Variant. Dez em cada dez elogiarão a perua e, com grande certeza que vários a elencarão como único carro que teriam na vida. Mas na prática o brasileiro preferia pegar um T-Cross do que a perua do Golf, que se tornou uma raridade altamente valorizada no mercado de usados.

Citroën C4 Lounge

Citroën C4 Lounge [divulgação]
Citroën C4 Lounge [divulgação]

Tal qual o Renault Fluence, o Citroën C4 Lounge era um engolidor de comparativos. Em uma época em que sedans médios tinham motor 2.0 aspirado no máximo, ele chegou com um 1.6 quatro cilindros turbo muito eficiente e potente, interior dígno de carro premium e o estigma de um Citroën. Resultado? Vendia menos do que qualquer outro carro da marca francesa.

Hyundai HB20X

Hyundai HB20X Diamond Plus [Auto+ / João Brigato]
Hyundai HB20X Diamond Plus [Auto+ / João Brigato]

Ainda que o HB20 tenha sido e ainda é um sucesso enorme da Hyundai, seu irmão aventureiro HB20X não seguiu. E o erro foi da própria marca que adorava experimentar com ele. Quando chegou à segunda geração (bagre) inexplicavelmente ele mantinha motor 1.6 aspirado, enquanto o resto da linha tinha motor 1.0 turbo. Sem contar que a própria marca o esquecia.

Toyota Etios

Toyota Etios [divulgação]
Toyota Etios [divulgação]

Por mais que o Toyota Etios fosse severamente desprovido de beleza, era um carro extremamente robusto, econômico, confiável e bom de dirigir. Vendeu suficientemente bem por conta do logotipo Toyota que ostentava na dianteira, mas teve desempenho bem aquém do potencial que tinha dados os elogios que recebia.

Qual outro carro você se lembra que foi elogiado pela mídia, mas vendeu mal? Conte nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar