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5 carros brasileiros que utilizavam motores de outras marcas

Mesmo com algumas delas sendo rivais, diversos carros brasileiros pegaram emprestados motores de outras fabricantes

3 min de leitura

Embora pareça estranho, não é raro que alguns carros utilizem motores de marcas concorrentes. Para cortar custos, ou então até mesmo por motivos de parcerias pontuais, algumas marcas acabam recorrendo aos concorrentes para adotarem novos motores aos seus carros. Confira a seguir alguns exemplos que aconteceram aqui mesmo no Brasil.

Ford Corcel (motor CHT)

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Ford Corcel [divulgação]

Na realidade, todo o projeto do Ford Corcel é de origem Renault. Quando a marca americana comprou a Willys, o desenvolvimento do Corcel já estava avançado, e ele seria a versão brasileira do Renault R12. A Ford então só adaptou o design, deixando ele mais parecido com seus outros modelos. 

E o motor CHT veio no pacote, que também era um propulsor Renault. Nascido como 1.3, ele teve sua cilindrada ampliada ao longo dos anos, chegando a ser 1.6 no fim da vida. Além do Corcel, ele equipou outros carros da Ford, como Belina, Del Rey, Escort, Pampa e até o Verona.

Peugeot 206 1.0 16v (motor Renault)

Peugeot 206 [divulgação]
Peugeot 206 [divulgação]

Em 2001, a Peugeot iniciava a produção nacional do 206, e precisava de um propulsor 1.0 para o seu compacto, já que esse motor dominava o cenário nacional naquela época. Só que a marca francesa não tinha um propulsor com esta cilindrada no exterior, e teria que desenvolver um motor do zero.

Para otimizar seus esforços, a Peugeot ligou para a Renault e pediu o motor 1.0 16v do Clio emprestado. A rival francesa topou vender seu propulsor, e assim nasceu o 206 com motor da Renault. O acordo durou até 2004. Curiosamente, hoje o 208 utiliza motor 1.0 de outra marca, já que os propulsores de 1 litro do hatch têm origem Fiat.

Citroën THP (origem BMW)

Citroën C4 Cactus THP [divulgação]
Citroën C4 Cactus THP [divulgação]

Na época da extinta PSA, a união entre Peugeot e Citroën, os carros das duas fabricantes começaram a utilizar motores projetados em parceria com a BMW. Como a Peugeot já apareceu por aqui, e não utiliza mais o THP, então o foco fica na Citroën. Por enquanto, o único carro da marca que ainda usa este motor é o C4 Cactus. Entretanto, o SUV está ameaçado de extinção, e não deve resistir ao lançamento do Basalt. De qualquer forma, fica o registro dos carros franceses com um motor que foi feito em conjunto com o grupo BMW.

Fiat e os motores GM

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Fiat Idea Adventure [divulgação]

No início dos anos 2000, a situação da Fiat não era boa no mundo. Para melhorar seu lado financeiro, ela fechou uma parceria com a General Motors, sendo que na Europa as duas empresas até compartilharam plataformas de carros. No Brasil, Chevrolet e Fiat compartilharam motores, e isso resultou no motor família I sendo utilizado por Stilo, Palio, Doblò, Punto e Idea.

Renault Duster com motor Mercedes-Benz

Renault Duster Iconic Plus [Auto+ / Rafael Dea]
Renault Duster Iconic Plus [Auto+ / Rafael Dea]

O motor 1.3 turbo que hoje move o Renault Duster foi desenvolvido em conjunto com a Mercedes-Benz. Tanto, que alguns modelos da marca alemão utilizaram o mesmo motor aqui no Brasil, como o Classe A sedã e o GLB. Entretanto, enquanto o motor do Duster do finado Captur é flex, o dos carros da Mercedes-Benz são apenas movidos a gasolina.

Lembra de outros carros movidos por motores de outras marcas? Deixe nos comentários a sua opinião.



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4 comentários em “5 carros brasileiros que utilizavam motores de outras marcas”

  1. Yan Wendell

    Assim como GM com a Fiat atualmente também tem a parceira entre nissan e Renault por exemplo Sentra e Fluence, Fluence motor e câmbio Nissan, assim como teve o marcha com motor d4d 1.0 16v mesmo motor do Sandero e Clio

  2. Marcelo Villalba

    Quando a Daimler comprou a Chrysler veio junto o motor Tritec, uma parceria entre Chrysler e BMW, que também equipava alguns modelos Land Rover. Então tivemos por um breve momento Daimler e BMW compartilhando o mesmo powertrain.

  3. Pedro Jungbluth

    O Motor CHT merece uma página só pra ele. Além de equipar os Ford, foi peça importante para a Auto Latina, equipando muitos Volkswagen. Até mesmo os primeiros Gol Bola, de 1995, receberam o velho motor Renault encolhidos para 1.0 e com injeção eletrônica. Esse motor foi vendido aqui pela Renault tb, no Clio argentino.

    Sobre a Mercedes, todos os seus motores à gasolina também são flex, mas não ppdem ser vendidos como tal por não ter sistema de partida à frio. Mas rodam tranquilamente com o E85. Por questões de marketing a Mercedes omite esse fato nos modelos vendidos aqui, porque a marca vende STATUS e a indicação "flex" é vista como "chinfrim" pelos ricos brasileiros, além do mito que corre em muitos lugares que carros flex seriam piores queimando gasolina pura.

  4. Aldair

    o Peugeot 3008 ainda vem com o thp

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