Demorou um pouco, mas finalmente a Mitsubishi Triton está entre nós e a versão HPE está em seu portfólio. Aqui, a caminhonete média japonesa conta com o novo motor 2.4 bi turbo diesel de 205 cv, câmbio automático de seis marchas e tração 4×4 Easy Select II. Além disso, traz visual renovado.
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Como de costume, os lançamentos são anunciados e logo passam pelo comparativo do Auto+. Aqui, a novidade conhece seus rivais diretos e indiretos e que tenham preço próximo. A estrela de hoje é a Mitsubishi Triton HPE 4×4, que custa R$ 284.990. Então, aperte os cintos, separe papel e caneta para ter uma boa leitura.
GWM Haval H6 PHEV34 – R$ 283 mil

Em primeiro lugar temos um SUV médio híbrido plug-in mais barato do que a Triton HPE. Aqui, o Haval H6 tem um motor 1.5 turbo e mais um sistema elétrico. Juntos, rendem 393 cv e 77,7 kgfm de torque. Aliás, sua autonomia elétrica pelo Inmetro é de 113 km. Tração integral, porta-malas de 560 litros, amplo espaço interno e visual futurista se destacam no conjunto.
Toyota Hilux SR AT – R$ 284.390

Já em segundo lugar temos uma rival direta da Mitsubishi Triton HPE. Neste caso, a Hilux SR conta com motor 2.8 turbo diesel de 204 cv e câmbio automático de seis marchas. Tração 4×4 com marcha reduzida, sete airbags, controle de velocidade de cruzeiro são de série. Além disso, a capacidade de carga da caçamba é de 1.005 kg ou 1 mil litros.
Jeep Compass Blackhawk Hurricane – R$ 285.590

Em terceiro lugar e encerrando o pódio, temos o Compass a combustão mais caro da linha e mais caro do que a Mitsubishi Triton HPE. Ele tem motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4 de série. Traz alerta de tráfego cruzado traseiro, teto solar, alerta de mudança de faixa com assistência e mais equipamentos.
Audi A3 hatch/ sedã S Line MHEV – R$ 287.990


Os A3 mais acessíveis saem por menos de R$ 290 mil, mas são mais caros do que a Triton HPE. Aliás, eles são híbridos-leve. Ou seja, seu motor 2.0 turbo de 204 cv usa mais um sistema elétrico que ajuda a reduzir a emissão de gases e o consumo de combustível. 210 km/h de velocidade máxima, 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e linhas sóbrias são seus destaques.
Ford Ranger XLS 3.0 V6 4WD – R$ 292.900
![Ford Ranger XLS [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/09/Ford-Ranger-XLS_1_edited-1200x719.jpg)
Por fim, a última indicada também é rival direta da Mitsubishi Triton HPE 4×4. A Ranger XLS indicada traz motor 3.0 V6 turbo diesel de 250 cv e mais câmbio automático de 10 marchas. Tração 4WD, central multimídia SYNC 4 com 10 polegadas, capacidade de carga da caçamba de 1.054 kg ou 1.250 litros e visual atual são suas armas para se destacar das rivais.
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A 1.a opção apresentada é um carro chinês que daqui 1 ano vale a metade, as outras opções, exceto a hilux, são veículos de passeio que jamais poderiam ter sido comparados a um veículo de trabalho em razão do preço, enfim, a nova Triton é um veículo totalmente novo, antes ótimo e agora aprimorado, imbatível em provas de resistência e performance, como o Rally dos sertões, e por questão da confiabilidade da feia e há muito ultrapassada hilux, não costuma ser a mais vendida. A nova triton excede em robustez de chassi e suspensão, força e confiabilidade de motor e câmbio, harmonia e beleza de arquitetura e inúmeros ítens de última geração de tecnologia e segurança para o condutor. Um carro de trabalho que facilmente supera muitos dos mais modernos SUV de luxo, alguns anos-luz à frente no segmento, se é que me entendem…