Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 carros que muita gente fala o nome errado

Curiosidades

5 carros que muita gente fala o nome errado

Por mais simples que os nomes dos carros possam ser, nem todo mundo consegue falar do jeito certo. E não adianta propaganda, vídeos da imprensa ou explicações, sempre terá alguém que vai falar errado o ...

3 min de leitura

Por mais simples que os nomes dos carros possam ser, nem todo mundo consegue falar do jeito certo. E não adianta propaganda, vídeos da imprensa ou explicações, sempre terá alguém que vai falar errado o nome desses cinco carros da lista. Confira:

Chevrolet Cruze

Chevrolet Cruze LTZ 2021 [divulgação]
Chevrolet Cruze LTZ [divulgação]

Talvez seja culpa de Tom Cruise ou do piloto automático que chama Cruise Control, mas é bastante comum ouvir nas ruas alguém chamar o Chevrolet Cruze de “cruise”. A adição de um “i” no meio do nome do carro muda a fonética e causa certa estranheza. Mas isso é mais comum do que a Chevrolet ter carros para substituí-lo.

BYD

BYD Song Pro [divulgação]
BYD Song Pro [divulgação]

Apesar de muitas siglas serem lidas em português, a marca chinesa resolveu adotar a nomenclatura em inglês por aqui. Só que muita gente ainda assim fala errado. É comum ouvir “Bi Ai Di”, como se a marca fosse escrita BID não BYD. Sabe a música YMCA? O Y sempre foi pronunciado como “Uai”, então lembre-se disso quando falar “Bi Uai Di”.

Jeep Compass

Jeep Compass Blackhawk [Auto+9 / João Brigato
Jeep Compass Blackhawk [Auto+ / João Brigato

Por conta da pronúncia em inglês “Compéss” algumas pessoas falam errado o nome de um dos carros mais vendidos do Brasil. Para o nosso país, a Stellantis adotou a pronûncia mais fácil de todas: “Cômpass”. E ainda assim, muita gente acaba errando na maneira correta de chamar o SUV médio.

Fiat 500

carros
Fiat 500e [divulgação]

Um dos carros mais icônicos da Fiat tem um nome que parece simples, mas não é. A pronúncia correta é em italiano, algo como “tchinquetchento”. Mas é comum ouvir “cinquecento”, “quinhentos” e até absurdos como “chicocento”. Quem diria que um automóvel tão pequeno teria tantas variantes de nomes.

GWM Haval H6

carros
GWM Haval H6 PHEV19 [divulgação]

Desde o primeiro dia da GWM no Brasil, ela deixou claro que a pronúncia de seu SUV médio Haval H6 era “rával”, com o H soando como R tal qual acontece com a Honda. Mas é comum ouvir nas ruas “avál” ou até “ravál”. Talvez leve tempo e precise de mais propagandas, mas um dia chega lá.

Quais outros carros as pessoas comumente falam errado? Conte nos comentários.



YouTube video

3 comentários em “5 carros que muita gente fala o nome errado”

  1. Tootsuki

    Eu admito que falo "Fiat Quinhentos" e "Avál", hahaha!

  2. Andre Fernandes

    Minha avó chama o Gol de Corsel

  3. Renard Lacroix

    Renault Fluence, Renault Logan, Jaguar Daimler, Ford Mustang (mania horrível de falarem "Mustangue"), Toyota Camry etc. Se o problema fosse só este, mas o que tem de gente que fala/escreve errado, inclusive jornalistas, apresentadores de televisão e funcionários de concessionárias e fábricas etc que insistem em dizer uma Mercedes, uma BMW, uma Cherokee, uma Cayenne etc ignorando totalmente que em Língua Portuguesa, carro, automóvel, veículo, utilitário esportivo são TODOS substantivos MASCULINOS, então quando se fala deles sem um Mercedes, um BMW, um Cayenne, um Cherokee. Quando se fala da marca ou da fabricante aí sim coloca-se no feminino. Bom lembrar também que em alemão, o "W" tem som de "V" e o "V" de "F" (BMV e Folksvagen). Já o "O" do Porsche não é pronunciado como se tivesse um acento agudo, e sim um circunflexo. Para finalizar, uma dica para alguns jornalistas ao escreverem sobre acidente de trânsito ou algo relativo: Toyota Corolla NÃO É carro de luxo ou alto luxo…

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar