Ao vivo
Home » Curiosidades » Brasil poderá dobrar o mercado de minivans em 2026 graças à China

Curiosidades

Minivans

Brasil poderá dobrar o mercado de minivans em 2026 graças à China

Hoje temos somente três minivans à venda no Brasil, sendo somente uma nacional. Mas o número de modelos pode quase dobrar

3 min de leitura

Se há um segmento que está mais morto do que o de hatches médios no Brasil, esse é o das minivans. Especialmente porque as marcas que vendem minivans hoje odeiam admitir isso e forçam a barra para tentar chamar seus modelos de SUVs ou variações disso. Mas, graças aos chineses, o segmento de minivans pode praticamente dobrar no ano que vem.

Hoje o Brasil conta apenas com a Chevrolet Spin como representante nacional. Depois da reestilização, a GM tentou fazer a ideia de que a Spin era um BUV ou um SUV, mas não se muda um carro de categoria com uma reestilização. Inclusive, é extremamente louvável a Chevrolet ter a única minivan produzida no Brasil.

GAC Aion Y amarela de frente
GAC Aion Y [Auto+ / João Brigato]

Depois, temos a Kia Carnival. Uma minivan verdadeiramente grande, com oito lugares e importada. No ano que vem, a fabricante sul-coreana já revelou que venderá a versão PHEV da Carnival junto da variante V6 atualmente presente no nosso mercado. Seria a primeira minivan híbrida da história do Brasil, se não fossem as chinesas.

Imagem mostra frente da nova Kia Carnival Hybrid
Nova Kia Carnival Hybrid [divulgação]

Por falar em chinês, a trupe atual de minivans fecha com a GAC Aion Y, lançada em 2025. Ela é a única minivan elétrica à venda no nosso país E foi lançada junto de vários outros modelos da GAC. Inclusive, é a única a não ofertar mais de sete lugares, sendo que a Spin leva até sete pessoas e a Carnival comporta oito.

As novatadas da China

Para 2026, a aposta no segmento de minivans será para a categoria de luxo, mirando o transporte executivo dominado pela Kia Carnival. A BYD trará ao nosso mercado a Denza D9 por R$ 800 mil, sendo o modelo mais caro da marca de luxo Denza recentemente anuncada no Brasil.

Denza D9 azul de lado carros chineses
Denza D9 [divulgação]

Quando me referi ao fato de que a Kia Carnival seria a primeira minivan híbrida plug-in do Brasil, é porque a Denza D9 a superou chegando antes. Ela conta com motor 1.5 quatro cilindros turbo a gasolina ligado a um sistema elétrico – é o mesmo conjunto da Shark, podendo ter opção de tração dianteira ou integral.

Sua rival direta poderá ser a GWM Wey 09 Max. A minivan ultraluxuosa foi mostrada no Salão do Automóvel para teste do público. Lá na China, ela traz motor 1.5 quatro cilindros turbo junto a um elétrico na traseira, totalizando 487 cv. O preço deve ficar na mesma casa de R$ 800 mil da minivan da BYD.

GWM Wey 09 [divulgação]
GWM Wey 09 [divulgação]

Você acredita que ainda há mercado para minivans no Brasil? Conte nos comentários.


YouTube video

4 comentários em “Brasil poderá dobrar o mercado de minivans em 2026 graças à China”

  1. ALEXANDRE CUNHA KRAUSE

    Espero que voltem as minivans.

  2. Lucas Bittar

    mas no Brasil também não tem a sw4, jeep commander e tiggo 8pro? todos tem 7 lugares. e mesmo que ofereçam 5 lugares também a spin também oferece

  3. Djair Aparecido e

    Sim no Brasil pode aumentar o número deminivans

  4. Leandro

    Com certeza tem muito mercado para minivans,hoje às famílias grandes estão procurando esses veículos , que hoje temos poucas opções,eu mesmo só compro minivans

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar