Os carros elétricos chineses vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo inteiro com preços competitivos e equipamentos tecnológicos para o seu preço. No Brasil, o BYD Dolphin e o GWM Ora são bons exemplos de modelos com bom custo-benefício que abriram portas por aqui. Mas uma discussão que vem crescendo em países como Reino Unido e Estados Unidos é: será que esses carros estão monitorando os motoristas?
Segundo uma reportagem da Carscoops, especialistas em segurança digital estão com suspeitas sobre a possibilidade de carros elétricos chineses captarem dados dos usuários como localização, conversas e hábitos de condução e enviarem essas informações para as montadoras, ou até mesmo para o governo chinês.
Em casos extremos, alguns temem que os veículos possam ser controlados remotamente e até usados de forma maliciosa.
Medidas restritivas e aumento de tarifas
As preocupações com espionagem e uso indevido de dados não são novas, mas têm ganhado força. Nos Estados Unidos, o governo de Joe Biden aumentou as tarifas de importação sobre veículos elétricos chineses, citando razões de segurança nacional.
![GWM Ora 03 Skin [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/03/GWM-Ora-03-skin-23-1320x792.jpg)
No Reino Unido, militares e agentes de inteligência foram orientados a não discutir temas sensíveis dentro de veículos elétricos, principalmente os com componentes de origem chinesa.
Na prática, não há nenhuma prova ou evidência de que os carros estejam realmente espionando usuários. O governo da China negou as acusações, chamando elas de absurdas e sem provas concretas. Ainda segundo o governo chinês, todas as empresas do país que operam no exterior devem seguir as leis locais.

Alguns especialistas, aliás, argumentam que a China quer apenas fortalecer sua indústria automotiva, e não criar um sistema global de vigilância.
Por mais que existam essas suspeitas sem provas, os carros elétricos chineses continuam oferecendo um pacote tentador, especialmente no mercado interno da China, onde os preços são ainda mais baixos que na Europa ou América Latina.

Por aqui, os brasileiros têm se interessado cada vez mais por modelos como o BYD Dolphin, Dolphin Mini e o GWM Ora 03. No Brasil, os veículos eletrificados vindo da China cresceram 717% de 2023 a 2024. Ainda não há qualquer indício de riscos de segurança relacionados a esses modelos no Brasil.
Você acredita que carros chineses podem estar invadindo a privacidade dos motoristas? Deixe sua opinião nos comentários!




Valores entre 118 mil a 159 mil e você chama isso de veículos baratos? tecnológicos tudo bem mas estão bem longe de serem acessíveis.
Óbvio q a desconfiança viria do EUA né 🙄 o complicado é ver a auto+ passar para frente uma notícia dessa.
Siiim! Ouvi dizer que eles também comem criancinhas!!!