Curiosidades

5 carros que foram enormes fracassos internacionais

A moral desses carros foi tão baixa que nenhum deles mais está em linha e eles sequer pisaram no Brasil

carros
Chrysler 200 [divulgação]

Aqui no Auto+ já mostramos uma lista de carros brasileiros que fracassaram feio no mercado. Mas e lá fora? Exemplos de falta de sucesso são inúmeros, mas alguns foram tão marcantes, que não tinham como não se apresentarem nessa lista. E alerta de spoiler: teve marca declarando que se arrepende até o último fio de cabelo pelo lançamento.

Dodge Dart e Chrysler 200

Dodge Dart [divulgação]
Dodge Dart [divulgação]

Apesar de serem carros diferentes, Dodge Dart e Chrysler 200 entram no mesmo lugar na lista dadas suas coincidências. Ambos eram feitos sobre a plataforma Compact Wide da FCA e deveriam ser os modelos de grande volume de suas marcas, já que eram os modelos de entrada.

Mesmo com belíssimo design e motores bons, eles não foram para a frente e morreram em 2017 após só dois anos de vida do 200 e quatro do Dart. A situação foi tão feia, que Sergio Marchionne se arrependeu amargamente no Salão de Detroit de 2017, onde disse: “não conheço outro investimento da FCA que tenha sido tão ruim quanto esses dois carros”. 

Nissan Pulsar

Nissan Pulsar [divulgação]
Nissan Pulsar [divulgação]

Quando a Nissan percebeu que não era competitiva suficiente no segmento de hatches médios, decidiu criar o Qashqai. O modelo foi um enorme sucesso e salvou a Nissan da Europa. Mas a marca japonesa achou que havia sim espaço para um real concorrente do Volkswagen Golf. E isso deu muito errado.

Surgiu em 2014 o Pulsar. O modelo era muito parecido com a segunda geração do Tiida, mas usava plataforma CMF do Qashqai ao invés da V do Kicks que o Tiida mais novo usava. Vendeu muito mal e tinha poucos atrativos frente a outros hatches médios europeus e até quando comparado ao Qashqai. Morreu em 2018 na Europa.

Renault Talisman

Renault Talisman [divulgação]
Renault Talisman [divulgação]

Em 2015 a Renault apostou em uma ideia: substituir seu sedã grande Laguna e o executivo Latitude por um modelo só. Assim, surgiu o projeto do Talisman. O modelo era belíssimo, tinha versão perua Grand Tour, diversas opções de motores e deveria fazer sucesso. Mas o segmento de sedãs grandes estava caindo forte e a Renault pegou a onda já baixa.

 Seu visual inaugurou uma nova linguagem de design na Renault e que influenciou todos os modelos da época. O Renault Talisman nunca conseguiu o mesmo sucesso que o Laguna e foi caindo nas vendas mês a mês. A marca desistiu dele em 2022 na Europa. Mas ele segue em produção na Coreia do Sul, onde é vendido como Renault SM6

Fiat 124 Spider

Fiat 124 Spider Abarth (divulgação)

Quando a Mazda decidiu trazer à vida a quarta geração do Miata, recorreu a parceiras para diminuir os custos. A ideia é que a Alfa Romeo tivesse um conversível pequeno baseado no modelo japonês. Mas os executivos não aceitaram a ideia de um Alfa Romeo produzido no Japão. Como a Fiat estava tranquila quanto a isso, assumiu o projeto.

Só que o 124 Spider, mesmo baseado no Miata, mais potente e com motor turbo, nunca teve vendas próximas às do irmão de projeto. Na Europa ele foi um fracasso, assim como nos EUA – dois mercados fortes do Mazda. Depois desse fiasco, vai ser difícil a Fiat investir em um conversível de novo.

Mercedes-Benz Classe X

carros
Mercedes-Benz Classe X [divulgação]

A Mercedes-Benz Classe X é uma frequente presença em listas de carros que não deram certo ou foram um fracasso. Mas ela tinha tudo para dar certo: o problema foi como a marca alemã executou o projeto. Ao invés de partir da van Sprinter para fazer sua caminhonete, ela simplesmente tentou deixar uma Nissan Frontier luxuosa. Foi um fiasco.

Lançada em 2017, a Mercedes-Benz Classe X deveria ser vendida no Brasil. A ideia era que ela fosse produzida na Argentina, junto da Frontier, e importada para cá. Treinamento de concessionária já havia sido feito, a divulgação estava começando. Mas a Mercedes desistiu por conta das vendas pífias na Europa e a Classe X morreu em 2020.

>>5 carros que quase nasceram na marca errada

>>CAOA Chery baixa preço de quase todos os seus carros no Brasil

>>5 carros que as marcas não se importam com eles