Home » Curiosidades » Cinco estranhas versões alternativas de carros brasileiros na China

Curiosidades

Cinco estranhas versões alternativas de carros brasileiros na China

Carros internacionalmente conhecidos, inclusive pelos brasileiros, ganharam versões estranhamente alternativas na China

4 min de leitura

Maior mercado automotivo do mundo, a China tem uma vastidão de marcas e modelos. Contudo, algumas fabricantes costumam ter mais de uma parceira local para ampliar sua atuação. Isso resulta em dois carros quase idênticos sendo vendidos ao mesmo tempo por uma única marca.

É o caso do Honda Integra, que foi recentemente lançado por lá como uma versão alternativa do Civic. Mas ele não é o único. Por isso, reunimos aqui mais cinco carros que são vendidos no Brasil e que contam com variações paralelas lá na China.

Honda XR-V

Lançado em 2014 junto da segunda geração do Honda HR-V, o XR-V é mais um dos casos de carros que só surgem porque uma marca tem duas parceiras na China. O XR-V é feito pela Dongfeng Honda, enquanto a Guangqi Honda faz o HR-V. Mecanicamente eles são idênticos, mas no visual há muitas diferenças.

Honda XR-V [divulgação]
Honda XR-V [divulgação]
O XR-V tem dianteira mais retilínea e esportiva, com faróis menores e grade parecida com a do atual Civic. Na traseira, as lanternas são interligadas e a tampa do porta-malas tem desenho parecido com o do WR-V. A cabine segue o mesmo acabamento refinado do SUV brasileiro, mas ganha painel com desenho diferente e saídas de ar redondas.

Toyota Allion

Lançado neste ano, o Toyota Allion nada mais é que um Corolla mais chique. Ele é baseado na versão internacional oferecida no Brasil, mas é 5 cm mais longo. A espichada foi feita no entre-eixos para beneficiar o espaço na segunda fileira, algo muito valorizado pelo público chinês. Por dentro também há acabamento mais sofisticado com couro bordô.

Toyota Allion [divulgação]
Toyota Allion [divulgação]
Por fora esse Corolla alternativo recebe para-choque dianteiro exclusivo com mais detalhes cromados e grade frontal estilo cascata. Atrás, o friso vermelho típico do sedã médio nacional se transforma em vermelho e ganha o nome Allion logo abaixo do logotipo da Toyota. E esse não será o único Corolla alternativo da lista, já adianto.

Ford Edge Plus

Como o Ford Edge saiu de linha recentemente no Brasil, ainda dá tempo de incluí-lo na lista com esses outros carros. Isso porque a versão chinesa dele é interessante o suficiente para isso. Ao contrário do resto do mundo em que o Edge é (ou era) vendido como um SUV esportivo, do outro lado do mundo ele tem pegada mais familiar.

 

Ford Edge Plus [divulgação]
Ford Edge Plus [divulgação]
Tanto que ele é oferecido somente na variante Plus que tem espaço para sete pessoas com comprimento alongado para 4,87 m (exatos 11 cm a mais que o modelo internacional). Além de maior, ele tem traseira com vidro bem mais reto, rack de teto e tampa do porta-malas mais longa. Por dentro, uma tela vertical toma toda porção central do painel.

Toyota Levin

A Toyota é cheia de versões alternativas do Corolla na China. Ao todo são cinco carros diferentes, todos baseados no sedã médio mais vendido do mundo. O caso do Levin é específico porque ele só existe por conta das duas sócias da Toyota. A GAC Toyota faz o Corolla e a FAW é a responsável pelo Levin (e também pelo Allion).

Toyota Levin [divulgação]
Toyota Levin [divulgação]
Entretanto, nesse caso, o visual não é exclusivo da China. O Levin é idêntico à versão norte-americana do Corolla, incluindo a versão Sport que é idêntica à XSE. A dianteira é compartilhada com as versões hatch e perua, algo que não acontece com a variante internacional do sedã médio.

Kia K3

Até a geração anterior, o Kia Cerato internacional e o chinês K3 tinham poucas diferenças visuais entre si. Mas no novo modelo, as conexões visuais foram todas rompidas. Cerato e K3 hoje só compartilham as portas e algumas poucas chapas da carroceria.

Kia K3 [divulgação]
Kia K3 [divulgação]
A dianteira do sedã vendido no oriente é bem mais ousada, com faróis finos e grade frontal mais generosa. Ela tem filetes verticais pouco vistos em modelos da Kia. Na traseira, as lanternas tem formato semelhante, mas o K3 tem luzes de seta e ré incorporadas, ao contrário do Cerato que as trás inexplicavelmente no para-choque.

>>Cinco vezes que as marcas tiveram preguiça de desenvolver seus carros

>>Outros cinco carros com traseiras mais do que polêmicas

>>Cinco carros com traseiras verdadeiramente polêmicas

YouTube video

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar