Quando um produto com certo valor faz sucesso no mercado, não é incomum que as marcas lancem uma versão menor e mais barata dele para vender mais. Foi assim com o iPad e suas versões mini e frascos de perfume com quantidade reduzida. Mas e quando isso acontece com os carros?
Vez ou outra, as marcas se inspiram em modelos icônicos com vendas altas e produzem versões em miniatura deles. Não quer dizer, necessariamente, que um desses carros é a versão reduzida do outro. Na realidade, eles tomam como inspiração o modelo maior para criar seu design. E aqui estão cinco exemplos de quando isso aconteceu.
Jeep Renegade e Wrangler
Jeep Renegade Moab [Auto+ / João Brigato]Antes do Renegade, a Jeep nunca teve um SUV compacto. E ir a um mercado abaixo de Compass e Patriot poderia ser complicado para a marca. Para não perder seu espírito, ela recorreu ao mais icônico dos Jeep para criar sua versão em miniatura.
Jeep Wrangler Rubicon [Auto+ / João Brigato]Wrangler e Renegade parecem pai e filho quando vistos juntos. Todos os principais elementos de design do Wrangler estão presentes no Renegade: formato da carroceria, das caixas de roda, faróis redondos e até desenho das lanternas traseiras. A fórmula deu tão certo que hoje, globalmente, o Renegade vende mais que o Wrangler.
Chevrolet Trailblazer e Blazer
Chevrolet Blazer RS (divulgação)
Quando a Chevrolet decidiu retomar o nome Blazer nos EUA, ela voltou com força. Surgiu um SUV de porte grande, interior luxuoso e visual inspirado no Camaro. Contudo, pouco tempo depois, o modelo serviu de inspiração para um SUV menor, o Trailblazer. Esse, mais um dos carros derivados da plataforma GEM do Onix.
Chevrolet Trailblazer (divulgação)
Trailblazer e Blazer tem conexões visuais fortes, como o mesmo desenho de grade frontal e faróis. Até mesmo a traseira deles é bastante semelhante. Entretanto, enquanto o Blazer tenta se fazer de SUV do Camaro, o Trailblazer aposta em uma pegada off-road para encarar Ford Bronco Sport e Jeep Compass.
Hyundai Tucson e Santa Fe
Lançado em 2000, o primeiro Hyundai Santa Fe foi um sucesso logo de cara. Com visual parrudo e mecânica confiável, rapidamente se tornou um dos carros mais vendidos da marca coreana. Não foi surpresa, porém, quando o Tucson surgiu em 2004 quase que como um mini Santa Fe.
Hyundai Santa Fe [divulgação]O desenho dos faróis era o mesmo, assim como o interior e o aspecto geral da carroceria. Contudo, o Tucson parecia alguns anos mais moderno, propositalmente. Até mesmo o vidro traseiro com abertura independente, que surgiu no Santa Fe, foi parar no Tucson.
Hyundai Tucson [divulgação]A diferença, no entanto, é que o Santa Fe durtou só 12 anos na mesa geração, enquanto o Tucson sobreviveu 13 anos sem mudar um parafuso.
Mercedes-Benz Classe C e Classe S
Mercedes-Benz Classe C 2022 [divulgação]A exceção da segunda geração, quando ele tentou se bandear para o lado do Classe E, o Mercedes-Benz Classe C sempre tentou ser uma miniatura do Classe S. Algumas gerações a semelhança entre eles fica extremamente evidente, em outras eles se afastam um pouco mais. Mas é evidente que o modelo menor mira no maior, enquanto o Classe E tem vida própria.
Mercedes-Benz Classe S [divulgação]A atual geração do Classe C (W206) e do Classe S (W223) é a que deixa isso mais evidente. A linha dos faróis, lanternas e dos vidros é praticamente idêntica entre eles. A grade frontal do Classe C tem formato invertido em relação ao Classe S. Já o interior dos dois tem em comum somente a tela vertical inclinada.
Peugeot 2008 e 3008
Peugeot 2008 [divulgação]É inegável que o Peugeot 3008 é um dos SUVs médios mais bonitos do mercado. Ciente disso, a Peugeot transformou a segunda geração do 2008 em um mini-3008. Os modelos são idênticos no desenho lateral e com fortes semelhanças na traseira. A dianteira só não é igual porque o 2008 usa os mesmos faróis do 208, incluindo os prolongamentos de LED.
Peugeot 3008 [divulgação]Até por dentro os dois SUVs são bem parecidos, graças ao layout i-Cockpit da Peugeot. A reestilização aplicada no 3008 mudou um pouco as coisas e distanciou ele do 2008. Infelizmente o SUV compacto não deverá ser vendido no Brasil em um curto prazo, ao contrário do SUV médio que deve mudar por aqui em breve.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.