Demorou, mas finalmente a Volkswagen revelou os preços do Tera, seu mais novo SUV. Ele se posiciona pouco acima do Polo e ao lado do Nivus e T-Cross no portfólio atual da montadora alemã. Sua missão é tirar a paz dos já consolidados Fiat Pulse e Renault Kardian. Ele pode contar com motor 1.0 aspirado flex de 84 cv e câmbio manual ou o propulsor 1.0 turbo flex de 116 cv e transmissão automática. Seus preços variam de R$ 99.990 e chegam em R$ 142.290.
Na lista de hoje, o leitor do Auto+ vai conhecer cinco carros diferentes, mas que possuem preço próximo ao do Volkswagen Tera Comfort TSI. Ele será oferecido aos brasileiros por R$ 126.990 e é posicionado como uma versão intermediária. Sendo assim, aperte os cintos e prepare-se para a leitura.
BYD Dolphin Mini 5L – R$ 122.800

Em primeiro lugar temos um hatch compacto elétrico. O Dolphin Mini vale bem mais a pena se você tiver a infraestrutura de carregamento próxima, já que ele é 100% elétrico. Ele usa um motor de 75 cv e sua autonomia pelo Inmetro é de 280 km. Ao menos, ele tem visual chamativo, cores destacadas, seis airbags, freios a disco, central multimídia destacada, painel de instrumentos digital e mais itens.
Contudo, ele deve receber em breve sua primeira reestilização. A mudança trará novo visual, diversos itens de série e sua multimídia deverá contar com atualizações. Ele é cotado como um dos primeiros modelos da marca chinesa a serem fabricados no Brasil, na planta de Camaçari, na Bahia.
Renault Kardian Evolution EDC – R$ 124.190

Este aqui é o maior rival do Volkswagen Tera Comfort TSI. Esta é a primeira versão do Kardian a contar com a transmissão automatizada de dupla embreagem. O conjunto mecânico ainda é composto pelo motor 1.0 turbo flex de 125 cv e 22,4 kgfm de torque. Ele também tem visual chamativo, rack de teto modular e funcional, painel de instrumentos de sete polegadas, faróis de LED e aletas para troca das marchas.
Rodas de 16 polegadas, ar-condicionado digital, central multimídia de oito polegadas, câmera de ré, seis airbags vêm de fábrica. Em medidas, o Kardian tem 4,11 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,59 m de altura, 2,60 m de entre-eixos e o porta-malas tem 358 litros de capacidade. Já o Tera mede 4,15 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,50 m de altura, 2,56 m de entre-eixos e o bagageiro acomoda 350 litros.
Hyundai HB20S Limited TGDI AT – R$ 125.490

Caso você precise de espaço interno mais amplo e porta-malas mais generoso, o HB20S Limited sai um pouco mais barato que o Tera Comfort TSI. Aqui, o sedan compacto sul-coreano já conta com o motor 1.0 turbo flex. Ele rende 120 cv e 17,5 kgfm. Câmbio automático de seis marchas, visual sóbrio, porta-malas de 475 litros são seus chamarizes.
De série, ele traz controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, sensor crepuscular, central multimídia, chave presencial e outros itens. Freios ABS com EBD, Isofix, bancos em tecido, rodas de liga leve acinzentadas de 16 polegadas, DRL’s, direção elétrica progressiva também são de fábrica.
Fiat Strada Freedom cabine dupla 1.3 MT – R$ 125.990

Esse modelo é bastante indicado para quem usa o veículo para trabalhar ou quem gosta da versatilidade das caminhonetes. Nessa versão, a Strada ainda conta com o motor 1.3 Firefly flex aspirado de 107 cv. Aliás, ela é usa o câmbio manual e é o único modelo indicado dessa lista com essa transmissão. Ao menos, ela sai um pouco mais barata do que o Volkswagen Tera Comfort TSI.
Traz de série rodas de aço estampado de 15 polegadas com calotas, pré-disposição para rádio, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, quatro airbags, ar-condicionado, capota marítima, controle de tração avançado e outros equipamentos. Sua caçamba acomoda 844 litros ou 650 kg de carga.
Peugeot 208 GT T200 CVT – R$ 128.990

Por fim, o último dos indicados trata-se do 208 mais caro do portfólio atual. Aqui, o hatch compacto francês se destaca na multidão pelo desenho atual e em combinação com o motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm. Ainda nesse sentido, ele usa o câmbio automático do tipo CVT e tem sete marchas simuladas. Painel de instrumentos 3D, teto panorâmico, rodas de 17 polegadas, piloto automático se destacam.
Tem DRL’s em formato de garra de leão e em LED, direção elétrica, seis airbags, câmeras com visão 180°, volante revestido em couro, carregador de celular por indução e mais equipamentos. Todavia, ele é oferecido no site oficial da marca francesa por preços mais chamativos, já que ela criou um estoque especial.
Entre o novo Volkswagen Tera Comfort TSI e os carros listados, qual você compraria? Conte nos comentários