O setor automotivo é amplo e bastante diversificado. Dessa forma, existem alguns nomes bem diferentes e que causam uma certa estranheza. Além disso, os brasileiros possuem uma imaginação bem fértil e conseguem abrasileirar qualquer coisa que surgir pela frente. Mas, o intuito dessa lista de hoje é um pouco diferente.
Aqui, vamos mostrar ao leitor do Auto+ como deve ser a pronuncia correta desses nomes, que são amplamente citados no cotidiano. Então, separe lápis e papel e prepare-se para a leitura.
GAC – fala se “G-A-C”

Começamos essa lista por uma nova marca chinesa que acaba de desembarcar em solo brasileiro. A G-A-C, é assim que deve ser lido e falado, trouxe cinco carros diferentes de uma vez. Ela possui quatro veículos elétricos, como o sedan Aion ES e os SUVs Aion Y Plus, Hyptec HT e V. Tem ainda o SUV GS4, que é o único híbrido. Seus modelos se destacam pelo desenho, que pode ser bem diferente, vide o Hyptec HT poder ter portas com abertura do estilo asa de gaivota.
BYD – fala se “Bi Uai Di”

Outro dos nomes do setor automotivo falado muitas vezes de forma incorreta é a BYD. Os executivos da marca dona do Dolphin Mini fizeram uma junção de letras e assim surgiu o nome da empresa. Na verdade, ela se chama “Build Your Dreams” (construa seus sonhos, em tradução). A forma correta de falar o nome da montadora é se baseando no inglês, ou seja devemos falar “Bi Uai Di” e não “Bi Ai Di” ou pior “BID”.
T-Cross – fala se “Ti-Cross”

Mais um caso onde o inglês prevalece. Um dos SUVs compactos mais vendidos do país tem um nome bem diferente e se destaca perante seus rivais como o Hyundai Creta, por exemplo. É incorreto você falar “Tê-Cross”. O ideal é praticar seu conhecimento sobre o idioma norte-americano e encher a boca para falar “Eu tenho um Ti-Cross“. Confesso que eu gosto mesmo é de falar errado.
GWM Haval H6 – fala se “Rával”
![GWM Haval H6 PHEV19 [Auto+ / João Brigato] - Carros híbridos e elétricos](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/09/GWM-Haval-H6-PHEV19-07_edited-jpg.webp)
Ainda no segmento de SUVs, mas já na onda dos eletrificados, um dos mais queridos pelos brasileiros é o irmão maior do Ora 03. Aliás, o Haval H6 tem um dos nomes bem diferentes em todo o setor automotivo e que é legal você aprender a pronunciar corretamente. No mundo ideal, você deve falar “Rával H6” quando se referir ao SUV. “Ravál” ou “Aval” são pronúncias bem diferentes e um pouco esquisitas.
Jaecoo – fala se “Djeico”

Por fim, o último dos nomes do setor automotivo que o público costuma pronunciar de forma estranha é o da marca parceira da Omoda. O SUV 7, que é híbrido plug-in e bate de frente com o GWM Haval H6, é produzido pela “Djeico”. Mesmo que a escrita seja com a letra “J”, aqui o inglês predomina mais uma vez. E não deixe que a mente poluída do coleguinha se espalhe e foque nas letras finais do nome da fabricante, pois soa bem estranho.
Tem algum outro nome diferentão que você não sabe como pronunciar corretamente? Conte nos comentários



Os carros estão no Brasil, por isso a pronúncia pode e deve ser brasileira. Exemplo: como pronuncia IX 35 em coreano? Não sabemos… , C-180 em alemão, não sabemos. Pronunciamos em português.
E porque BMW não é pronunciado be eme vê que ao meu ver seria o correto pois é alemão. E em alemão o W é dobre v e não dabliu u. Meu nome é Rogério Welp Trindade ou seja Rogério Velp Trindade e não Rogério Uelp Trindade.
Só discordo qua do diz que pronunciar “Bid” é pior que “bi-ai-di”: diferente da primeira, esta última não faz o menor sentido!
BMW se fala be eme vê.
Esqueceu da Hyundai. Que se pronuncia Randei.
G-A-C parece nome de um setor do administrativo. Mais fácil ser “Di-Ei-Ci”
É por isso que vcs vao pros USA (Iu Ess Ei) e passam vergonha…