Ao vivo
Home » Curiosidades » Corvette ZR1X é o mais potente da história e ainda não é o mais forte, diz engenheiro da GM

Curiosidades

Querem mais

Corvette ZR1X é o mais potente da história e ainda não é o mais forte, diz engenheiro da GM

Engenheiro-chefe da Chevrolet disse que “o Corvette ainda não chegou ao seu limite”

3 min de leitura

O Chevrolet Corvette ZR1X mal chegou às mãos dos primeiros compradores e já existe a possibilidade de um modelo ainda mais extremo no futuro. Com 1.267 cv, esse é o Corvette mais potente e rápido já produzido, mas após a declaração do engenheiro da GM, talvez não seja o último a carregar esse título.

Segundo o engenheiro-chefe da Chevrolet, Tony Roma, em entrevista ao TopGear, “o ZR1X não é o fim da história, é só o capítulo mais recente. A equipe que trabalha nele tem uma mentalidade de ‘o que podemos fazer e como vamos fazer?’. Eles enxergam possibilidades, não desafios”.

Ainda segundo Roma, o chassi central da geração atual do Corvette mostrou ser “incrivelmente capaz”, e há espaço para encontrar ainda mais desempenho dentro dessa arquitetura.

Chevrolet Corvette ZR1X prata visto de cima
Chevrolet Corvette ZR1X [Divulgação]

O ZR1X já é um hipercarro em todos os sentidos. Ele combina um motor V8 5.5 biturbo de 1.078 cv com um motor elétrico dianteiro de 186 cv, resultando em tração integral e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos. 

Os freios com discos de carbono-cerâmica de 16,5 polegadas e pinças de 10 pistões são os maiores já instalados em um Corvette. Em Nürburgring, o modelo atingiu 1,9 G de desaceleração ao reduzir de 290 para 190 km/h em curva.

Chevrolet Corvette ZR1X preto de frente estático
Chevrolet Corvette ZR1X [Divulgação]

Mesmo com esse desempenho, Tony Roma deixa claro que o objetivo é ir além. Para ele, “velocidade hoje serve para ostentação. Para um carro ter prestígio, precisamos oferecer uma versão capaz de atingir esses números, mesmo que ninguém vá usá-los de verdade”. 

Ele cita como exemplo a tentativa de velocidade máxima com o ZR1 anterior, que exigiu uma operação logística inteira, mas que, segundo ele, “é exatamente o tipo de coisa que faz as pessoas comprarem carros assim”.

Chevrolet Corvette ZR1X prata visto de cima
Chevrolet Corvette ZR1X [Divulgação]

Roma também deixou escapar que o ZR1X poderá tentar quebrar o recorde do Mustang GTD em Nürburgring, que atualmente é o carro americano mais rápido no circuito com um tempo de 6m52s. “Já fizemos alguns testes. Tudo que posso dizer é… fiquem ligados. Queremos ser o carro americano mais rápido. Esse é um título que adoraríamos ter”, declarou.

No papel, pode parecer exagero imaginar algo acima do ZR1X, que já oferece modos de uso para pista, botão de push-to-pass no volante e até versão com pacote aerodinâmico ZTK, que dá até 544 kg de pressão. Mas para a Chevrolet, aparenta não existir limites de potência.

Acha que o ZR1X já é exagero ou acredita que pode ter um Corvette ainda mais potente? Deixe sua opinião nos comentários 


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar