Ao vivo
Home » Curiosidades » Velho ‘Fiat Uno’ seguirá vivo convivendo com nova geração

Curiosidades

Convive juntos

Velho ‘Fiat Uno’ seguirá vivo convivendo com nova geração

Produzido na Itália, o hatch continua vivo com novo apelido e tecnologias inéditas

4 min de leitura

O Fiat Panda nunca foi vendido no Brasil, porém sua importância com o nosso país é muito forte devido à ligação direta com o Uno, seu primo brasileiro. Lançado na Europa em 1980, o Panda serviu como inspiração para o projeto do Uno nacional, que se tornaria um dos maiores sucessos da Fiat no mercado local.

Em fevereiro de 2024, a Fiat anunciou que o compacto italiano teria sua produção estendida até 2027, com direito a uma nova série especial chamada Pandina, que convive com a nova geração do modelo. O Pandina representa a terceira reestilização do Panda lançado em 2011 e chegou no início do ano passado como a versão mais tecnológica e segura de sua história. 

Ele ganhou painel digital de sete polegadas, nova central multimídia de sete e novos recursos do ADAS, como frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, detector de fadiga e reconhecimento de placas de trânsito, além de seis airbags de série. 

Panda
Fiat Pandina [Divulgação]

No visual, o hatch recebeu toques bem-humorados, como a silhueta de um pequeno panda nos acabamentos, retrovisores pintados de amarelo e novos detalhes no interior com materiais sustentáveis.

De acordo com Olivier François, CEO global da Fiat e CMO da Stellantis, o Pandina simboliza o vínculo afetivo dos italianos com o Panda e garante a continuidade de sua produção na fábrica de Pomigliano d’Arco, no sul da Itália. A planta terá aumento de 20% na produção para atender à demanda do mercado europeu, onde o Panda segue líder de vendas em seu segmento mesmo após mais de quatro décadas no mercado.

Panda e Uno tem conexão histórica

Fiat Uno Drive [divulgação]
Fiat Uno Drive [divulgação]

Projetado por Giorgetto Giugiaro, o Panda nasceu como um carro urbano simples, robusto e versátil. Bancos removíveis, superfícies laváveis e espaço muito bom para o porte compacto marcaram sua estreia. Essa filosofia inspirou diretamente o Fiat Uno brasileiro, lançado em 1983, que adaptou a receita para as condições locais e se tornou um fenômeno de vendas ao longo de décadas.

Enquanto o Panda europeu também explorava versões 4×4 e motores inovadores, o Uno apostava na simplicidade e na resistência mecânica para conquistar o consumidor brasileiro. Ambos, no entanto, compartilhavam a missão de serem carros acessíveis, práticos e econômicos.

Grande Panda que vai inspirar os carros brasileiros

Fiat Grande Panda amarelo de frente andando na pista
Fiat Grande Panda [Auto+/João Brigato]

O legado do Panda agora vai inspirar as novas gerações de carros da Fiat até 2030, com um lançamento por ano. Em 2026,  a Fiat prepara a chegada do Grande Panda no Brasil, produzido em Betim (MG), que vai substituir o Argo e o Mobi, com fortes chances de se chamar Uno para se consolidar como o carro mais barato da marca no país.

Com dimensões de 3,99 m de comprimento, será maior que o Uno e deve apostar em motores 1.0 e 1.0 turbo, além de versões eletrificadas no futuro.

Fiat Grande Panda [Divulgação]

Visualmente, o Grande Panda traz linhas mais quadradas e robustas, lembrando tanto o Panda original quanto o Uno clássico brasileiro. Internamente, promete painel digital, multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e mais espaço interno.

Está ansioso para ver o provável Fiat Uno de volta ao Brasil? Deixe seu comentário!


YouTube video

41 comentários em “Velho ‘Fiat Uno’ seguirá vivo convivendo com nova geração”

  1. Raimundo Sirqueira

    Boa noite
    Esperamos que tenha competitividade com o Citroën c3. Um carro com muita tecnologia e barato.

    • Michel

      O carro mais “barato” é o Fiat Mobi que parte de R$ 71.990, o que pra mim não é barato!!! E com toda certeza o Panda não será tão abaixo disso… Se for abaixo!!!

      • Cláudio

        Seria muito bom se a Fiat pensasse em pessoas com mobilidade reduzida ! Talvez um automático??

      • Luiz Cláudio

        Bom dia, tenho um uno sporting 1.4 laranja nemo série especial inspirada no desenho animado. Excelente carrinho, dentro das suas limitações, é claro, e já gostei muito do visual desses novos futuros campeoes de venda. Luiz Cláudio Rio de Janeiro.

  2. JOSÉ ARRUDA

    Tive 3 unos e por não terem a cor preta ou branca do uno 1.4 em 2010 acabei comprando um punto e confesso que lendo a reportagem deu vontade de comprar o panda.
    Gostaria que tivesse o motor 1.4 ou 1.6 do march da Nissan, pensando na qualidade.

    • Wellington Silva

      Vou querer o novo Uno chegando mais espaçoso inclusive porta malas..e tecnológico…

  3. Gildeval Felix barbosa

    Muito bonito esse novo uno nota 10

    • JOSE CARLOS RIGHETTI

      O PRIMEIRO CARRO QUE POSSUI COM 50 ANOS DE IDADE FOI E É UM FIAT UNO 2OO

    • JOSE CARLOS RIGHETTI

      O PRIMEIRO CARRO QUE POSSUI COM 50 ANOS DE IDADE FOI E É UM FIAT UNO 2OO0. Se tiver uma sortezinha nas loterias pretendo transforma_lo num modelo mais remoto batizando_o com o nome de Jerônimo. Nome dado a um índio por se tornar herói defendendo seu território contra invasores.

  4. Francisco Teles proprietário de uno

    Deve ser um carro muito bom esperamos que o preço seja de acordo com o bolso dos brasileiros quanto o carro sem dúvidas e muito bom

  5. Otávio Leite Cardoso

    Se a Fiat não utilizar o nome “Uno”, será uma burrice gigantesca!

  6. Kauã

    Na verdade se eu não me engano o uno nasceu como sucessor do 147 na Itália, após isso ele veio para o Brasil com motor para América latina suspensão e capô novo para atender as ruas do país mas ele nasceu na Itália.

    • DIRCEU CAMARGO

      Estou ansioso

      • Benailza Maria

        Tenho um UNO WAY 2011. GOSTO MUITO. Gosto muito um motor sem igual, para mim ele é um carro 4×4. Na lama ele não deixa a desejar. Ops que preço seja acessível. Seja bem vindo uno.

        • Afonso

          Tenho um uno way 18/19 .espero que seja realmente bom e econômico.
          Algo que não entendo é porque da Fiat tirar um carro destes da linha de produção e colocar o Moby no lugar.pois o uno já tem pouco espaço pra bagagem, Moby mau mau cabe um par luvas.

  7. Sueli libardino

    Estou ansiosa pra saber o valor e às condições, pois amei o novo visual é o meu preferido, pois tenho uma uno que é maravilhosa.

    • José Maria Pessoa de Araújo

      Uno Panda já reinou na Tranzamazonica certa vez, vindo do Rio de Janeiro

  8. Celio Queiroz Junior

    Estou na expectativa da chegada do novo UNO, com certeza será o meu próximo carro.

  9. Oliveira dos Santos Lopes

    Tô ansioso pra saber como vai ser. Bem que poderiam acelerar esse processo. Demoram demais!

    • André

      Rsrsrs! Imagina eu que tenho um de 2006 e nunca me deixou atolado!

  10. Silvia Mendes

    Qdo vai ser lançado no Brasil e valores, amo carros da Fiat meu primeiro carro foi um uno, e com certeza o próximo será o novo uno(Panda).

  11. Leo L.dos Santos

    A Fiat está atrasada, já deviam trazer essa versão Eletrificada já para início 2026. Está perdendo mercado.

  12. Ilma

    Bom dia! Tirei carteira em Uno novinho,e amei! Imagina ganhar d presente,esse carro zero,16 anos mais novo q o meu!

    • André

      Rsrsrs! Imagina eu que tenho um de 2006 e nunca me deixou atolado!

  13. Éride Casali

    Parabéns! Tenho um ano 2012..amo!

    • SHIRLEY

      Sou apaixonada pela FIAT, tenho um UNO 2009, comprei ele 0 Km….aguardando o lançamento do PANDA, para trocar. Espero que o valor seja acessível.

  14. Joel de oliveira

    Opa quero um da cor branco.

  15. Adriano

    Já tive três uno 95 2001 e 2011 nunca tive problemas
    Mais já ficou prá traz não compraria mais hoje tenho um kia picanto mesmo preço todos completos inclusive câmbio automático

  16. Telmo Thales Santos de Toledo Machado.

    Sempre tive automóvel da marca Fiat nunca arrependi,o último foi o sensacional Stillo.Deveriam lançar com o motor híbrido. Tive 3; 147 .um modelo Europa depois 5 uno.e o Stillo.o Panda também será sucesso sem dúvidas.

  17. Reinaldo Strapasson

    Já tivemos dois Unos aqui em casa, um Uno Mille 1991 e o novo Uno Way 2011, gostaria que o próximo também se chame Uno, assim farei o possível para comprar o sucessor!

  18. Tanúrio Brito

    Comprei Uno duas vezes. Ambos 0 Km. 2010 e 2015. Os dois apresentaram defeito no sistema de arrefecimento. Apesar de cumprir as revisões programa das na Concessionária autorizada. Outro problema ocorreu com o carro trepidando na rampa da garagem. “Notei fora. Chega de Uno. Fiat nunca mais.

  19. Clicia de Paula Perdigão

    Tenho um UNO ano 89, motor 1.4, super econômico e muito resistente.
    Que o novo UNO Panda tenha um preço acessível, pois bonito e elegante ele parece ser. Seria o meu sonho de consumo.

  20. MIM

    Muito interessante saber que o Panda inspirará os novos carros da Fiat até 2030! Adorei saber sobre o Grande Panda que vai chegar ao Brasil em 2026. As novas versões com tecnologia como painel digital e conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio parecem muito promissoras. A ligação com o Uno brasileiro é ótima, e a previsão de substituir o Argo e o Mobi com um preço acessível é perfeita. Estou super ansioso para ver o lançamento e saber o valor, pois amo os carros da Fiat e o Uno sempre foi meu preferido. Espero que a produção no Brasil seja bem feita e que o carro seja competitivo com outros da categoria. Fico feliz que o legado do Panda continue vivo!

  21. Eduardo Costa Santos

    Não adianta nada para quem tem um salário de dois mil reais paga aluguel água,luz. Como vai comprar um carro zero kkkkkk e o meu caso.

  22. André DJ Daia

    Lancem o Grande Panda ou novo Uno, mas não tirem o Argo de linha.
    O Argo é um carro excelente, com um desenho muito bonito, linhas agressivas, e que pode ser melhorado cada vez mais, trabalhando na questão dos faróis, colocando led, nos faróis de milha, que podem ter um novo desenho, entre outras melhorias.
    Mas é um carro que não deve ser substituído, e sim melhorado.

  23. Cilene Mendes

    Estou muito ansiosa pelo novo UNO, já tive vários e ainda tenho um e amo o UNO.
    Espero que venha com um custo acessível.

  24. Jorge

    Penso que não que o Novo Uno não vai chegar perto da resistência e disposição do Antigo Uno!
    Saudades dos bons tempos da Fiat!!!

  25. Rogerio

    O valor ninguém sabe né ?

  26. Marcia

    Meu primeiro carro da Fiat foi um Uno, desde então nunca mais abandonei a marca, hoje tenho um Uno Way 2016 esperando anciosa pelo novo Uno.

  27. Eloi

    Vão demorar a lançar vem os chineses e fazem uma cópia e adeus Fiat ,ela está perdendo mercado no mundo todo tem que ser rapida.

  28. Ermette Pasqualino Filho

    Tive 1 CS 1.3 1989, um Mille 1995 e um Prêmio 1.6 SL 1992. Atualmente tenho um Uno Attractive 2020, derivado direto do Panda. São carros ótimos em custo benefício e com personalidade forte. Que venham outros. Amo a FIAT.

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar