O Uno dos estrangeiros

Fiat Uno ganha sobrevida e visual aventureiro, mas lá fora

Lá fora, o Fiat Panda é um hatch que vende bem e faz sucesso. Agora, virou híbrido-leve, está mais seguro e ganhou um nome novo

Panda
Fiat Pandina [Divulgação]

Um dos modelos que mais fez sucesso no Brasil foi o Fiat Uno, só que lá fora a marca tem o Panda. Hatch compacto altinho, ambos contam com diversos predicados e bons anos nas costas. Como em julho a marca vai apresentar a nova geração do modelo e que será elétrica, a geração atual e híbrida-leve seguirá a venda e acabou de receber mudanças significativas e até novo nome para atrair mais clientes.

Em primeiro lugar, uma das modificações foi o nome do modelo. Em julho deste ano, o público conhecerá a geração elétrica do Panda. O que a montadora italiana apresentou aos europeus foi o Pandina. Ele é a terceira reestilização do Panda e que segue quase inalterado desde sua apresentação em 2011. Outra novidade foi a adoção de mais itens de condução autônoma ADAS. O Pandina recebeu sensor de fadiga, assistente de manutenção de faixa, leitor de placas de trânsito, frenagem autônoma de emergência e mais itens.

Farol alto automático, controle de cruzeiro adaptativo, 6 airbags, sensor de estacionamento traseiro também são destaques novos. O Fiat Panda ganhou painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas, nova central multimídia também com tela de 7 polegadas, novo acabamento para o painel e bancos revestidos com material sustentável. Seu volante também é novo. O hatch adotou o visual aventureiro e se destacam as carinhas do urso panda nas rodas e as capas dos retrovisores pintadas de amarelo.

Panda
Fiat Pandina [Divulgação]

Convivência amigável

Para quem gosta de modelos com cores mais exóticas, o Panda reestilizado possui uma paleta bem chamativa. Ele pode ser comprado em tons como branco Gelato, vermelho Passione, azul Italia e preto Cinema. Somente esta variante pode ser encontrada em amarelo Positano e ter o teto preto. Vale ressaltar que ele conta com o conjunto híbrido-leve, composto pelo motor 1.0 de três cilindros Firefly, diferente do propulsor utilizado por aqui. Ele rende 69 cv é aliado de um câmbio manual de 6 marchas e tem apenas tração dianteira.

Recentemente, a Fiat percebeu que o Panda seguia fazendo sucesso entre o público europeu. Tanto é que aumentou em cerca de 20% sua produção. A fabricante dona do Argo revelou que esse modelo híbrido-leve continuará sendo produzido no sul da Itália até 2027. Dessa forma, os europeus poderão escolher entre ter o Panda híbrido-leve ou o 100% elétrico, o qual será apresentado ainda em 2024.

Panda
Fiat Pandina [Divulgação]

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