Ao vivo
Home » Curiosidades » Jeep Cherokee, Lada Niva ou GAZ Pobeda: qual o primeiro SUV moderno do mundo?

Curiosidades

A culpa é deles?

Jeep Cherokee, Lada Niva ou GAZ Pobeda: qual o primeiro SUV moderno do mundo?

O conceito moderno de SUV hoje em dia está mais para hatch alto, mas antigamente envolvia capacidade off-road

4 min de leitura

Hoje em dia tudo é considerado um SUV? Mais ou menos, mas a ideia de um utilitário esportivo nos dias atuais nada mais é do que um hatch alto com plásticos pretos na parte inferior e carroceria mais quadrada. Mas o conceito de um SUV moderno, quando off-road ainda significava alguma coisa, tem raízes mais antigas.

Quando os SUVs foram introduzidos ao mundo, esse modelos contavam com construção tipo de caminhonetes, ou seja, chassi sob carroceria. Comumente, eram versões fechadas de picapes ou versões mais curtas de peruas, mas com tração 4×4 e vocação verdadeira para o off-road.

Já um SUV moderno, mantém a tração 4×4, versatilidade off-road, mas muda a construção para monobloco. Algo que não é muito aceito por puristas, mas existem modelos com esse tipo de construção que são verdadeiros monstros fo off-road. Mas quem foi o primeiro? GAZ Pobeda, Lada Niva ou Jeep Cherokee?

GAZ Pobeda

GAZ Pobeda [divuglação]
GAZ Pobeda [divuglação]

Considerando a idade, podemos dizer que o GAZ Pobeda é o modelo mais antigo de todos. Mas ele é verdadeiramente um SUV? Não. Lançado em 1946 e retirado de linha em 1958 em favor do Volga, o modelo russo foi o primeiro carro monobloco a ser vendido com tração nas quatro rodas.

Essa variante surgiu em 1955 com sistema 4×4 adaptado do veículo militar soviético GAZ-69. Ele usava a transmissão regular do Pobeda, junto a um eixo dianteiro do modelo de guerra, além de uma caixa de transferência. Além disso, ele ganhava reforços na parte inferior para aguentar o off-road. Foram feitos 4.677 carros com esse layout.

GAZ Pobeda [divuglação]
GAZ Pobeda [divuglação]

O problema é que o GAZ Pobeda não era um SUV, mas sim um sedan com traseira bem inclinada no estilo Fastback. Talvez então esse seja o primeiro SUV cupê da história? Também não. Afinal, ele não tinha nenhum elemento de SUV. Na verdade, seria como se existisse uma versão 4×4 de um Toyota Corolla.

Lada Niva

Se a ideia de um sedan 4×4 não é compatível com um SUV, o primeiro SUV moderno da história é título do Lada Niva. O modelo foi desenvolvido na Rússia para enfrentar situações difíceis e nasceu com tração 4×4 desde seu primeiro momento em 1977. O problema é que esse conceito não existia na época e ele foi considerado um hatch 4×4.

Lada Niva suv moderno
Lada Niva [divulgação]

A plataforma monobloco era derivada do Fiat 124, que deu origem ao Lada Laika. Além disso, várias peças iguais às do brasileiro 147 podiam ser vistas no SUV russo. Ele ficou conhecido pela robustez absurda e pela simplicidade mecânica, além de ter tração 4×4 parruda, suspensão traseira 5-link e a capacidade de fazer off-road como um Jeep Wrangler.

Lada Niva [divulgação]

Até 2020, foram vendidas mais de 650 mil unidades do modelo no mundo inteiro, inclusive algumas no Brasil. Versátil, o Lada Niva teve versões três e quatro portas, com entre-eixos alongado, van, ambulância, polícia e até picape. A grande questão é que ele era um modelo rústico demais, sendo uma alternativa russa ao Jeep Wrangler e o Ford Bronco.

Jeep Cherokee

Jeep Cherokee [divulgação] suv moderno
Jeep Cherokee [divulgação]

Ainda que os dois modelos russos sejam mais novos do que o Jeep Cherokee XJ, ele foi o modelo responsável por inventar o termo SUV. Tecnicamente, o Cherokee XJ é a segunda geração do modelo, sendo que a primeira era um Wagoneer de duas portas. Foi ele o responsável por popularizar uma categoria que se tornou presente no dia-a-dia.

Foi o primeiro modelo monobloco da Jeep, mas que mantinha toda a capacidade off-road que se esperava da marca – tanto que muita gente pensa, até hoje, que ele é chassi sob carroceria. Além disso, foi ele que ditou as regras visuais da carroceria, com plásticos pretos na parte inferior e visual quadrado.

Jeep Cherokee [divulgação]

É creditado à Jeep também a invenção do termo SUV com o Cherokee e a popularização da categoria na América do Norte. Aqui no Brasil, quem fez isso foi a Ford com o EcoSport, que é considerado o primeiro SUV compacto derivado diretamente de um hatch compacto (no caso o Fiesta).

Qual seu SUV moderno preferido? Conte nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar