Home » Curiosidades » Mitos e verdades sobre carros elétricos: o que é real e o que é só desinformação?

Curiosidades

Conhece alguma dessas teorias?

Mitos e verdades sobre carros elétricos: o que é real e o que é só desinformação?

Tecnologia ainda levanta dúvidas, mas muitos dos receios não passam de mitos populares

3 min de leitura

Com o crescimento dos carros elétricos no mercado, é natural que surjam dúvidas e desconfianças. Afinal, é uma tecnologia relativamente nova para muitos consumidores e isso abre espaço para mitos que acabam se espalhando por aí. A partir dessas discussões, separamos aqui as principais verdades e mentiras sobre os carros elétricos, sem mistério.

1. Carros elétricos exigem mais manutenção do que os convencionais?

Imagem mostra GAC Aion S Plus
GAC Aion S Plus [divulgação]

Mito.

A manutenção dos carros elétricos tende a ser mais simples e econômica. Isso porque eles contam com muito menos peças móveis, já que não usam velas, correias, óleo de motor ou polias. Até mesmo o fluido de freio pode durar até quatro anos sem troca.

2. Dá choque usar o carro elétrico na chuva?

BYD Seal fica mais barato
BYD Seal [Auto+ / João Brigato]

Mito.

Os carros elétricos são extremamente seguros para uso em qualquer condição climática. Eles passam por testes rigorosos de vedação contra água e poeira. Dá pra dirigir e até carregar o carro normalmente sob chuva. É como um chuveiro elétrico — bem vedado, não tem risco.

3. Elétricos pegam fogo mais fácil?

GWM Ora 03 Skin [Auto+ / João Brigato]
GWM Ora 03 Skin [Auto+ / João Brigato]

Mito.

Na verdade, estudos indicam que os carros elétricos têm risco muito menor de incêndio quando comparados aos modelos a combustão. As baterias de íon-lítio são projetadas com sistemas de proteção que evitam superaquecimento e explosões. O risco é cerca de 60 vezes menor.

4. A bateria “vicia” como nos celulares?

Chevrolet Blazer EV vermelho de frente em um estacionamento com árvores ao fundo
Chevrolet Blazer EV [Auto+ / João Brigato]

Mito.

As baterias automotivas são bem mais robustas do que as de smartphones. Elas têm sistemas de gerenciamento para controlar a carga e evitar desgastes. Com bons hábitos, como manter a carga entre 20% e 80% a vida útil pode até dobrar. E a maioria vem com garantia de fábrica.

5. Pode passar em alagamento com um carro elétrico?

Ford Mustang Mach-E [Auto+ / João Brigato]
Ford Mustang Mach-E [Auto+ / João Brigato]

Mito.

Assim como os carros a combustão, modelos elétricos não devem atravessar áreas alagadas com água acima do cubo da roda. Essa é uma regra de segurança válida para qualquer veículo. Passou disso, o risco de pane é alto, independente do tipo de motorização.

6. Não pode rebocar um carro elétrico com as rodas no chão?

Novo 100% elétrico Peugeot e-2008 vermelho em foto estática em posição 3x4 dianteiro
Novo Peugeot e-2008 [Auto+/ Leo Alves]

Verdade.

Em modelos com tração integral (motores nos dois eixos), rebocar com as rodas no chão pode causar danos, já que o movimento das rodas pode gerar energia. Nesses casos, o ideal é sempre usar guincho do tipo plataforma. Nos carros com tração dianteira, até é possível rebocar com o eixo elevado, desde que respeitadas as limitações de velocidade.

7. Precisa carregar toda vez que usa?

carregadores - Qual a vida útil da bateria de um carro elétrico?
Carregador comercial para carros elétricos [Divulgação]

Mito.

Não precisa. Os carros elétricos modernos têm autonomia suficiente para rodar mais de 300 km com uma carga. É como um carro a combustão: você não enche o tanque todo dia, certo? Com elétrico, a lógica é parecida. Você só carrega quando realmente precisa.

E ai, conhecia alguma dessas teorias bizarras sobre carros elétricos? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar