A Foton do Brasil, marca conhecida no segmento de caminhões, resolveu apostar as fichas em um mercado dominado por fabricantes tradicionais. A estreia ocorreu com as caminhonetes Tunland V7 e V9, que custam a partir de R$ 289.900 e R$ 309.990, respectivamente.
O primeiro modelo desperta a curiosidade pelo visual inspirado na Ford F-150, assim como pelos 5,61 m de comprimento e pelo acabamento refinado da cabine. Além disso, sob o capô traz motor 2.0 turbodiesel com sistema semi-híbrido de 48V, aliado ao câmbio automático de oito marchas.

Estão disponíveis números combinados de 175 cv e 45,3 kgfm possibilitando acelerar de 0 a 100 km/h em 13 segundos, além de cravar uma velocidade máxima de 160 km/h. Já o consumo é de Segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, é de 8,7 km/l (cidade) e 9,9 km/l (estrada). Mas, o que dá para comprar pelo preço na faixa da caminhonete Foton Tunland V7. Confira.
Fiat Titano Ranch (R$ 285.990)

A Fiat Titano mudou da água para o vinho após as atualizações da linha 2026, tornando-se uma caminhonete média mais prazerosa de guiar. Embora mantenha o visual da antecessora, é nas entranhas que surge um utilitário totalmente repensado.
O novo motor 2.2 turbodiesel trabalha em conjunto com a caixa automática de oito marchas, entregando 200 cv e 45,9 kgfm. O consumo aferido pelo Inmetro é de 9,9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. Em dimensões, são 5,33 m de comprimento, caçamba com 1.109 litros de capacidade e capacidade de carga de até 1.020 kg.
Chevrolet Equinox RS (R$ 285.490)

O Chevrolet Equinox é oferecido nas versões Activ e RS, ambas por R$ 285.490. Na configuração RS, o SUV traz rodas de 20 polegadas, detalhes escurecidos e acabamento em tom vermelho na cabine. Além disso, inclui quadro de instrumentos digital de 11 polegadas e central multimídia MyLink de 11,3 polegadas.
Sob o capô, o motor 1.5 turbo com injeção direta e comando variável na admissão e no escape atua em conjunto com o câmbio automático de oito marchas, entregando 177 cv e 28 kgfm. Com 4,65 m de comprimento e 2,73 m de entre-eixos, faz médias de 9,0 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada, segundo o Inmetro.
Ford Ranger XLS 2.0 Diesel 4×4 (R$ 281.900)

A Ford Ranger mede 5,35 m de comprimento, enquanto a caçamba acomoda 1.250 litros e suporta até 1.037 kg. Equipada com motor 2.0 turbodiesel e câmbio automático de seis marchas, entrega 170 cv e 41,3 kgfm. O consumo aferido pelo Inmetro é de 9,9 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada.
A tração é 4×4 permanente, e o desempenho entrega um 0 a 100 km/h em 12 segundos, com velocidade máxima de 164 km/h. Entre os equipamentos de série, estão seletor de quatro modos de condução, multimídia de 10 polegadas e painel de instrumentos digital de oito polegadas, para citar.
Jeep Compass Blackhawk Hurricane (R$ 279.990)

Para quem não precisa de uma caminhonete outro utilitário esportivo é o Jeep Compass Blackhawk Hurricane. Ele é uma opção R$ 10.000 mais barata, equipado com motor 2.0 turbo e câmbio automático de nove marchas, entregando 272 cv e 40,8 kgfm.
O SUV acelera de 0 a 100 km/h rapidamente e atinge boa velocidade máxima. O contato com o solo é feito por rodas de 19 polegadas calçadas com pneus 235/45, e a tração é 4×4. Apesar disso, o consumo usando apenas gasolina, é de 8,5 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
GWM Poer P30 Exclusive (R$ 260.000)

Outra caminhonete estreante é a GWM Poer P30, oferecida nas versões Trail (R$ 240.000) e Exclusive (R$ 260.000). Ambas são equipadas com motor 2.4 turbodiesel acoplado ao câmbio automático de nove marchas, entregando 184 cv e 48,94 kgfm.
Além disso, o zero a 100 km/h é feito em 11,2 segundos, e, segundo o Inmetro, o consumo é de 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada. A caçamba da versão Exclusive suporta até 1.010 kg, enquanto na Trail a capacidade é de 1.008 kg. Entre os itens de série da Poer P30 Exclusive estão presentes os bancos frontais ajustáveis eletricamente, pacote de assistentes à condução ADAS 2+ e rodas de 19 polegadas.
Entre a caminhonete Foton Tunland V7 e essas opções, qual você escolheria? Compartilhe sua opinião nos comentários!



